O armazenamento em nuvem é um recurso tecnológico que ajuda a armazenar dados na internet, por meio de um servidor que funciona 24 horas por dia.
O usuário armazena os arquivos, documentos e outras informações, sem que para isso seja necessário utilizar um HD (Hard Disk, ou disco rígido) na máquina.
Armazenar dados é uma tarefa muito importante para as empresas, pois elas precisam dessas informações para melhorar seus processos internos, atender melhor seus clientes, desenvolver bons produtos e serviços, entre outras necessidades.
Também existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige que as companhias cuidem de todas as informações referentes aos consumidores, portanto, não faltam maneiras de investir em recursos mais seguros.
O armazenamento em nuvem é esse tipo de recurso que, além de ser mais leve e moderno, também é muito mais seguro e prático.
Só que antes de investir nessa tecnologia, é fundamental entender seu funcionamento, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.
Você vai entender qual o conceito de armazenamento em nuvem e todas as vantagens que esse recurso pode trazer para os usuários. Se você quer entender mais sobre o assunto, leia este artigo até o final.
Armazenamento em nuvem: do que se trata?
Armazenamento em nuvem é uma ferramenta tecnológica que possibilita ao usuário de internet guardar todas as suas informações por meio de um servidor online. A partir disso, ele pode armazenar, excluir, editar e compartilhar dados, como:
- Arquivos;
- Documentos;
- Fotos;
- Vídeos;
- Aplicativos;
- Contatos.
Para usar esse recurso, não é necessário possuir um armazenamento local, portanto, não é necessário um HD para armazenar as informações.
Assim, uma escola de curso manutenção em iphone vai manter tudo no ambiente digital, mas para acessar os arquivos, é necessário ter uma boa conexão com a internet, posto que todo o gerenciamento e a edição de documentos são feitos online.
Grandes empresas de tecnologia, como no caso do Google, mantêm alguns centros de dados, que dependem de milhares de servidores ligados 24 horas por dia, o ano todo.
São centros de armazenagem com altíssima capacidade de armazenamento e localizados a quilômetros de distância de quem está utilizando as plataformas, por exemplo, um usuário do Google.
Quando ele acessa um serviço de armazenamento em nuvem, entra em um desses servidores, e por meio dele consegue enviar seus arquivos na internet e mantê-los guardados em segurança, em poucos segundos.
Todos os documentos enviados são salvos automaticamente e, posteriormente, distribuídos em diferentes servidores.
Isso é importante porque, caso ocorra alguma falha em um dos servidores, o usuário não ficará sem acesso aos seus arquivos.
Serviços mais usados
Até aqui, deu para entender que uma pessoa ou uma empresa, como no caso de uma especializada em domicílio fiscal eletrônico, pode usar o armazenamento em nuvem para proteger suas informações e ter acesso a elas facilmente.
Não é necessário usar um servidor e tudo é muito simples e prático, mas a melhor notícia é que existem armazenamentos gratuitos que qualquer pessoa pode usar. São eles:
Google Drive
O Google Drive é um serviço de armazenamento do Google, e basta que o usuário crie um e-mail na plataforma para acessar o recurso.
Na versão gratuita, você tem acesso a 15 GB de espaço gratuito, alta compatibilidade com diferentes sistemas operacionais, recursos de segurança, acesso em qualquer hora do dia ou da noite, além da possibilidade de editar os arquivos offline.
Dropbox
Outra opção de armazenamento em nuvem é o Dropbox, que ajuda a armazenar conteúdos gratuitamente, bastando apenas se registrar para ter acesso a uma conta gratuita.
Ela oferece 2 GB de espaço, diferentes planos para pessoas físicas e empresas, acesso de qualquer lugar, desde que o usuário tenha internet, possibilidade de gerenciar projetos por vários usuários ao mesmo tempo, além de segurança avançada.
ICloud Drive
Uma empresa de terceirização de serviços de copa também pode utilizar os recursos de armazenamento gratuitos oferecidos pela Apple. Ele é compatível com produtos da marca, mas também podem ser usados no sistema operacional Windows.
É gratuito, oferece 5 GB de espaço, planos para usuários únicos, sincronização de dados de backups automáticos e sistema de criptografia de proteção dos dados.
One Drive
One Drive é um serviço de armazenamento oferecido pela Microsoft, que é gratuito para quem adquire o pacote Office, com vários programas já conhecidos pelo público em geral.
Ele conta com 5 GB de espaço, compatível com diferentes sistemas operacionais, permite criar e editar arquivos do Office e os documentos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.
Além de todas essas excelentes opções gratuitas, o armazenamento em nuvem traz muitas outras vantagens para os usuários.
Por que o armazenamento em nuvem vale a pena?
Quando se trata de armazenamento em nuvem, um jardim escola infantil tem acesso a uma série de vantagens indiscutíveis, que são:
1. Excelente custo-benefício
Fazer um backup pode custar caro para o negócio, principalmente se analisarmos todo o equipamento necessário, como no caso dos discos rígidos.
Também é necessário investir tempo, pois completar o trabalho manualmente demora para que a cópia seja realmente segura.
Os serviços de computação ajudam a reduzir o custo em relação a processos tradicionais de backup, pois trazem um processo de armazenamento e, mesmo que o usuário queira pagar por um espaço maior, a taxa costuma ser baixa.
2. Mais segurança
Infelizmente, temos acompanhado muitos episódios de crimes cibernéticos pelo mundo, sendo necessário se proteger.
Por conta dos crimes e violações, as empresas se sentem receosas em relação ao modo como armazenam suas informações, mas, por meio do armazenamento em nuvem, essa preocupação deixa de existir.
Fazer o arquivamento dos documentos confidenciais ou sensíveis, é mais seguro do que utilizar um local físico.
Quando uma empresa de projeto fachada residencial utiliza o armazenamento em nuvem, tem acesso a um serviço de autenticação de acesso, criptografia de dados, dentre outros recursos que evitam o acesso de terceiros.
3. Libera espaço
Ao contrário do que acontece com os servidores locais, que dependem de muito investimento para melhorar a capacidade de armazenamento, o sistema em nuvem amplia o espaço, utilizando poucos recursos.
Isso acontece porque ele utiliza um disco rígido remoto que ajuda a expandir, considerando as necessidades da organização.
É uma maneira de reduzir as despesas com infraestrutura, liberar espaço nas máquinas, aumentar a produtividade dos funcionários e evitar a lentidão nos processos.
4. Melhora a colaboração
O armazenamento em dados é ideal para quem quer melhorar a colaboração, tendo em vista que vários usuários podem editar o arquivo, desde que tenham uma conexão com a internet.
Assim, o colaborador de uma empresa de terceirização de recepção não precisa se preocupar com a versão mais recente, visto que tudo é automaticamente atualizado.
É uma forma de atribuir tarefas para pessoas diferentes, melhorar a finalização do processo e trazer benefícios para toda a performance organizacional.
5. Redução de custos
É sempre um gasto enorme para as empresas ter de investir na compra de dispositivos móveis para guardar todos os seus arquivos, além de ter de vigiar todos eles para armazenar informações valiosas.
Além de ser um procedimento caro, também é um processo muito arriscado, pois pode facilitar o vazamento e extravio de dados, comprometendo a reputação do negócio.
Por meio da computação em nuvem, um estúdio especializado em convite em vídeo vai pagar apenas pelo que foi consumido, além de ter mais facilidade para consultar os arquivos, uma vez que só precisa de conexão com a internet.
6. Fácil de compartilhar
Por meio da computação em nuvem, gestores e colaboradores ajudam a compartilhar os arquivos de maneira descomplicada, inclusive, os líderes podem restringir o acesso apenas para quem realmente pode saber da informação.
É dessa forma que muitas corporações conseguem manter o fluxo de trabalho remoto ou com colaboradores atuando em campo. Tudo o que eles precisam é de um bom acesso à internet para receber os arquivos.
7. Mais escalabilidade
A escalabilidade é a capacidade que uma empresa de projeto de instalação de ar condicionado tem de atender demandas cada vez maiores.
Com isso, se o negócio estiver expandindo suas estratégias, pode usar o armazenamento em nuvem para acompanhar suas necessidades e as mudanças nas atividades do dia a dia.
Considerações finais
O armazenamento em nuvem veio para mudar completamente a maneira como armazenamos informações e temos acesso a documentos importantes para o cotidiano.
Usar esse recurso é a melhor forma de proteger os dados do seu negócio ou até mesmo informações pessoais, presentes nos mais variados tipos de arquivos.
Tudo o que sua empresa precisa fazer é escolher a melhor opção de armazenamento para ela e aproveitar todos os seus benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.