14

BENEFÍCIOS DE FAZER AULA DE ZUMBA

Levantar peso, apesar de muito indicado para quem quer fortalecer e tonificar a massa muscular do corpo, não é a atividade física preferida de muitas pessoas. No entanto, isso não significa que não é possível atingir feitos parecidos com a atividade. Atualmente existe outra atividade muito aconselhada para tonificar os músculos, emagrecer e se divertir. Conheça os benefícios da aula de Zumba.

Muito prosperada no mundo todo, a Zumba é uma dança aeróbica que consiste na mistura de diversos gêneros musicais, como é o caso de salsa, merengue, cumbia, quebradita, kuduro, calipso, reggaeton, funk, axé, street dance, e hip-hop. É uma grande salada de gêneros que, juntos proporcionam os tantos benefícios da aula de Zumba. Seguem alguns desses benefícios:

VOCÊ QUEIMA CALORIAS DANÇANDO

O nosso corpo precisa sim de calorias para auxiliar no fortalecimento dos músculos, no entanto, nada é bom em excesso. Não seria diferente com as calorias.

Já é mais do que comprovado que o aumento constante de calorias armazenadas no corpo pode causar problemas no cérebro e desencadear uma doença cardiovascular.

É nesse ponto que entra um dos benefícios da aula de Zumba .

Apenas com uma hora de dança, com intervalos muitas vezes recomendados pelo instrutor da atividade, é possível perder 450 calorias, um feito muito significativo caso seja mantida a atividade com frequência.

UM DOS BENEFÍCIOS DA AULA DE ZUMBA É SER RESPONSÁVEL PELA TONIFICAÇÃO DO CORPO

Ser magro ou “esbelto” não é sinônimo de corpo definido. Existe uma concepção muito errônea a respeito da tonificação da massa muscular do corpo, por isso é muito importante que as pessoas interessadas em deixar o corpo definido façam atividades físicas com frequência considerável aos limites do corpo.

Por sorte, um dos benefícios da aula de Zumba é tonificar o corpo com maestria, simplesmente dançando, curtindo a música e, acima de tudo, praticando exercício. Isso acontece porque cada movimento proporcionado pela dança vai contrair os músculos dos braços, costas, pernas, barriga e outras regiões importantes para deixar o corpo com um aspecto muito mais firme e forte.

GARANTE O FORTALECIMENTO DOS OSSOS E MÚSCULOS

Não é segredo para ninguém que, para manter um corpo saudável, é necessário aliar as atividades físicas com uma alimentação adequada, rica em nutrientes, que suprirá ainda mais as necessidades do corpo. A Zumba, por sua vez, pode muito bem ser o alicerce físico ideal para atingir os resultados esperados no aspecto estético, fortalecendo os ossos e os músculos.

Ainda assim, não basta apenas fazer as aulas de dança. Em casos como esses, é importante consultar um nutricionista, que vai recomendar os melhores alimentos, com os mais recomendados nutrientes para atingir o resultado esperado. E os benefícios da aula de Zumba não param por aí.

TEM FOCO DESCENTRALIZADO NO CORPO

Diferente de uma musculação, por exemplo, a Zumba apresenta um foco de ação descentralizado no corpo de quem pratica a dança. A atividade garante desenvolvimento em diversas regiões do corpo, como é o caso do abdômen, glúteos, perna, cintura, quadril, braços, panturrilha, pescoço e costas.

MELHORA O EQUILÍBRIO DO CORPO

Como pode perceber, cada um dos benefícios da aula de Zumba é consequência de outro. Com o fortalecimento dos ossos e músculos, bem como a tonificação dos mesmos, chega o momento dessa mistura de gêneros e ritmos proporcionar a melhora do equilíbrio também.

REDUZ EVENTUAIS DORES NO CORPO

As tão incômodas dores que eventualmente se fazem presentes no dia a dia, quando não em função de uma patologia mais séria, podem muito bem ser consequência da falta de atividades físicas. É neste ponto que surge mais um dos benefícios da aula de Zumba, pois os constantes movimentos simples da dança servem como alongamento para as articulações e músculos a ponto de reduzir possíveis dores.

MELHORA A MEMÓRIA E INCENTIVA A ATENÇÃO

Isso acontece pois a Zumba exige total atenção nos movimentos recomendados pelo instrutor da dança para assim reproduzi-los em seguida. O que de certa forma legitima ainda mais a dança para um patamar de atuação além do corpo, trabalhando a mente também. Ao longo das aulas é perceptível que o seu corpo reproduz os movimentos de outra pessoa com muito mais facilidade.

REDUZ O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Além da parte interna do corpo, bem como o trabalho com a mente de quem pratica, o oitavo dos tantos benefícios da aula de Zumba é a parte estética também. Como é o caso como o cuidado com a pele, que ganha um aspecto de envelhecimento retardado, tornando a pele de quem pratica firme e muito mais macia, em função das atividades de alongamento e músculos tonificados.

MELHORA O HUMOR E AUTOESTIMA

Nada melhor do que fazer aquilo que gosta e dá prazer. Um dos benefícios da aula de Zumba é o fato de que você se exercita dançando, sem exigir tanto do corpo de quem pratica, por isso é muito mais simples se sentir bem fazendo os movimentos do que uma musculação, por exemplo.

Essa sensação de prazer melhora o humor de quem dança a Zumba, pois libera o cortisol, um hormônio essencial para a sensação de felicidade.

E como consequência do bom-humor, a Zumba garante como consequência uma autoestima maior também. Essa sensação é muito ligada a questão estética do corpo, além da parte mental também. A pessoa se sentindo bem e não vendo complicações estéticas no corpo garantirá bom-humor para si, além uma autoestima considerável, que junto da Zumba aumenta gradativamente.

INTERAGE COM NOVAS PESSOAS

Um fator muito interessante da Zumba é que ela tem como característica o trabalho em equipe. Diferente de outras atividades em que cada individuo realiza os seus treinos sozinho, sem a necessidade de um auxílio ou interação com outras pessoas, a Zumba incentiva esse tipo de relacionamento com os colegas de dança, seja apenas conversando, ensinando, brincando, etc.

E esse aspecto é muito saudável, pois dá ainda mais humanidade para a atividade. É comum, inclusive, em convenções e encontros oficiais da dança, que centenas de pessoas façam a coreografia indicada por profissionais capacitados para prosperar a atividade tanto no Brasil, quanto em diversos outros países.

A Zumba hoje está disponível em centenas de academias, e certamente possui preços acessíveis de acordo com a frequência das aulas. No entanto, não se esqueça, ela nunca será a solução de qualquer imperfeição ou questão atrelada a saúde e estética, e sim aliada. Para o caso de uma dieta rigorosa, consulte um nutricionista.

 

400 Receitas Fit com Cardápios (+ebook bonus)

Eu sei o quanto é difícil emagrecer, afinal, já eliminei mais de 60 quilos! E sabe qual foi o meu segredo? Eu não abri mão de comer bem! Através desse ebook você encontrará muuuuitas receitas que irão te ajudar no processo de emagrecimento! Parte das receitas estão divididas entre TODAS as refeições (uma sugestão pra dar aqueeela ajudada!), como lanche/snack, café da manhã, almoço e jantar. Além dessas receitas, também encontrará receitas para refeição livre, receitas veganas e vegetarianas, receitas para saladas, molhos para saladas, sobremesas, sopas para emagrecer, sucos detox, chás, shakes especiais! O ebook também é informativo, entre os tópicos você também encontrará um Manual de Culinária para te auxiliar nas suas receitas, informação real sobre como a água pode influenciar no ganho de peso e como se prevenir, como organizar a sua geladeira corretamente. Quer mais? Você terá duas sugestões de cardápios e também aprenderá como personalizar a sua dieta com muitas informações!

 

Clique Aqui e Saiba mais!

Responder

Deixe uma resposta