O brainstorm é uma prática extremamente criativa que costuma ser mais usada em agências que trabalham com publicidade e com marketing. 

Essa prática pode ser usada por diversas empresas que desejam otimizar suas estratégias de marketing, independentemente do seu segmento.

Durante muitos anos, o brainstorming era praticamente a única estratégia criativa que publicitários e profissionais da área de marketing usavam.

E mesmo com o passar do tempo, contar com um bom briefing para apresentar aos clientes em reuniões segue sendo essencial para fechar negócios.

Para tanto, até hoje empresas como as que vendem salgados assados para festa estão atrás de profissionais que ajudem a elaborar ideias inovadoras, a fim de que o negócio cresça no mercado no qual está atuando.

Com isso em mente, o artigo a seguir explicará aos leitores o real conceito de brainstorm e falará um pouco mais sobre a importância dele.

O artigo também dará algumas dicas muito úteis de como aplicar essa estratégia, seja em uma pequena empresa ou em uma grande organização.

Qual o conceito de brainstorm e como ele funciona?

O brainstorming é uma estratégia que estimula o compartilhamento espontâneo das ideias mais criativas possíveis.

Seu objetivo é, por exemplo, achar as melhores soluções para problemas que clientes de uma empresa que faz recarga de extintor veicular possam ter.

Ou seja, sua ideia é contar com as soluções mais criativas e inovadoras para lidar com a resolução dos problemas dos consumidores.

Para isso, o brainstorming pede um grande número de profissionais participativos, bons e de áreas distintas da empresa.

Isso ajuda a variar o olhar que cada um tem sobre o negócio ou sobre os serviços que uma empresa que vende cozinha planejada, por exemplo, oferece ao seu público.

E é justamente essa abertura a ideias distintas que fazem a técnica ser tão necessária, pois foca tanto na quantidade como na qualidade.

Mas, para que tudo dê certo, o brainstorming deve ser livre de críticas. Mesmo ideias que não pareçam eficientes devem ser avaliadas.

Isso porque elas podem ser o ponto inicial de projetos que podem ser aprimorados. Muitas propostas podem surgir a partir dela e dos conceitos já trabalhados.

Porém, mesmo que haja uma grande liberdade de expressão, é essencial se atentar ao alinhamento da ideia com relação ao objetivo principal.

Todos os profissionais que forem incluídos na participação da estratégia devem entender bem do que se trata o problema a ser solucionado.

Ao final do recolhimento de todas as ideias e da avaliação de cada uma, os passos são realizados com base naquelas que parecem, num primeiro olhar, mais promissoras e exploráveis.

Qual é a importância do brainstorming?

A importância do brainstorming pode ser notada a partir do momento em que soluções valiosas surgem, o que pode ajudar uma empresa como um todo.

Se os profissionais sentem que são participativos, que suas ideias são ouvidas e que são levadas em consideração, é evidente que a sinergia da equipe aumenta muito. 

A aplicação dessa estratégia é, por exemplo, uma das melhores possibilidades para aumentar a produtividade de membros de uma empresa cuidadora de mudas de plantas exóticas.

Isso pode, também, ajudar a melhorar a relação entre os colaboradores, possibilitando assim que o ambiente de trabalho se torne mais leve e descontraído.

Um ambiente leve, por sua vez, é o melhor caminho para quem deseja que seus funcionários tenham insights diferenciados. O bem-estar conjunto auxilia a criatividade.

Quando esse conceito é tomado como uma prática em uma corporação, as pessoas começam a ficar cada dia mais inspiradas e produtivas, porque se sentem livres para expor suas ideias.

Além de ser feito em reuniões, o brainstorming pode ser realizado por uma única pessoa, porém soluções pensadas em grupo podem ser muito mais efetivas.

Quando um grupo está reunido ele pode trabalhar muito melhor as ideias do que quando somente uma pessoa está envolvida no projeto.

Algumas das maiores vantagens que destacam essa estratégia, seja ela, por exemplo, adaptada a uma empresa do segmento de endereço fiscal ou a qualquer outro são:

A sensação de pertencimento a algo pode ser o maior benefício que esse método traz, visto que aumentar o engajamento dos colaboradores agrega benefícios ao negócio.

Como aplicar o brainstorm em uma empresa

Depois de entender o que é exatamente o brainstorming, como ele funciona e as suas implicações positivas, é hora de saber como aplicá-lo em uma empresa.

Encontre o problema

O brainstorming pode ser feito de muitas maneiras diferentes, e o indicado é usar o método que dará certo para o seu negócio.

Contudo, é possível pensar em algumas questões introdutórias, a fim de que a troca de ideias flua corretamente e seja rica.

Então, antes de dar início a uma reunião, tente encontrar o problema que será discutido. Dessa maneira, os rumos da reunião serão mais esclarecidos.

Manter o foco em apenas um problema de cada vez pode ser a chave da abordagem do problema.

Tendo isso em vista, nem sempre será possível solucionar cada um dos problemas encontrados em uma única sessão de brainstorming.

Para tanto, faça uma lista com as questões e tente organizá-las em ordem de prioridade, deixando tudo muito bem separado.

Deixe claro qual é o problema

Após a identificação do problema central que será discutido na reunião, é a hora de dar início ao processo de brainstorming, também chamado de tempestade de ideias.

Para dar início, comece apresentando detalhadamente cada um dos pontos relevantes do problema. 

Para a solução de um problema como à venda de uma caixa maleta kraft, por exemplo, pondere todas as possibilidades. 

De acordo com o desenvolvimento da sessão, siga garantindo que o tema inicial ainda seja focado totalmente e que o grupo não se desvie dele.

Existem casos em que os integrantes se dispersam para outros temas não tão relevantes no momento, o que acaba atrapalhando muito o sucesso da estratégia e seu objetivo central.

Guie a discussão evitando desentendimentos

Guiar a discussão ajuda garantir que todos terão espaço para expor as suas ideias e que o entendimento dessas ideias seja completo.

Além disso, assegura que todos respeitarão as colocações dos outros, evitando, por consequência, que desentendimentos apareçam no decorrer da reunião. 

Desentendimentos atrapalham o fluxo da reunião e, às vezes, intimidam ou constrangem os participantes.

Por isso, garanta que o espaço seja inclusivo, para que as pessoas possam complementar as ideias que outras pessoas estão sugerindo.

Isso ajuda a manter a reunião muito mais dinâmica  e aumenta as chances do surgimento de ideias que podem trazer sucesso, por exemplo, a estratégias de vendas de um crachá de identificação funcional.

Anote cada ideia exposta

Além de fazer com que a reunião funcione, não deixe de tomar nota de cada uma das ideias expostas, incluindo as que não parecem muito assertivas ou tão pertinentes.

Cada uma delas será avaliada e passará por testes que funcionarão como um tipo de “peneira” que selecionará as mais frutíferas.

Caso precise, é possível contar com a ajuda de um assistente, o qual tomará notas e guiará o debate visando, sempre, o foco inteiramente no problema-alvo.

Transforme as boas ideias em estratégias

Depois de coletar cada uma das ideias e soluções sugeridas, é hora de passar à etapa mais prática do processo de brainstorming.

Pense que ele não serviria de nada se as ideias propostas no processo não trouxessem mudanças que realmente valessem a pena.

Mesmo que nem todas as reuniões sejam responsáveis por enormes mudanças em uma empresa que faz um trabalho complexo com automação de ar condicionado split, por exemplo, elas podem trazer mudanças pequenas, mas significativas.

Algumas serão, sim, responsáveis por revolucionar os processos da empresa, mas outras apenas darão soluções para problemas que são pequenos.

Tendo isso em vista, não deixe de filtrar as ideias adquiridas no brainstorming. Essa seleção de sugestões é essencial para garantir que as melhores serão consideradas nos procedimentos do negócio.

Considerações finais

O brainstorming pode ser o processo mais criativo que uma empresa terá entre todas as suas estratégias, e isso porque ela pode ser aplicada com vistas a objetivos muito distintos.

Isso mostra que ela pode ser importante para qualquer negócio, pois seus benefícios podem ser o que uma empresa precisava para ganhar mais reconhecimento em seu nicho.

Portanto, não deixe de aplicar essa estratégia em seu negócio, garantindo sempre que o ambiente está adequado ao brainstorming e que os participantes serão livres de julgamentos e distrações em toda a reunião.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *