As campanhas de guerrilha são estratégias promocionais que têm o propósito de alcançar resultados, mesmo com poucos recursos. Elas não dependem de abordagens tradicionais e grandes investimentos e se destacam pela criatividade.
Conseguem inovar e provocar os consumidores e, por isso, são uma abordagem que surpreende e cativa o público, além de desafiar as normas do marketing convencional.
Trata-se de uma estratégia que envolve a criação de campanhas inesperadas e envolventes, em locais não tradicionais e usando meios não convencionais para promover as soluções da marca.
O objetivo é gerar impacto duradouro na mente dos consumidores, simular a propaganda boca a boca e viralizar nas redes sociais.
Essa estratégia é conhecida como marketing de guerrilha e pode assumir diferentes formatos, como ações nas ruas, campanhas online criativas, eventos, entre outros.
O segredo do sucesso é saber captar a atenção do público de maneira original e memorável, desafiar as expectativas e criar conexão emocional com a audiência.
Possui natureza inovadora e foco no envolvimento com o consumidor, por isso, é uma ferramenta essencial para negócios que querem se diferenciar no mercado.
Este artigo vai explicar por que investir em marketing de guerrilha, quais são os tipos de táticas, seus aspectos positivos e mostrar alguns exemplos dessa estratégia em ação.
Por que investir em marketing de guerrilha?
Investir no marketing de guerrilha é uma opção eficaz para os negócios que querem se destacar em um cenário competitivo. Alguns motivos para isso são:
- Baixo custo;
- Ações memoráveis;
- Diferenciação;
- Engajamento;
- Viralização.
Essa estratégia depende de investimentos menores em comparação com as campanhas tradicionais, desse modo, ao explorar táticas criativas, a organização consegue alcançar resultados sem precisar de um orçamento muito grande.
Uma entidade que oferece curso para operador de guindaste vai criar campanhas memoráveis e que deixam uma impressão duradoura nos consumidores. Criar experiências únicas faz com que a marca fique na mente do público por mais tempo.
São ações que ajudam as empresas a se diferenciarem porque vão romper com as expectativas tradicionais. Isso porque as abordagens são criativas e conseguem gerar interesse, fazendo com que a empresa se destaque em meio aos concorrentes.
Essas ações costumam envolver interação direta com o público, por meio de eventos surpresas, atividades nas ruas e campanhas online, e tudo isso gera engajamento profundo entre a organização e os consumidores.
Surpreender e encantar as pessoas é a receita perfeita para incentivar o marketing boca a boca. As campanhas de guerreira conseguem viralizar nas redes sociais e ampliam o alcance da organização de forma orgânica.
Quais são as principais táticas de guerrilha?
O marketing de guerrilha envolve estratégias criativas e não convencionais para convencer as pessoas de maneiras inesperadas. Suas táticas são fora do padrão e não dependem de orçamentos extensos.
Uma de suas principais estratégias são as ações surpresas nas ruas, como performances ao vivo, intervenções urbanas ou instalações artísticas que chamam a atenção das pessoas e geram curiosidade e engajamento.
De modo geral, uma companhia que desenvolve projeto de muro de arrimo DWG pode usar as redes sociais para viralizar.
Nesses canais, é necessário criar campanhas online inovadoras, vídeos criativos e cativantes e desafios interativos que são compartilhados pelos usuários.
Outra tática muito popular é a organização de eventos não convencionais, principalmente quando envolvem experiências imersivas. Eles conseguem surpreender e envolver o público de maneira única e exclusiva.
O marketing de emboscada é uma ação para capitalizar eventos populares ou fazer patrocínios não oficiais. A empresa vai aproveitar sua visibilidade em eventos já estabelecidos para gerar sua presença sem custos diretos de patrocínio.
Muitos negócios aproveitam espaços urbanos para chamar a atenção das pessoas e criar uma presença marcante e autêntica.
Já o marketing de experiência é ideal para quem quer gerar engajamento, e pode ser feito por meio de degustações de produtos, demonstrações interativas e atividades que envolvem as pessoas.
Sendo assim, um negócio especializado em adaptação veicular PCD também pode usar a tecnologia de maneira inovadora para chamar a atenção das pessoas.
Por exemplo, aplicativos interativos, experiências digitais diferenciadas e realidade aumentada ajudam a criar interações únicas.
Também existem as estratégias não convencionais, como anúncios inesperados, mensagens subliminares e abordagens provocativas que chamam a atenção das pessoas.
Pontos positivos do marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha traz diversos aspectos positivos que fazem dele uma estratégia atrativa para qualquer negócio que queira se destacar em um mercado saturado e competitivo. Seus maiores benefícios são:
- Criatividade e inovação;
- Alto impacto;
- Conexão emocional;
- Diferenciação da concorrência;
- Engajamento direto;
- Fácil adaptação.
Essa prática incentiva a criatividade e a inovação, pois a partir do momento em que rompe com normas tradicionais, o negócio precisa pensar e criar campanhas que se destacam e surpreendem a audiência.
Com ele, uma clínica veterinária de castração de coelhos consegue alcançar resultados impactantes e com orçamentos modestos. Por outro lado, no marketing convencional, é necessário investir mais e nem sempre a visibilidade é tão grande.
As campanhas de guerrilha conseguem criar conexão emocional com os consumidores, e ao proporcionar experiências memoráveis e envolventes, a empresa consegue criar um vínculo profundo com sua audiência.
Em um mercado saturado, saber se diferenciar é muito importante, e esse tipo de campanha ajuda o negócio a se destacar por fugir das estratégias tradicionais e chamar a atenção dos consumidores de maneira única.
É uma abordagem que consegue interagir diretamente com os consumidores, principalmente com experiências imersivas, o que gera engajamento e cria uma relação pessoal entre a organização e o público.
As estratégias são frequentemente projetadas para serem compartilhadas, portanto, ao criar materiais inusitados e cativantes, é possível viralizar nas redes sociais e ampliar o alcance da campanha de maneira orgânica.
Por ser algo não convencional, uma companhia que oferece atuador Actreg vai permanecer na mente dos consumidores, afinal, o negócio consegue proporcionar experiências únicas e que fortalecem sua mensagem.
Lembrando que se trata de uma ação flexível, por isso, pode ser adaptado a diferentes contextos e públicos. Sua adaptabilidade ajuda as organizações a personalizarem as campanhas de acordo com as necessidades de sua urgência.
Exemplos de marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha é constantemente utilizado por grandes marcas ao redor do mundo, e por ser uma estratégia versátil, pode ser aplicada por qualquer tamanho de negócio. Alguns dos exemplos que mais se destacam são:
Flash Mob – T-Mobile
Esta empresa de telecomunicação organizou um flash mob em locais movimentados, como praças públicas e metrôs.
Os dançarinos surgiam de repente e faziam coreografias sincronizadas, enquanto outros participantes filmavam e compartilhavam nas redes sociais.
A tática se tornou inspiração para muitos negócios porque aumentou a visibilidade online e offline da marca e fez com que se tornasse inesquecível.
Airbnb
Uma pousada que conta com parede vazada de tijolo pode se inspirar no Airbnb e em sua campanha intitulada “Casa da Sogra”.
A marca transformou uma casa de verdade em São Paulo e a disponibilizou para aluguel na plataforma. O objetivo era mostrar a diversidade de opções para os usuários.
Além de chamar a atenção da mídia, a campanha também conseguiu mostrar claramente qual é a proposta de hospedagem da marca.
WWF
A WWF (World Wildlife Fund) projetou animais em edifícios para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar a vida selvagem.
As projeções eram feitas com cenas dramáticas de animais em extinção em locais urbanos, e isso impactou os espectadores. Além disso, também gerou muita discussão nas redes sociais.
Netflix
Uma gráfica especializada em produção de cartão de visita confeitaria pode se inspirar na Netflix, pois a empresa sempre cria campanhas envolventes.
Uma das mais famosas envolvia a criação de uma parada de ônibus que simulava uma sala de estar com sofá e TV.
Mais do que chamar a atenção dos transeuntes, a estratégia conseguiu transmitir a ideia de conforto e entretenimento associados à sua marca.
Kit Kat
Outra campanha de guerrilha muito criativa foi do chocolate Kit Kat em uma estação de trem, que transformou um banco de espera em uma embalagem da marca.
Essa instalação inesperada surpreendeu os passageiros e gerou muito buzz nas redes sociais, por ter sido uma forma única de se destacar.
Outras ações de marketing, como distribuição de folder turístico, podem ser combinadas com o marketing de guerrilha, assim, a estratégia será ainda mais impactante e criativa.
Considerações finais
O marketing de guerrilha é uma abordagem poderosa e criativa que consegue destacar o negócio em meio aos seus concorrentes.
Apresenta uma capacidade única de envolver o público de maneiras inesperadas, além de promover experiências memoráveis e gerar comentários nas redes sociais.
Seus impactos são duradouros, e pelo fato de se diferenciar do marketing tradicional, traz a oportunidade de criar conexões emocionais significativas com a audiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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