Como administrar uma indústria do zero

Administrar uma indústria do zero envolve diversos processos burocráticos, é necessário colocar em dia todos os documentos que são destinados a diferentes órgãos do governo, planejar diversos planos de negócios, registrar a empresa, obter licenças, adquirir CNPJ, entre outros procedimentos.

Processos burocráticos de abrir uma indústria

Com o planejamento pronto de como seu negócio será feito, é preciso então colocar em dia toda a parte burocrática da empresa. 

 

É através desse processo que sua ideia sairá do papel e realmente se tornará uma empresa de verdade.

 

É importante certificar-se se todos os documentos que são solicitados estão corretos e em dia, não pode ter falhas e nem imprevistos nesse momento, pois um mínimo detalhe pode atrasar toda a etapa. 

 

A gestão de uma indústria envolve algumas ações específicas para garantir a abertura e o seu funcionamento. Então ter um funcionário contábil facilitará o seu trabalho e garantirá o controle necessário dos procedimentos para abrir a empresa.

 

A contabilidade é a área que dá o suporte que a indústria precisa para diminuir o máximo a burocracia, pois através de dicas e informações os empreendedores sabem a maneira correta de agir e efetuar o processo de abertura. 

 

Entre os documentos necessários para abrir uma empresa podemos citar: cópias autenticadas do RG e CPF do dono, comprovante de residência e do endereço da nova indústria, última declaração de imposto de renda, atestatório das atividades industriais, nome que a empresa receberá, alvará de funcionamento, inscrição estadual, CNPJ, entre outros. 

Dicas para administrar uma indústria 

A indústria precisa estar dentro da legislação

Esse setor possui um alto grau de perigo para à integridade física humana, à saúde

e ao meio ambiente. Por isso, os cuidados sanitários são primordiais para o funcionamento do lugar.

 

Com todos os parâmetros de risco, o estabelecimento deve obedecer a legislação sanitária, trabalhista e específicas para o tipo de atendimento.

 

Entre as principais normas de segurança, podemos citar: o funcionamento só pode ocorrer mediante alvará de funcionamento da Prefeitura, permissão sanitária do órgão da Anvisa, licença de conformidade de incêndios, entre outros.

Fiscalizar a qualidade dos produtos e atendimentos aos compradores

A qualidade do atendimento da unidade se dá pelas condutas éticas, respeitosas e ágeis, pois desenvolvem credibilidade na empresa que refletem nos clientes.

 

Investir em treinamentos para os profissionais garante que estes estejam capacitados para realizar os trabalhos destinados.

 

A empresa Braniva é um exemplo nesse aspecto, pois investe tanto na qualidade de seus produtos e serviços quanto na capacitação de seus funcionários. 

 

Agendas e registros

 

Para uma empresa ter uma agenda e todos os procedimentos registrados é uma tarefa fundamental que ajudará na organização de funcionários, horários e movimentação do ambiente.

 

Este apetrecho facilita a gestão, uma vez que mantém seus compromissos e responsabilidades em dia, pois com tudo anotado, esquecer ou se perder no meio do dia é bem mais difícil.

 

Mais um benefício desse tipo de organização é que é possível dividir as responsabilidades entre os trabalhadores, pois está tudo previamente planejado.

 

Com um assistente ou secretário a organização do ambiente será facilitada, pois este será responsável por administrar a agenda, os compromissos e as metas da indústria.

 

Controle das finanças

Como tudo no mundo hoje, a indústria também tem custos e gastos. Dessa forma, manter a supervisão das despesas e responsabilidades é um obstáculo importante a ser enfrentado.

 

Os fluxos de transações, são complexos e difíceis de conduzir e organizar. Por isso, administrar o caixa é primordial para evitar prejuízos.

 

Depreende-se, portanto, a necessidade de manter o controle das finanças a partir de anotações, análises e planejamento das contas e despesas. Com isso, evitará que algo passe despercebido.

 

Para incrementar, ter um setor responsável por essa gestão facilitará o trabalho de funcionamento da indústria e garantirá que esse controle seja eficaz.

 

Conclusão

Administrar uma indústria do zero não é uma tarefa fácil, por isso, seguir as principais dicas é o primeiro passo para garantir eficácia e qualidade no seu ambiente de trabalho.

 

A organização da unidade é a maior preocupação, pois esse desafio dita o funcionamento e a qualidade de seus produtos. Então, investir tempo no planejamento da rotina, finanças e atuação dos profissionais é essencial para atingir melhores resultados. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *