Desenvolver nomes criativos para os produtos e serviços é um processo conhecido como naming. Trabalhá-lo é fundamental para construir a consciência de marca e mostrar sua importância no mercado de atuação.
Essa estratégia também é o primeiro instrumento que a organização utiliza para estabelecer um relacionamento com o consumidor. Isso porque as pessoas se identificam ou não com o produto, com base em seu nome e em sua influência.
Nomear as soluções é muito importante, tanto é que existem vários estudos e obras sobre o assunto. Para se ter uma ideia, nomes fortes dificultam a competição de igual para igual quando são bem estabelecidos.
Para compreender esse aspecto, basta pensar nas grandes marcas que criaram uma nomenclatura tão forte que são difíceis de superá-las.
Se a nomeação é um processo estrutural e indispensável para o sucesso da organização, é natural que os empreendedores e as marcas tenham interesse em saber como fazer uma escolha assertiva.
Mas, além de entender o conceito de naming, para escolher nomes assertivos, é necessário compreender a importância desse processo, quais são suas principais práticas, como ele ocorre e como inventar um nome para um produto.
Este conteúdo vai falar sobre todos esses pontos e ainda mostrar quais são as etapas necessárias para desenvolver um nome de marca eficaz.
Importância do naming no branding
O naming deve ser visto como algo que está muito além do rótulo de um produto. Ele deve ser considerado como a fundação sobre a qual a identidade do negócio é construída.
Por exemplo, em uma dinâmica de grupo para a integração de novos colaboradores, no momento de se apresentarem, a primeira coisa que eles fazem é dizer seu nome. No mercado, a situação é a mesma.
Quando a organização investe na distribuição de brindes, como boné personalizado com nome da marca, terá mais facilidade para estabelecer sua identidade e personalidade se souber escolher um bom nome.
Ele deve resumir a empresa e apresentar sua história, missão e valores. O nome também é capaz de comunicar a empresa de maneira instantânea e poderosa, fazendo com que ela seja compreendida pelo público.
Dentro de um mercado saturado, saber escolher esse elemento é crucial para se destacar, se diferenciar dos concorrentes, comunicar a singularidade da companhia e expor seu posicionamento.
Principais práticas de naming
Existem algumas práticas de naming que precisam ser do conhecimento das empresas, e entre as principais estão:
- Capacidade de impacto;
- Concisão;
- Facilidade de escrita e pronúncia;
- Som agradável;
- Facilidade de memorização;
- Inovação.
O nome da entidade ou de seus produtos e serviços precisa ter algo particular, único e chamativo. Isso evita escolher um nome parecido com aquilo que o concorrente oferece e que acaba confundindo o consumidor.
Um fabricante de caixa de papelão personalizada precisa escolher nomes que consigam expressar a ideia na empresa com poucas palavras.
Outro ponto primordial é considerar a maneira como o público-alvo pensa para escolher um nome fácil de escrever e pronunciar.
Uma estratégia de naming é mais eficiente quando o som é agradável e quando a organização leva em conta as estratégias de publicidade que pretende colocar em ação.
O som também precisa ser agradável para aumentar a confiança dos consumidores, evitar erros e melhorar a produtividade. Ele também precisa ser fácil de ser memorizado para que a marca associe os produtos e serviços a algo de valor.
Sendo assim, a organização também precisa inovar e procurar uma tendência para se afastar das opções mais tradicionais, assim, vai ficar mais fácil conquistar o objetivo.
De que modo ocorre o processo de naming?
O processo de naming começa com um estudo sobre o contexto da empresa para compreender a marca, sua história e seus objetivos.
Existem diferentes categorias de nomes criativos, por isso o segundo passo é fazer algumas sugestões, a partir de conceitos técnicos, origem, abreviação e outras possibilidades.
Depois de fazer esse estudo, a organização pode começar a fazer uma seleção de nomes para escolher aquele que será usado em um banner 2×2 personalizado para divulgar o estabelecimento.
A equipe vai selecionar as melhores sugestões, dando preferência para aspectos como tamanho, facilidade para escrever, falar e memorizar, relação com o conceito, originalidade e associações positivas.
O nome também não pode se assemelhar a palavras de conotações dúbias ou negativas, deve estar disponível para registro de domínio de site e uso nas redes sociais, além da disponibilidade para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Como inventar um nome para um produto?
Para inventar o nome de um produto ou serviço, o primeiro passo é definir aquilo que a marca traz de valioso para os consumidores.
No entanto, é crucial ter em mente que a promessa da organização não é, necessariamente, aquilo que seu produto faz.
A promessa é de um empreendedor no mundo veterinário que deseja abrir uma clínica que realiza exame de gato fiv e felv é o modo como sua marca e produto quer que o cliente se sinta ao utilizá-lo.
O segundo passo é fazer um brainstorming para gerar diferentes ideias sobre um tema dentro de um período determinado. Independentemente da qualidade das sugestões, todas elas devem ser avaliadas.
É indispensável pensar em tudo aquilo que a organização quer representar, nas soluções que ela vende e para quem ela vende, além de conhecer seus principais concorrentes.
Com essas informações em mãos, a equipe pode elaborar o máximo de alternativas possíveis e escolher aquela que realmente representa os objetivos da companhia.
Depois de eleger aquela que pode ser a melhor opção, precisa ser experimentada em voz alta. Isso ajuda a prestar mais atenção à pronúncia, no modo como o nome será mencionado em uma frase e se existe alguma coisa que pode ser alterada.
Um fornecedor de mini brownie personalizado precisa disso porque, antes de qualquer coisa, seu nome precisa soar bem.
Outra coisa importante é entender as características das pessoas que podem se beneficiar com a marca, seus produtos e serviços, pois seus aspectos ajudam a desenvolver um processo de naming mais efetivo.
Existem marcas que operam em diferentes países e elas adaptam seus nomes para que eles se assemelham à língua nativa e possam despertar o sentimento que a companhia deseja proporcionar para os consumidores.
O processo de nomear um produto é feito por tentativas e erros, assim sendo, não é necessário se preocupar quando surgem diversas ideias que já são usadas por outras pessoas.
De modo geral, fazer uma boa pesquisa vai ajudar a eliminar coincidências e alcançar um título exclusivo para a solução.
Como criar um nome de marca eficaz?
Para desenvolver um nome de marca eficaz, a primeira coisa que a empresa deve fazer é escolher algo claro e que transmita o som e a sensação da empresa.
Além disso, um negócio que vende canetas personalizadas formatura deve escolher algo que reflita seus produtos. Para ter clareza durante esse processo, é interessante fazer uma lista de palavras-chave presentes no nicho de atuação.
Essa mistura de palavras relevantes vai acionar o cérebro para que consiga criar algo relevante e compatível com a companhia. Os nomes criativos também precisam vender a identidade da marca, ou seja, eles são descritivos.
Esses nomes são capazes de descrever a história do negócio, sua atitude, metas e abordagens, muito além de apenas indicar a solução oferecida.
Eles conseguem capturar a essência da marca, a experiência que ela deseja oferecer e os benefícios que pode garantir para os consumidores.
O nome presente em um rotulo de shampoo personalizado que faz sucesso entre os consumidores é fácil de lembrar. Isso acontece porque o cérebro armazena os nomes na memória de curto prazo.
Entretanto, as pessoas não conseguem acompanhar tudo o que armazenam nessa parte do cérebro de uma vez só, por isso, acabam se esquecendo quando aprendem uma palavra nova em outro idioma ou quando descobrem uma nova marca.
Contudo, quando o nome é fácil de lembrar, fica mais fácil consultá-lo e encontrar o negócio no momento de compra.
Por fim, para que o nome da empresa seja um sucesso e fácil de aplicar nas estratégias de marketing e publicidade, como distribuição de adesivo personalizado alto relevo, ele precisa ser curto.
O cérebro não consegue manipular muitas informações ao mesmo tempo, por isso não pode ser sobrecarregado. A brevidade do nome é muito mais eficaz e útil para que as pessoas se lembrem da organização com mais facilidade.
Considerações finais
Com o nome eficaz é capaz de ampliar os fatores relacionados à produtividade empresarial, pois consegue elevar as chances de conversão.
Ele é imprescindível para o sucesso do negócio, seus produtos e serviços, e para que suas estratégias de marketing alcancem os objetivos esperados.
Com algumas ações simples, é possível criar o nome certo para a empresa e suas soluções, de maneira criativa e capaz de impactar o público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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