Como aprender espanhol sozinho? – Conheça 7 dicas úteis!

Como estudar espanhol sozinho? Quais são as formas que podemos utilizar para aprender um novo idioma de forma simples, sem ter que ir até um curso presencial, um curso de espanhol online ou pagar um professor particular?

Se você é um entusiasta de idiomas, certamente já se perguntou como estudar espanhol por conta própria. Aprender línguas é um processo muito divertido, mas também desafiador: você terá que gastar muito tempo nessa atividade, especialmente se você decidiu fazê-la sem usar um curso de espanhol pessoalmente.

Existem muitas maneiras de aprender um novo idioma, mas existem 7 pontos principais nos quais você pode se concentrar para obter bons resultados. Hoje vamos citar 7 dicas úteis sobre como estudar espanhol sozinho, leia conosco e aprenda. Vamos lá!

Como aprender uma língua estrangeira passo a passo

Conhecer bem as línguas é essencial num mercado de trabalho que evolui muito rapidamente e é cada vez mais internacional. O espanhol, em particular, é uma língua bastante comum e sabê-lo pode abrir muitas portas para você, especialmente se você estiver planejando se mudar para o exterior. Agora vamos ver como estudar espanhol sozinho, colocando em prática 7 truques preciosos. Leia:

1. Comece com as regras gramaticais

Para saber como estudar espanhol sozinho, o passo fundamental é estudar as regras gramaticais. Esta é provavelmente a parte mais difícil de resolver, mas você precisa construir uma base de boa gramática para falar e escrever corretamente.

Muitos alunos desanimam com a ideia de estudar gramática e acabam evitando a prática. Nosso conselho é não procrastinar essa parte e, ao contrário, colocá-la no topo de sua lista de tarefas.

Para facilitar o aprendizado, alterne o estudo da gramática com atividades mais relaxantes, como filmes e videoclipes em espanhol. Buscar familiaridade com o idioma todos os dias é exatamente o que você precisa para obter resultados e aplicar a gramática de forma natural.

Recomendamos que você pegue um livro de gramática espanhola, divida-o em partes e comece a planejar seus estudos. Procure praticar muito escrevendo notas ou mesmo simplesmente a lista de compras no idioma: a prática te ajudará a assimilar os conceitos.

2. Aprenda palavras comumente usadas

A primeira abordagem ao espanhol autodidata é a gramática. Mas como aprender até as palavras mais comuns? Certamente, pelo menos pela primeira vez, não é necessário que você aprenda todas as palavras do dicionário: as que você usa com mais frequência são suficientes.

Estudos mostram que as 100 palavras mais comuns em qualquer idioma respondem por 50% de toda a comunicação verbal. As 1.000 palavras mais comuns representam 80% de todas as comunicações de voz. As 3000 palavras mais comuns representam 99% da comunicação. Mas como você sabe quais palavras aprender e lembrar?

Felizmente, a tecnologia vem em nosso auxílio: verifique a lista das palavras mais usadas no idioma que você está aprendendo e se ajude com alguns aplicativos úteis para memorizá-las. Usar elementos visuais é a melhor maneira de aprender novas palavras porque eles permitem que você crie associações. Use vídeos para se lembrar melhor.

3. Pratique ouvir muito

Como estudar espanhol sozinho? Se você decidiu aprender um novo idioma, terá que gastar muito tempo ouvindo. Ler e aprender regras gramaticais não adianta muito se você não se acostumar a ouvir o som dessa língua. Às vezes, você pode falar bem, mas mal consegue entender falantes nativos enquanto ouve músicas ou assiste a um filme no idioma de destino.

Habilidades auditivas são tudo – tente aprimorar esta parte praticando muito diariamente. Por exemplo, você pode assistir a filmes ou programas de TV com legendas, ouvir um programa de rádio ou música. A escolha é sua, o importante é praticar.

4. Leia livros adequados ao seu nível de aprendizagem

Muitas vezes, uma das dicas sobre como estudar espanhol sozinho é mergulhar na literatura clássica. Mas quais são os problemas desta escolha? Em primeiro lugar, a simpatia de um livro é dada pela sua compreensão: se não for compreendido corre o risco de ser um esforço inútil.

Em segundo lugar, ler um clássico pode ser um passo mais longo do que a perna – você não será capaz de entrar no fluxo certo de leitura se parar a cada dois minutos para pesquisar o vocabulário.

Nosso conselho é ler livros adequados ao seu nível de aprendizagem. Por exemplo, se você está começando e está se aproximando do espanhol pela primeira vez, comece com livros infantis.

Se você é um aluno intermediário, pode tentar ler versões simplificadas dos clássicos para aprender algumas palavras novas e regras gramaticais. Se você está em um nível bastante avançado, pode querer buscar os clássicos modernos.

5. Trabalhe na sua motivação

Se você decidiu saber como estudar espanhol sozinho, terá que trabalhar muito em seus níveis de motivação. Isso significa que você não deve encarar esta atividade como algo a ser feito ou concluído, mas sim manter seus níveis de motivação elevados para sempre encontrar o desejo de fazê-la, mesmo após um dia de estudo.

Trabalhe duro para atingir a meta e definir metas intermediárias. Cada vez que você atingir um marco intermediário, recompense-se e dê algo à sua constância: pode ser um dia no spa, uma compra tecnológica que você deseja há muito tempo ou o que é melhor para você. O importante é alimentar sempre o seu desejo de continuar estudando.

6. Encontre um parceiro

Dissemos que ouvir e falar são duas atividades que você sempre deve fazer ao abordar um novo idioma. Ter um parceiro, alguém com quem compartilhar essa jornada, ajudará você a se desafiar, mas também a manter seu compromisso.

Ter uma pessoa com quem contar para conversar é importante: experimente procurá-la através de algum aplicativo dedicado ao estudo ou nos fóruns de intercâmbio cultural. O importante é que você dedique pelo menos algumas horas por semana à conversa, para refinar seu sotaque e fluência no idioma.

7. Pense em espanhol

Uma ótima maneira de como estudar espanhol sozinho, mesmo enquanto você passa o dia e não fala com ninguém, é pensar em espanhol. O que isso significa? Desafie-se a pensar no novo idioma.

Todos nós temos monólogos passando por nossas cabeças e normalmente em nosso idioma nativo. Você pode continuar praticando construindo essas conversas em sua cabeça em um novo idioma.

Por exemplo, imagine praticar uma conversa sobre um assunto que provavelmente abordará nas próximas horas. Se for uma entrevista, você pode começar a pensar em como descreveria seu trabalho e explicar por que está aprendendo um novo idioma.

Há muitas variáveis a serem analisadas: o importante é que você mantenha sua mente treinada. Já dissemos tudo sobre como estudar espanhol sozinho por hoje: você só precisa tentar aprender esse novo idioma com muita força de vontade. Até a próxima!

Quer receber dicas sobre currículo, mercado de trabalho e muito mais? Acesse a Jobtool e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *