Como implantar um pacote de benefícios flexíveis na empresa?

14/12/2020 –

Conhecendo as principais vantagens da adoção do modelo de benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis são pacotes de auxílios concedidos a funcionários com o objetivo de atender a necessidades individuais e não tratá-los como um grupo uniforme. Afinal, dificilmente uma empresa com dezenas ou centenas de funcionários terá todos pensando da mesma forma e com as mesmas reivindicações.

Flexibilizar os benefícios significa não colocar todos os colaboradores dentro de um mesmo pacote. Se a empresa tem, por exemplo, funcionários de diversos perfis (com filhos ou sem filhos, com menos de 30 anos ou com mais de 50, com interesses por cultura ou por tecnologia etc.) faz todo o sentido que eles sejam acolhidos em suas diferenças e um programa de benefícios flexíveis ajuda nessa missão.

A importância de ouvir a equipe

Para implantar um pacote de benefícios flexíveis, o primeiro passo é ouvir os funcionários e entender quais são as suas demandas. Pode ser um pouco trabalhoso no início, mas esse é um passo importante para que a gestão não pressuponha determinadas necessidades que talvez não existam.

Embora seja necessário deixar claro que nem todos os pedidos poderão ser completamente atendidos, é importante que todos os colaboradores participem dessa coleta de informações para que ninguém se sinta em segundo plano. Isso pode ser feito por meio de um formulário online, por exemplo, ou outros meios de comunicação interna.

Alinhamento com as equipes pode ser crucial no hora da transição

Com essas informações em mãos, é importante que a equipe seja atualizada das etapas da implantação. Os funcionários precisam saber que tipos de benefícios eles podem escolher, como serão as novas regras e o que muda na prática.

Uma decisão desse porte também pode requerer que sejam formalizados novos contratos, por meio de um acordo coletivo e, nesse caso, é importante coletar assinaturas dos envolvidos — uma forma de garantir segurança jurídica para todos.

Benefícios múltiplos e flexíveis oferecem ao colaborador a liberdade de escolha

Uma boa solução para ampliar os benefícios flexíveis é a escolha por serviços que permitam usos múltiplos, como o Sodexo Multi. Ele funciona como um benefício pré-pago e traz muito mais liberdade aos beneficiários.

O cartão Multi da Sodexo pode ser usado com despesas que vão desde farmácias e hotéis a compras em aplicativos, recargas de celular, serviços de streaming e compras em lojas virtuais. É um cartão com bandeira Mastercard, portanto, amplamente aceito em lojas de diversos segmentos.

Leia também

Benefícios flexíveis – uma ferramenta importante para o RH

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/gestao-de-pessoas/como-implantar-um-pacote-de-beneficios-flexiveis-em-sua-empresa.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *