KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) é utilizado para medir o desempenho dos processos realizados dentro de uma empresa e, a partir disso, adquirir informações para estabelecer objetivos.
Uma ferramenta muito usada por executivos e diretores em suas gestões, porque melhora a visualização da informação referente ao desenvolvimento da organização bem como dos colaboradores.
Um dos desafios encontrados na construção do KPI é definir uma meta a ser alcançada. É preciso que o gestor saiba exatamente onde quer chegar e tenha planejado quais serão os passos dados para se atingir esse objetivo, seja ele procura por novos clientes ou melhor posicionamento.
Muitas organizações têm cometido o erro de utilizar grandes esforços em atividades não tão relevantes para o seu público. É justamente esse erro que se reflete negativamente no KPI, já que as metas estão sendo estabelecidas de maneira equivocada.
Definindo os objetivos dos nossos KPIs
Para conseguir definir KPI, podendo ele ser para a busca cliente novo, ou saber exatamente onde se quer chegar, é necessário utilizar uma metodologia capaz de auxiliar nessa definição.
Entre as existentes podemos reportar a SMART (specific, measurable, attainable, relevant e time-bound ou português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável):
Específico:
Ticket médio por cliente;
Mensurável:
Medido por um instrumento financeiro;
Atingível:
Lançamento de novos benefícios;;
Relevante:
Aumento do ticket médio permitindo uma boa saúde financeira;
Temporizável:
Duração de um ano.
Como podemos mensurar nossos KPIs?
Mensurar resultados é muito importante para quem tem um negócio e vive investindo, por isso a utilização de ferramentas eficientes com essa finalidade são sempre muito bem vindas.
Por exemplo, no marketing digital o KPI é utilizado como um indicador de desempenho de cada uma das metas estabelecidas, permitindo um acompanhamento imediato durante as ações. Ele fornece informações com o intuito de facilitar a compreensão no curso da campanha.
Entre as empresas utilizando essa métrica para monitorar o seu trabalho, garantindo os resultados de seus clientes sejam alcançados, podemos mencionar aquelas do segmento de softwares de gestão .
Quais as vantagens de se empregar KPIs?
Quando adequadamente aplicado, o KPI proporciona grandes benefícios ao negócio. O rastreamento de falhas nos procedimentos internos pode ser identificado com maior facilidade podendo otimizar seus recursos a medida em que as urgências vão surgindo pelo caminho.
Além disso, ele ainda oferece a oportunidade para empresa gerar um fluxo de melhoria contínua, sendo que o KPI pode ser um objetivo simples em um primeiro momento, mas que levará a outro maior.
Ao avaliarmos os fatores que causam maior impacto no lucro de uma empresa fica mais fácil ajustar estratégias para otimizar tal cenário, melhorando a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelos colaboradores, além de otimizar os procedimentos internos, que possam estar atrapalhando a entrega de mais valor ao consumidor final.
Existe uma grande variedade de métricas capazes de ajudar na melhora organizacional com vistas a atingir os resultados almejados pela empresa, que podem ser o aumento das vendas, a procura por novos clientes ou até mesmo a melhora no relacionamento entre clientes e marcas.
E para fechar, KPIs são indicadores fundamentais em estratégias para a aquisição de novos clientes ou mesmo para fidelizá-los.
Se quiser saber mais sobre este assunto leia também: O que é um KPI? Uma abordagem prática.
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