Consumo de vinhos brasileiros cresce na pandemia

Caxias do Sul – RS 2/6/2021 –

O Brasil vitivinícola cresceu e ainda vai crescer muito. A Boccati acompanha este cenário bem de perto e, além de ter uma vasta seleção de rótulos brasileiros disponíveis nas lojas física e virtual, apoia o vinho brasileiro com a criação de algumas seleções especiais que ressaltam a excelência do terroir do Brasil.

O desenvolvimento da viticultura no Brasil é muito rico, tanto em aspectos culturais, quanto históricos. E a produção de vinhos vai muito além da Serra Gaúcha, embora seja a região mais conhecida, até pela questão do enoturismo. O Brasil é vasto e possui diferentes terroirs, são 26 regiões produtoras em 10 estados brasileiros, cada uma extraindo o melhor de cada vinhedo. Entre as principais regiões estão: Serra Gaúcha (RS), Campos de Cima da Serra (RS), Alto Uruguai (RS), Serra do Sudeste (RS), Campanha Gaúcha (RS), Planalto Catarinense (SC), Vale do São Francisco (BA), além do Sudeste de São Paulo, e Norte e Sul de Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Dados apresentados pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) dizem que 2020 foi um divisor de águas para o mercado do vinho no Brasil, isso porque houve um aumento considerável no consumo de vinhos em geral e, ainda, muitos novos consumidores. O ano de 2020 fechou em 2,78 litros per capita, sendo que em 2019 a média era de 2,17 (quando o Brasil passou dos 2 litros per capita). Esse aumento refletiu também no vinho brasileiro, houve um aumento de 76% de comercialização. As pesquisas já apontam que neste ano o vinho brasileiro já teve um crescimento de 34% nas vendas quando comparado a 2020.

Um levantamento da ABE (Associação Brasileira de Enologia) demonstra que os vinhos brasileiros estão cada vez melhor posicionados mundialmente quando o assunto é qualidade, tendo arrematado cerca de 4,5 mil medalhas em concursos internacionais nos últimos 10 anos. Somente nos primeiros meses de 2020, o Brasil trouxe para casa 25 medalhas de disputas em países como Portugal, Espanha e França. O sucesso continua em 2021, que também está trazendo muitas medalhas. Daniel Salvador – Presidente da ABE ressaltou: “Como enólogo, posso dizer que vivemos a melhor fase do vinho brasileiro. Foram anos investindo em viticultura e na modernização das vinícolas. A safra 2020, por exemplo, é um marco. As condições climáticas excepcionais, aliadas ao conhecimento e tecnologia permitiram ‘transformar essas uvas perfeitas’ em grandes vinhos.”

O Brasil vitivinícola cresceu e ainda vai crescer muito. A Boccati, situada em Caxias do Sul (RS) há mais de 25 anos, têm como missão explorar cada terroir para disseminar ainda mais a cultura do vinho brasileiro e, portanto, acompanha este cenário bem de perto, além de ter uma vasta seleção de rótulos brasileiros disponíveis nas lojas física e virtual, apoia o vinho brasileiro com a criação de algumas seleções especiais que ressaltam a excelência do terroir do Brasil: Vinhos Premium Terroir Brasil (2020) e Campanha Gaúcha Vinhos Premium (2021) – ambos lançamentos tiveram seus estoques esgotados em 48 horas. E em breve, a Boccati trará mais um lançamento para o mercado de vinhos brasileiros, com o intuito de mostrar a qualidade que estes terroirs possuem.

Website: https://www.boccati.com.br/brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *