Empresas que realizam avaliações de desempenho com regularidade veem a produtividade crescer 58%, aponta pesquisa

São Paulo – SP 20/5/2021 –

Avaliações do tipo podem ajudar colaboradores a trabalharem em seu desenvolvimento pessoal e profissional, segundo especialistas

De acordo com levantamento da empresa WelcomeApp, solução de tecnologia responsável pela gestão de desempenho corporativo, há um crescimento de 58% na produtividade de funcionários em empresas que realizam avaliações de desempenho contínuas. Para empresas que realizam avaliações periódicas a cada ano, também há benefícios: no total, a performance dos colaboradores melhora 35%.

Para Líverton Oliveira, presidente da WelcomeApp, fazer tal acompanhamento com leveza é a chave para garantir bons resultados: “O bom resultado da produtividade está diretamente atrelado à forma leve de se propor desafios que estão conectados com os direcionadores estratégicos do negócio e transformar a experiência de atingir metas em algo prazeroso, que pode ser executado individualmente ou em times”.

Ainda de acordo com o executivo, essas avaliações também têm o poder de acelerar o desenvolvimento do negócio, ajudando gestores e empresários a estabelecerem a “sensação de dono”, um ativo muito importante no engajamento dos colaboradores.

Por que a avaliação de desempenho e produtividade é tão importante?

Para especialistas da área de gestão de pessoas, avaliações de desempenho são capazes de ajudar colaboradores a entenderem seus pontos fortes e fracos, dando a eles a oportunidade de trabalhar em seu desenvolvimento pessoal e profissional de forma mais assertiva.

Além disso, profissionais da área também afirmam que esse tipo de avaliação ajuda líderes e gestores a entenderem melhor o perfil de suas equipes, traçando estratégias para motivá-las de maneira mais eficiente e compreendendo quais são suas lacunas de conhecimento.

Apesar disso, especialistas alertam que o foco das avaliações de produtividade não deve estar em criar um ambiente de repreensão, mas de construção pessoal e profissional.

Existem outras maneiras de incentivar a produtividade?

Para Brendway Santiago, head de Growth da Flash Benefícios, reconhecida empresa brasileira especializada em benefícios flexíveis, uma boa política de benefícios também pode ser muito efetiva no incentivo da produtividade e satisfação no ambiente corporativo, mesmo com equipes muito diversas.

“O quadro de funcionários de uma empresa é composto por perfis bastante diversos e as necessidades dos colaboradores quase sempre são muito particulares, exigindo do RH um grande esforço para atender às demandas, que nem sempre são simples ou escaláveis.” explica Santiago.

O especialista continua, ainda: “Nesse contexto, os benefícios flexíveis são ideais para atender a essas necessidades justamente por serem adaptáveis a qualquer realidade de trabalho e não se limitarem ao tradicional alimentação, refeição e transporte, possibilitando ao RH entregar outros tipos de benefícios para seus colaboradores, como serviços de saúde, cultura, educação, entretenimento etc.”.

Além de aumentar a produtividade, tais benefícios também podem gerar outras vantagens para equipes de RH: “Segundo uma pesquisa da Glassdoor, um site de rankeamento de empregadores, 57% dos colaboradores consideram os benefícios na hora de aceitar uma proposta de emprego ou permanecer numa empresa. Para evitar o processo difícil de demissões que geram sobrecargas de trabalho até uma recomposição da equipe, é necessário valorizar os colaboradores para que eles sintam a vontade de permanecer no trabalho e dar o seu melhor”, ressalta Santiago.

Website: https://flashapp.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *