A realização de uma pesquisa de mercado ajuda a tomar melhores decisões de negócio e evitar erros que poderiam ruir qualquer iniciativa ou novo projeto, visto o alto custo do caminho errado.
Ela é crucial para o sucesso de uma empresa, seja uma entrante em um novo mercado, uma procurando clientes ou uma lançando um novo produto. Também pode ajudar a identificar oportunidades para gerar mais negócios com os clientes já existentes.
Os comerciantes podem coletar dados de qualquer tópico que acharem relevante ou até mesmo vários, olhando a concorrência de forma mais ampla.
Mas é comum ver companhias que fazem pesquisa de mercado cogitarem a possibilidade de adoção de designs de produtos, de construção de marca, de conceitos de publicidade, canais de venda, de experiência do cliente e atendimento.
E os insights extraídos, por meio desse recurso, podem moldar qualquer plano de negócios e medir o sucesso das atividades que já existem e ajustar o que está deficiente e precisa de uma repaginação.
Um plano de pesquisa de mercado bem elaborado pode levar a fazer as perguntas certas, do jeito certo e, mais importante que tudo isso, ao público certo.
Pesquisas feitas a esmo, sem um propósito muito claro, podem produzir resultados que direcionam os rumos de uma empresa terceirizada de portaria, entre outras companhias, à direção equivocada.
Então, como as pequenas empresas podem realizar pesquisas de mercado de maneira oportuna e econômica?
Como fazer uma pesquisa de mercado
As empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, podem usar algumas dessas formas a seguir para buscar no mercado os insights que precisam para crescer, evoluir e desenvolver novas frentes de negócio.Explore o que há dentro da companhia
Olhar para dentro do próprio negócio, como uma churrascaria delivery perto de mim, é uma forma incrível de começar uma boa pesquisa de mercado. Isso porque vários recursos dentro de casa podem não estar com a atenção devida ou com a força de trabalho que, realmente, faria a área crescer. Por isso, há informações muito valiosas que não podem passar despercebidas. Não adianta olhar para fora se dentro do negócio há muito ainda o que melhorar. E uma pesquisa de mercado também ajuda nesse quesito. Os departamentos de vendas, atendimento ao cliente e outros funcionários da ponta do negócio, que lidam com os clientes de forma direta, podem ajudar com relatórios e fornecer dados importantes sobre os concorrentes. Além disso, esses profissionais podem captar a reação do cliente aos produtos, dar novas ideias de e descobrir novos mercados potenciais. Por exemplo, uma empresa que faz conjunto filtrante para piscina pode fazer esse tipo de abordagem para entender como este produto está inserido no mercado de acordo com quem o consumiu. Embora essas informações possam ser até subjetivas, o feedback dos funcionários, coletado de maneira regular e com um bom sistema por trás, pode servir de base para a pesquisa de mercado fora da companhia. Por exemplo, uma simples revisão de onde os clientes de uma empresa de zeladoria e portaria estão pode destacar que os negócios estão sendo feitos apenas em determinadas regiões geográficas ou durante algumas temporadas.Tenha um panorama do negócio
Um plano de pesquisa de mercado deve começar com as informações já publicadas e já conhecidas. Mas, aqui, o que importa é juntar tudo e conseguir olhar de forma holística, sem analisar dado por dado. A coleta desse tipo de pesquisa vai ser ideal para se ter uma visão de alto nível das oportunidades de mercado. Normalmente, nessa etapa, se vê o que já foi divulgado sobre demografia do consumidor, tendências do setor de atuação, participação de mercado, as frentes de sucesso, as frentes deficientes, entre vários outros aspectos. A palavra-chave para entender este panorama, na verdade, é o contexto. Tendo esse olhar de cima do negócio, se vê o contexto em que a empresa está inserida na lógica do seu mercado de atuação perante o público-alvo. Por exemplo, se uma empresa de impermeabilização de telhado colonial quisesse lançar um produto, precisaria coletar informações sobre a demanda desse tipo de serviço nos lugares pretendidos para esse lançamento. E isso deve ser feito de forma detalhada, com informações de gênero, idade, geografia, renda familiar e nível de escolaridade. Nesse meio tempo, seria necessário também pegar os dados mais amplos do segmento, como lucro médio, crescimento atual e previsão de crescimento, principais empresas, o que elas fazem para estar no topo, entre outras medidas.A necessidade da pesquisa de campo
A pesquisa de mercado conhecida como “de campo” diz respeito à coleta de informações por meio de entrevistas presenciais ou por telefone, assim como ocorrem as pesquisas eleitorais, por exemplo. Mas, na verdade, o material de pesquisa são os produtos e serviços prestados, como uma automação de portão de garagem, em determinado mercado. Funciona da seguinte forma: se faz perguntas sobre os assuntos que a empresa quer entender, de acordo com a visão dos consumidores. A partir disso, se extraem dados. Os resultados podem ser valiosos, mas a pesquisa pode ser demorada e bastante cara, dependendo do recorte que se quer obter sobre o negócio. Além disso, a realização desse tipo de pesquisa requer muita experiência da empresa contratada. Antes de começar a pesquisa, as companhias precisam se certificar de mapear exatamente o objetivo. Algumas perguntas precisam estar no radar, como:- Que decisões de negócios tomar depois da pesquisa?
- Qual o público-alvo que responderá as perguntas?
- Qual é o principal objetivo do questionário?
- Quais os diferenciais que se almeja obter como empresa?
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