A realização de uma pesquisa de mercado ajuda a tomar melhores decisões de negócio e evitar erros que poderiam ruir qualquer iniciativa ou novo projeto, visto o alto custo do caminho errado. Ela é crucial para o sucesso de uma empresa, seja uma entrante em um novo mercado, uma procurando clientes ou uma lançando um novo produto. Também pode ajudar a identificar oportunidades para gerar mais negócios com os clientes já existentes. Os comerciantes podem coletar dados de qualquer tópico que acharem relevante ou até mesmo vários, olhando a concorrência de forma mais ampla. Mas é comum ver companhias que fazem pesquisa de mercado cogitarem a possibilidade de adoção de designs de produtos, de construção de marca, de conceitos de publicidade, canais de venda, de experiência do cliente e atendimento. E os insights extraídos, por meio desse recurso, podem moldar qualquer plano de negócios e medir o sucesso das atividades que já existem e ajustar o que está deficiente e precisa de uma repaginação. Um plano de pesquisa de mercado bem elaborado pode levar a fazer as perguntas certas, do jeito certo e, mais importante que tudo isso, ao público certo. Pesquisas feitas a esmo, sem um propósito muito claro, podem produzir resultados que direcionam os rumos de uma empresa terceirizada de portaria, entre outras companhias, à direção equivocada. Então, como as pequenas empresas podem realizar pesquisas de mercado de maneira oportuna e econômica?

Como fazer uma pesquisa de mercado 

As empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, podem usar algumas dessas formas a seguir para buscar no mercado os insights que precisam para crescer, evoluir e desenvolver novas frentes de negócio.

Explore o que há dentro da companhia

Olhar para dentro do próprio negócio, como uma churrascaria delivery perto de mim, é uma forma incrível de começar uma boa pesquisa de mercado. Isso porque vários recursos dentro de casa podem não estar com a atenção devida ou com a força de trabalho que, realmente, faria a área crescer. Por isso, há informações muito valiosas que não podem passar despercebidas. Não adianta olhar para fora se dentro do negócio há muito ainda o que melhorar. E uma pesquisa de mercado também ajuda nesse quesito. Os departamentos de vendas, atendimento ao cliente e outros funcionários da ponta do negócio, que lidam com os clientes de forma direta, podem ajudar com relatórios e fornecer dados importantes sobre os concorrentes. Além disso, esses profissionais podem captar a reação do cliente aos produtos, dar novas ideias de e descobrir novos mercados potenciais. Por exemplo, uma empresa que faz conjunto filtrante para piscina pode fazer esse tipo de abordagem para entender como este produto está inserido no mercado de acordo com quem o consumiu. Embora essas informações possam ser até subjetivas, o feedback dos funcionários, coletado de maneira regular e com um bom sistema por trás, pode servir de base para a pesquisa de mercado fora da companhia. Por exemplo, uma simples revisão de onde os clientes de uma  empresa de zeladoria e portaria estão pode destacar que os negócios estão sendo feitos apenas em determinadas regiões geográficas ou durante algumas temporadas.

Tenha um panorama do negócio

Um plano de pesquisa de mercado deve começar com as informações já publicadas e já conhecidas. Mas, aqui, o que importa é juntar tudo e conseguir olhar de forma holística, sem analisar dado por dado. A coleta desse tipo de pesquisa vai ser ideal para se ter uma visão de alto nível das oportunidades de mercado. Normalmente, nessa etapa, se vê o que já foi divulgado sobre demografia do consumidor, tendências do setor de atuação, participação de mercado, as frentes de sucesso, as frentes deficientes, entre vários outros aspectos. A palavra-chave para entender este panorama, na verdade, é o contexto. Tendo esse olhar de cima do negócio, se vê o contexto em que a empresa está inserida na lógica do seu mercado de atuação perante o público-alvo. Por exemplo, se uma empresa de impermeabilização de telhado colonial quisesse lançar um produto, precisaria coletar informações sobre a demanda desse tipo de serviço nos lugares pretendidos para esse lançamento. E isso deve ser feito de forma detalhada, com informações de gênero, idade, geografia, renda familiar e nível de escolaridade. Nesse meio tempo, seria necessário também pegar os dados mais amplos do segmento, como lucro médio, crescimento atual e previsão de crescimento, principais empresas, o que elas fazem para estar no topo, entre outras medidas.

A necessidade da pesquisa de campo 

A pesquisa de mercado conhecida como “de campo” diz respeito à coleta de informações por meio de entrevistas presenciais ou por telefone, assim como ocorrem as pesquisas eleitorais, por exemplo. Mas, na verdade, o material de pesquisa são os produtos e serviços prestados, como uma automação de portão de garagem, em determinado mercado. Funciona da seguinte forma: se faz perguntas sobre os assuntos que a empresa quer entender, de acordo com a visão dos consumidores. A partir disso, se extraem dados. Os resultados podem ser valiosos, mas a pesquisa pode ser demorada e bastante cara, dependendo do recorte que se quer obter sobre o negócio. Além disso, a realização desse tipo de pesquisa requer muita experiência da empresa contratada. Antes de começar a pesquisa, as companhias precisam se certificar de mapear exatamente o objetivo. Algumas perguntas precisam estar no radar, como: Esses questionamentos servirão de norte à obtenção de uma boa e frutífera pesquisa de mercado, a qual guiará a corporação ao melhor caminho.

Principais tipos de pesquisa de mercado

Depois de entender esses pontos, é hora de conhecer os principais tipos de pesquisas de mercado.

Pesquisas na internet

As pesquisas online estão cada vez mais populares e são, relativamente, mais baratas do que as tradicionais. E, além disso, como são pela internet podem gerar milhares de respostas para uma ampla gama de perguntas. O principal benefício desse tipo de pesquisa é a rapidez nos resultados. Em poucos dias, é possível coletar esses dados. Uma grande desvantagem é que há uma tendência de as respostas serem mais rasas, incompletas ou até aparecerem erros inesperados.

Pesquisas por telefone

Esse tipo de pesquisa é realizada para perguntas e respostas mais profundas, praticamente uma conversa que pode durar até 30 minutos. Mas os consumidores entrevistados, geralmente, não confiam muito em telefone por causa de possíveis golpes, o que diminui a participação na pesquisa.

Pesquisas com grupos específicos

Essa metodologia reúne consumidores para discutir seus sentimentos sobre um  determinado produto, serviço ou um mercado de forma geral. Fazer pesquisas de nicho é uma boa maneira de obter informações detalhadas sobre os gostos e preferências dos possíveis clientes em diferentes áreas.

Pesquisas por observação

Esse tipo de pesquisa permite a observação do comportamento de clientes em relação a um novo produto, um protótipo ou simplesmente uma ideia. É uma pesquisa muito utilizada em lojas ou serviços de varejistas. Eles conseguem esse tipo de pesquisa através de tecnologias que acompanham as entradas e saídas das lojas, mapas de calor nas principais áreas e por meio de entrevistas. Se um cliente gosta de uma cortina estilo romana vai ficar nítido nas imagens e no acompanhamento da jornada de experiência da pessoa. Entrevistar essa pessoa, pode ser um adicional interessante na pesquisa.

2 erros comuns em pesquisas de mercado

Equívocos são normais no mundo corporativo. Mas em pesquisas de mercado, estes erros podem ser fatais para os dados, além de ser um desperdício de investimento. A seguir, os dois principais erros:

Dados de graça na internet

As pesquisas na internet podem ser ótimas para começar a realizar esse tipo de abordagem de consumo, mas, em muitos casos, as informações não são confiáveis. De repente, é possível que até robôs estejam respondendo. Então, é preciso bastante conhecimento sobre em que se debruçará a pesquisa online.

Restrito a pessoas próximas

Pode ser que pessoas próximas realmente falem o que sentem sobre um produto ou serviço, seja algo relacionado a rolo de carpete ou não,  mas essa não é uma boa prática em termos de pesquisa. Para obter insights realmente significativos, é preciso ouvir os consumidores, fornecedores e outras partes interessadas em seus negócios de forma totalmente isenta. Dessa forma, é possível saber de fato o que melhorar.

Considerações finais

Como foi possível perceber ao longo deste conteúdo, uma pesquisa de mercado séria, rigorosa e bem planejada pode ajudar empresas de diferentes ramos e segmentos a tomar melhores decisões de negócios. Se há um mercado viável para explorar oportunidades, uma boa pesquisa irá dizer e responder aos principais questionamentos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *