Os consumidores estão presentes em diversos lugares, seja nas lojas físicas, seja no meio digital. Por isso, é importante que os empreendimentos se atentem para as novidades, a fim de que possam fazer uso das suas ferramentas, como o guia comercial, por exemplo.
Esse recurso, que é repleto de uma série de vantagens para quem está à procura de conquistar mais clientes e garantir um espaço de visibilidade no mercado, é um instrumento de fácil uso e que precisa ser incorporado às estratégias de marketing e vendas.
Podendo ser utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, como aquelas voltadas para o aluguel de carro de som para propaganda, o guia comercial abre portas e, principalmente, ajuda a monetizar o negócio.
O que é guia comercial?
Para quem é da geração passada, talvez pensar em guia comercial é lembrar das famosas listas telefônicas, extenso catálogo que tinha o número de todas as empresas da cidade, no caso, quando voltada para o mundo dos negócios.
Isso acontece porque ambos os materiais possuem características bastantes similares, pois são uma lista com os nomes das empresas e ao que elas atendem.
No caso do guia comercial, mais especificamente, ele pode ser definido como um endereço na web, ou seja, um site que tem as informações das mais diversas empresas e serviços, classificadas a partir do que fazem e atendem, facilitando a pesquisa do usuário.
É como se uma fábrica de guindauto hidráulico estivesse presente no guia comercial on-line com anúncios, peças que são fabricadas, onde está localizada e cupom de desconto para que os usuários façam compras e muitos outros dados que são essenciais.
Essa plataforma tem ganhado bastante destaque, porque oferece aos consumidores informações completas em tempo ágil e, também, porque faz com que as empresas tenham um espaço maior para a divulgação dos seus produtos ou serviços.
Afinal, quando um guia comercial on-line é criado, os usuários sempre buscam nele aquilo de que precisam, podendo ter a chance de conhecer outros negócios que são iniciantes ou que não têm um espaço maior dentro do próprio mercado.
Sendo um modelo atrativo, essa ferramenta surgiu no final dos anos noventa, tornando-se um grande banco de dados para otimizar as buscas que são feitas dentro da internet, campo que oferece milhares de opções.
Nele, é possível encontrar variados segmentos, como classificados, divulgação de artigos científicos, eventos que irão ocorrer na região que atende, médicos, vagas de emprego, serviços disponíveis para o público, avaliações, resenhas, venda de carro e muito mais.
Assim, qualquer empresa pode fazer parte do guia comercial on-line, desde as que vendem motor para portão de correr com corrente até aquelas que precisam de trabalho voluntário, por exemplo. Há inúmeras possibilidades de atuação dentro da ferramenta.
Como funciona um guia comercial on-line?
O funcionamento de um guia comercial on-line varia bastante de acordo com os interesses dos seus desenvolvedores. Entretanto, todos os guias seguem alguns tópicos que são básicos para que atendam de fato as expectativas de quem está do outro lado da tela.
Dessa forma, o primeiro ponto é que a ferramenta precisa ter uma série de informações relevantes, atuando sobre os principais setores da região em que está presente. É como dito anteriormente: é necessário ter uma lista dos negócios e seus dados importantes.
A partir disso, é montado um catálogo eletrônico que concentra esses empreendimentos, mas que também os separa por categorias, deixando o processo de busca mais claro e objetivo e, também, melhorando a experiência de visitação do usuário.
Com todas as informações separadas em lista, o guia comercial on-line pode ser acessado pelos visitantes que irão acessá-lo para consumir os conteúdos, que não se resumem apenas em classificação de empresas e serviços, mas também em matérias.
Essas matérias podem falar sobre um evento que irá acontecer na cidade, sobre uma notícia factual ou apenas compartilhar dicas, como escolher o melhor forro drywall sala, por exemplo. A plataforma precisa ser rica em conteúdo para ser um sucesso.
Um ponto importante que precisa ser ressaltado é que o guia comercial on-line é uma ferramenta gratuita e que não cobra nada do usuário para que ele tenha acesso às informações que estão presentes nela.
Entretanto, isso não quer dizer que os anunciantes, ou seja, os responsáveis pelo guia não irão receber nada por ele. Pelo contrário, por meio dessa ferramenta é possível publicar anúncios, monetizando o conteúdo e, com isso, gerar faturamento.
Além disso, como alguns guias não cobram das empresas para as divulgarem, ainda há opção de dar destaques para alguns empreendimentos desde que eles assinem um plano, o que também gera faturamento.
Quando um guia comercial on-line é criado, também existe um outro grande benefício, que é conquistar o destaque dentro do Google por meio das ferramentas de SEO, que irá mostrá-lo nas primeiras páginas de pesquisa e aumentar o número de acessos.
Muitos empresários criam o guia para divulgarem também as suas próprias empresas, como escritório virtual de advocacia, por exemplo, porque, a partir disso, conseguem dar mais visibilidade para o seu empreendimento e também ser produtor de conteúdo.
Como criar um guia comercial on-line
Na hora de criar um guia comercial, é necessário, antes de tudo, atentar-se para dois pontos que serão cruciais no seu desenvolvimento online e alcance de usuários, são eles: criar o plano de negócio da ferramenta e buscar formas de promovê-lo dentro da internet.
A partir disso, com as informações em mãos, é hora de caminhar pelos trajetos que irão colocar o guia no ar.
- Pesquisa;
- Proposta de valor;
- Desenvolvimento da marca;
- Perfil do anunciante;
- Criação de conteúdo.
Com o desenvolvimento dos cinco tópicos acima, o guia comercial online começa a criar corpo e pode, com isso, atingir os objetivos dos seus desenvolvedores.
-
Pesquisa
É a partir dos dados coletados nesse passo que o material bruto do guia será formado. A pesquisa é um fator fundamental, pois é o momento em que se recolhe a lista dos empreendimentos que irão fazer parte da plataforma e se define qual será o foco.
Além disso, é nessa parte que a atenção para o uso das palavras-chave deverá ser colocada em prática. Ou seja, ver como os usuários poderão encontrar o site.
-
Proposta de valor
Para prospectar as empresas que irão se juntar ao guia é preciso pensar em uma proposta de valor, mostrar a elas o que a ferramenta tem a oferecer, porque elas devem investir em anúncios dentro do site e como o guia será benéfico para a conquista de consumidores.
-
Desenvolvimento da marca
Pensar em como a marca será posicionada no mercado não pode ficar de fora do checklist. Para tornar o guia uma referência, especialmente na área em que ele irá atuar, é necessário desenvolver o seu conceito, a sua comunicação com o público e os seus diferenciais.
Por exemplo, se o guia irá trabalhar com a venda de treinamento para designado da cipa, ele precisará saber como conquistar os usuários que procuram pelo assunto, seja com o uso de recursos audiovisuais ou outros.
-
Perfil do anunciante
É por meio dos anúncios que diversos recursos, especialmente o financeiro, são conquistados. Porém, isso não quer dizer que o site deve dar espaço para qualquer tipo de propaganda. É necessário filtrar o que o público-alvo irá consumir.
-
Criação de conteúdo
Esse é um dos passos mais importantes, afinal, o conteúdo é o que de fato irá atrair os usuários para o site. Pensar em postagens atrativas, que realmente agreguem valor a quem está do outro lado da tela é fundamental para que a plataforma seja um sucesso.
Para isso, ficar de olho nas tendências, assuntos e serviços mais comentados e pesquisados é uma atividade primordial para que os conteúdos desenvolvidos se destaquem da concorrência.
Além disso, colocar em prática as ferramentas de SEO, como na hora de escrever uma matéria sobre válvula globo bronze, por exemplo, fará diferença no rankeamento da plataforma dentro do Google.
Transformando o guia comercial em marketplace
E quando o guia comercial online estiver sendo um sucesso, então é hora de dar um passo maior e transformá-lo em marketplace, que é uma plataforma com conglomerado de empresas que vendem os seus produtos e serviços.
Repleto de benefícios, essa transformação irá ocorrer por meio da criação de aplicativos, que irão realizar o processo de conversão.
Um dos recursos mais utilizados para isso é o Fabapp, que desenvolve aplicativos mesmo se o usuário não tiver experiência na área.
Considerações finais
O guia comercial on-line é uma ótima ferramenta que gera grandes benefícios para quem participa e também para quem o desenvolve.
Trazendo uma maior divulgação e também faturamento, qualquer empreendimento pode fazer parte desse site, seja uma autoescola voltada para renovação cnh suspensa, seja uma loja de roupas, basta investir em anúncios e conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.