Uma equipe alinhada é fundamental para manter a empresa funcionando em plena produtividade, mantendo os processos bem organizados. Além do mais, isso garante um ambiente confortável e fundamental para motivar os colaboradores.
Isso é fundamental para o colaborador estar ciente de suas metas e ter os encargos bem definidos. Se não existir, todo o planejamento feito pelo gestor perde a validade.
Manter a equipe bem alinhada também é necessário para melhorar a comunicação interna e prevenir vários problemas. Um deles são as pendências que surgem por falta de clareza em relação às informações passadas.
O alinhamento de equipe é um processo que ocorre por meio de reuniões entre líderes e liderados, e sua finalidade é facilitar a supervisão, motivar os colaboradores e integrá-los em relação à visão, missão e objetivos da companhia.
Consequentemente, a empresa terá mais facilidade para alcançar os resultados que almeja. Por conta disso, o alinhamento da equipe é fundamental para uma gestão de sucesso.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de manter a equipe alinhada, dar algumas dicas fundamentais para motivar os funcionários e apresentar algumas estratégias para o alinhamento. Confira!
Importância da equipe alinhada
Manter a equipe alinhada traz muitas vantagens para a organização, e elas explicam a importância de realizar este trabalho. Dentre os maiores benefícios estão:
- Aumenta o senso de pertencimento;
- Melhora a produtividade;
- Reduz os conflitos;
- Desenvolve a inteligência emocional.
A primeira vantagem é que o alinhamento faz com que os colaboradores busquem os propósitos da corporação e desenvolvam o senso de pertencimento.
Consequentemente, um fabricante de vinho tinto suave doce terá funcionários motivados e cada vez mais dispostos a alcançar os resultados.
Além disso, se as pessoas sabem bem quais são suas tarefas, terão mais facilidade para manter o foco naquilo que precisa ser feito, estimulando a produtividade e o crescimento exponencial do negócio.
Há um ditado que diz “o combinado não sai caro”. Pois bem, quando o gestor tem uma boa comunicação com os membros da equipe, consegue evitar conflitos desnecessários e ninguém se sente insatisfeito.
Sem falar no fato de que ele consegue desenvolver melhor a inteligência emocional de todos, algo fundamental para o bom andamento dos processos internos.
O bom alinhamento faz com que as pessoas percebam que estão sendo bem geridas e orientadas e, consequentemente, vão se sentir mais seguras e à vontade para esclarecer alguma dúvida e apresentar ideias.
O alinhamento de equipe também está relacionado com a motivação, e existem algumas ações que você pode tomar para motivar os funcionários.
Dicas para motivar a sua equipe
Ter colaboradores motivados é fundamental, não apenas para alcançar os propósitos de uma empresa de lavagem de sofá e colchão, mas também para melhorar o clima organizacional.
Cabe ao gestor encontrar maneiras de motivar os colaboradores e existem várias estratégias que ajudam nesse sentido. São elas:
Estimular uma competição saudável
O ambiente de trabalho precisa ser competitivo, mas de maneira saudável e dentro de um limite, pois é assim que ele vai aproximar os membros da equipe, aumentar a velocidade da entrega e quebrar rotinas maçantes.
Mas na hora de incentivar a competitividade, é muito importante tomar cuidado, pois o exagero pode prejudicar o clima organizacional e transformar algo que deveria ser descontraído em uma situação hostil e pesada.
Antes de qualquer prática, primeiro é fundamental analisar o perfil dos seus funcionários e a partir disso escolher os programas que serão implementados.
Saber ouvir
Para que a comunicação realmente exista, todos os envolvidos precisam saber a hora de ouvir e de falar, mas alguns gestores acreditam que seu papel é apenas falar. Só que esse erro pode trazer muitos problemas para a organização.
O ideal é deixar claro para os colaboradores que eles podem fazer perguntas, dar sua opinião e trazer ideias novas para o setor.
Isso vai fazer com que eles se sintam mais valorizados e desenvolvam soft skills importantes para a companhia, como atitude e liderança.
Fornecer feedback
Um fabricante de salgados de forno para festa sabe que é fundamental fornecer feedback constante para os funcionários, e ele não serve apenas para apontar uma falha, mas para que o profissional sinta que é acompanhado continuamente.
O feedback positivo é tão importante quanto o feedback negativo, pois cada um exerce uma função diferente. Por exemplo, o feedback positivo vai fazer com que o profissional se sinta mais satisfeito e orgulhoso de seu desempenho.
Por outro lado, o feedback negativo mostra alguns pontos que o colaborador precisa melhorar e o incentiva a buscar essas melhorias no dia a dia.
Promover o trabalho em equipe
Dentro de uma empresa de pintura predial externa, cada setor possui uma função específica, mas assim como em um organismo, todos estão interligados e dependem uns dos outros.
Um dos maiores exemplos disso é que o departamento de vendas precisa do departamento de marketing para conseguir vender.
Nesse contexto, o papel do gestor é integrar os times para que a corporação como um todo funcione bem. Todos precisam conviver de maneira harmoniosa, colaborando para um ambiente organizacional mais descontraído e produtivo.
Aceitar sugestões e ideias
A visão que os funcionários têm da empresa e dos processos internos é diferente da visão dos gestores. Lembre-se de que eles estão na linha de frente das tarefas, portanto, podem ter ótimas ideias e sugestões em relação a como tudo acontece.
Inclusive, podem apontar problemas que os próprios líderes desconhecem e até mesmo os donos da empresa. Os funcionários precisam ter um lugar de fala, pois a opinião deles pode melhorar consideravelmente procedimentos e métodos.
Dicas para alinhar a equipe
Um fabricante de colágeno hidrolisado em pó com vitamina c pode investir em algumas práticas para alinhar a sua equipe. Dentre as mais eficientes estão:
1 – Construir um senso de missão
A missão é aquilo que os funcionários precisam buscar e cumprir com êxito, mas se eles não entenderem qual é a missão, dificilmente a equipe vai conseguir trabalhar de maneira alinhada.
O gestor precisa esclarecer qual é a missão da corporação, e a partir disso, tudo o que a equipe fizer será totalmente voltado para esse propósito.
2 – Investir em canais de comunicação interno
A comunicação dentro da companhia acontece de duas maneiras, tanto no sentido vertical quanto no horizontal. A comunicação vertical acontece de líder para liderado, enquanto a comunicação horizontal favorece a troca de ideias entre todos.
Os dois modelos são muito importantes e fazem toda a diferença para o alinhamento interno. Assim sendo, um fabricante de fatiador de frios comercial precisa investir em canais que facilitam a comunicação.
Alguns exemplos disso são aplicativos móveis, mural de recados, redes sociais corporativas, intranet, entre outros. Para escolher um desses métodos, é fundamental considerar as características e o perfil dos colaboradores.
3 – Trabalhar metas curtas
As metas devem ser vistas como o caminho que a equipe vai percorrer para alcançar um objetivo, ou seja, é aquilo que os funcionários precisam colocar em prática para alcançar o propósito.
Por conta disso, é fundamental que ela seja de curto prazo, geralmente com duração de algumas semanas, tendo em vista que as metas muito longas também podem cair no esquecimento.
4 – Organizar as informações
As informações importantes surgem no topo de um fabricante de brindes e doces, e são transmitidas pelos líderes, mas para que elas realmente colaborem com o alinhamento da equipe, é necessário que cheguem até a base da companhia.
Para que as informações importantes sejam do conhecimento de todos, é fundamental otimizar os meios de comunicação vertical. O primeiro passo é conscientizar os líderes, além de investir em canais para promover o diálogo interno.
5 – Fazer reuniões de alinhamento
O alinhamento da equipe só vai se manter por meio de reuniões, pois são elas que vão determinar o que deve ser feito e avaliar o progresso das estratégias que estão sendo realizadas há um tempo.
Para fazer uma boa reunião, uma clínica especializada em tratamento de escoliose com quiropraxia deve definir uma pauta, evitar rodeios e reservar um tempo desse momento para responder às dúvidas da equipe.
Com relação à frequência das reuniões, ela pode variar bastante. O ideal é considerar as necessidades do negócio, mas uma vez por semana já é o suficiente, mesmo porque o excesso de reuniões pode consumir o tempo dos funcionários.
Considerações finais
As empresas líderes no mercado são aquelas que conseguem alinhar a equipe e fazer com que todos os seus colaboradores busquem o mesmo objetivo.
O papel do gestor é investir em maneiras de promover esse alinhamento, e neste artigo, você conheceu algumas das principais práticas para alcançar essa meta e ter uma equipe verdadeiramente alinhada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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