A publicidade e a divulgação de uma marca na história da empresa é muito importante, sobretudo, após a disseminação da internet, chegando ao marketing direto e indireto, duas modalidades bem diferentes.
De fato, o mais comum é que os empresários, gestores ou mesmo autônomos que investem nisso acabam confundindo as duas dimensões.
O que pode ocasionar uma situação em que a estratégia não traga o retorno almejado no início.
Tanto que a diferença entre os dois recursos é profunda, tanto no sentido mais conceitual da teoria e o que ela propõe, como no sentido mais prático das formas de aplicação que cada um desses dois pilares permite no dia a dia.
A começar pelo fato de que o marketing é, em si mesmo, bem diferente da publicidade, que se foca mais em ações práticas como a gestão que a empresa de crachá de PVC para sublimação faz no tocante a uma campanha que já está em andamento.
Por exemplo, onde e por quanto tempo determinado banner deve ficar exposto.
Já o papel do marketing seria o de definir as configurações e até a natureza desse banner, definindo sua identidade visual, suas metas e até seus objetivos de médio e longo prazo.
A confusão entre todos esses termos é justamente o que pode acabar prejudicando uma campanha, fazendo com que o orçamento acabe sendo desperdiçado por falta de otimização, além do risco de impactar o público errado e perder o público certo.
Quando entramos na seara do marketing direto em contraste com o marketing indireto, então essas distinções se tornam ainda mais urgentes, justamente por se tratar de um nível anterior à prática, em que a estratégia precisa estar muito bem definida.
Naturalmente, se uma fábrica de uniforme hospitalar feminino entende a fundo essas distinções e traça planos inteiramente baseados nisso, qualquer modalidade de marketing que ela venha a utilizar trará um resultado incrível.
É nesse sentido que entram as categorias de um crescimento sério, sólido e sustentável, sem o qual hoje em dia nenhuma empresa pode se dizer madura.
Até mesmo bancos e fundos de investimento exigem essa maturidade antes de qualquer empréstimo.
Também é este o motivo pelo qual decidimos elaborar este texto de modo tão específico sobre marketing direto e indireto na publicidade, cruzando desde a formação da estratégia até seus aspectos mais práticos e aplicáveis.
Lembrando que tratar disso é algo que exige subsídios teóricos e explicações conceituais, mas também exemplos concretos que permitam um vislumbre mais claro do que se está dizendo, razão pela qual sempre ilustramos as dicas e conselhos dados.
Tanto que hoje as duas modalidades de marketing já podem ser aplicadas à publicidade de qualquer tipo de empresa, seja para lidar com serviços como meio de cultura diferencial (do nicho de laboratórios) ou para vender produtos populares no varejo.
Por esta razão, se o seu interesse mais imediato e urgente é compreender de uma vez por todas como exatamente o marketing direto e o indireto podem revolucionar sua publicidade, aumentando as vendas e fortalecendo a marca, basta seguir adiante.
Afinal, o que é o marketing?
Antes de entender marketing direto e indireto é preciso deixar bastante claro o quanto o marketing tem sua autonomia e sua profundidade quando comparado à publicidade, tanto na modalidade direta quanto na indireta.
Basicamente, ele se relaciona muito mais com o branding do que com a publicidade, ou seja, ele diz respeito aos fundamentos da comunicação de uma marca, podendo definir desde sua filosofia e cultura corporativa, até as identidades verbal e visual.
Como uma fábrica de camisetas lisas, que pode definir seu decálogo como uma cultura interna que deverá ser seguida por todos na empresa, desde os sócios e diretores até o pessoal da limpeza e da recepção da empresa.
Ademais, cabe também ao planejamento de marketing definir os princípios que vão nortear cada campanha, por isso, que ele costuma ser feito alguns meses antes em relação a um ano inteiro do período que se segue.
Por exemplo, em novembro e dezembro seria de bom tom que o planejamento do próximo ano inteiro já estivesse bem definido, estipulando traços como:
- Valores da marca;
- Estudo de mercado;
- Posição da concorrência;
- Perfis do público-alvo;
- As metas e os objetivos;
- As equipes envolvidas;
- O orçamento disponível;
- As análises e métricas.
Inclusive, se o planejamento trouxer uma visão clara sobre o marketing direto e o indireto, a marca vai conseguir realizar dois grandes feitos ao mesmo tempo, que é o de se fortalecer no médio e longo prazo ao mesmo tempo em que aumenta as vendas atuais.
É justamente neste sentido que o planejamento e a visão de conjunto começam a tornar as estratégias bem mais factíveis e assertivas.
Especialmente se elas forem comparadas com as de uma empresa que simplesmente sai gastando com publicidade, sem entender os bastidores daquilo que no fundo funciona como um mapa ou itinerário do que deverá ser feito.
Sobre o marketing indireto
Uma das distinções mais importantes do mundo do marketing é a da natureza que será aplicada na estratégia, sendo que basicamente só existem duas possibilidades.
Na primeira você impacta o seu público-alvo de modo indireto, fazendo o que podemos chamar de prospecção passiva e que hoje se identifica com o inbound ou o marketing de conteúdo.
Neste caso, a empresa não sai correndo atrás dos seus clientes, por meio de promoções arrasadoras e de iscas focadas em preços e prazos que ferem a concorrência.
Pelo contrário, se o produto é adestrador de cães, o marketing indireto vai agir de modo a atrair a atenção do cliente fora de um contexto publicitário, fazendo apenas um esforço por impactar na imaginação e na memória do cliente, até de modo subliminar.
Hoje muita gente pensa que essa modalidade se limita ao marketing de conteúdo, que consiste em disseminar conteúdos gratuitos e originais em veículos como blogs e redes sociais.
Na verdade, a modalidade é bem mais antiga, e já estava presente em filmes, programações televisivas ou radiofônicas, além de eventos presenciais, jogos, shows e afins.
É como na famosa cena de um filme em que o protagonista utiliza determinada marca de roupa, ou aplica determinado produto no pão que vai comer.
Aplicação na publicidade
A primeira grande dica sobre o marketing indireto é que ele não substitui totalmente o marketing direto, já que em algum momento a marca vai ter que ser explícita sobre sua intenção, que é simplesmente vender um produto ou serviço.
Dito isto, é perfeitamente possível aplicá-lo hoje em dia, mesmo que você não tenha acesso a recursos que permitam colocar um herói dos quadrinhos utilizando seu produto no meio de um filme ou série de streaming.
O exemplo máximo é a própria internet, onde uma empresa de pneu de avião pode ir muito além do que um blog ou rede social faria, como ao aparecer nos vídeos ou esquetes de um canal de humor, que não necessariamente tem conexão direta com seu segmento.
Outra frente bem interessante é a de marketing esportivo, que aparece em camisetas de clubes ou então em banners e outdoors espalhados pelo local.
Por dentro do marketing direto
Já esta modalidade é muito mais óbvia e muito mais conhecida, por ser tão antiga quanto a própria existência do marketing, que para alguns sempre existiu.
Trata-se daquele catálogo que você dispara para seu público, seja como revista ou como newsletter digital ou mesmo daquela ligação de telemarketing que uma empresa de terminais elétricos faz, indo direto ao assunto sobre sua solução.
Até porque, há uma infinidade de soluções, produtos e serviços que já são conhecidos do público, portanto não é preciso perder tanto tempo educando-o, mas sim convencendo de que você é melhor que sua concorrência.
Inclusive, hoje grandes plataformas de busca ou de redes sociais aplicam essa estratégia, como quando enviam um bônus de R$ 50 para você começar a anunciar com eles.
Entenda a publicidade direta
Uma dica de ouro para aplicar o marketing direto na publicidade é saber identificar qual é a dor do seu público, batendo direto nesse ponto, sem rodeios.
A verdade é que se você compreender a fundo o perfil do seu público-alvo, nada vai impedir que você consiga captar cada vez mais clientes.
Portanto, se a firma lida com mecânico a domicílio, o que ela pode fazer é disponibilizar de alguns serviços bem universais, como check up do motor ou dos pneus, pela metade do preço.
Isso vai fazer com que as pessoas literalmente “paguem para ver”. Assim, a marca atrai um público maior, ao mesmo tempo em que faz caixa e mantém a estratégia rodando.
Conclusão
Portanto, falar de marketing direto e indireto equivale a falar dos dois pilares que podem conduzir os esforços publicitários de qualquer empresa.
Com as dicas e informações trazidas aqui, fica claro que o mais viável e poderoso é saber dosar entre as duas estratégias, com isso extraindo o melhor de cada uma delas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.