O principal objetivo de qualquer empreendimento é sempre fortalecer mais o seu setor comercial e atrair cada vez mais clientes. Para isso, o marketing sazonal, assim como outras diversas estratégias, ajuda a alcançar esses resultados.
Em certas épocas do ano, as chamadas datas comemorativas o consumo dos mais variados serviços e até produtos aumenta de forma exponencial.
Para aproveitar toda e qualquer oportunidade de vendas que surgirem, os setores de marketing das organizações ficam atentos a todas as tendências da atualidade nesses sólidos de alta sazonalidade.
Ou seja, é de grande importância que os empreendedores conheçam estratégias para a comercialização de conjunto de jantar mesa e cadeiras, que ajudaram a gerar bons resultados de venda para seus negócios.
Evitando assim aquelas surpresas nem um pouco desejadas de quebra no orçamento devido às altas variações do mercado e dos clientes.
O presente artigo explicará o que é marketing sazonal e por que ele é importante para um negócio, além de citar algumas das vantagens de investir nessa estratégia, e, por fim, mostrará algumas boas dicas de como montar uma estratégia sazonal. Confira!
Marketing sazonal e sua importância
O significado do termo sazonal faz referência a alguma coisa que seja temporária, o que quer dizer que ocorre em certos períodos do ano.
Dentro do marketing sazonal, o significado faz referência a datas que acontecem em tempos específicos, como as comemorativas que são celebradas pelo menos uma vez no ano e aumentam significativamente a demanda de vendas de praticamente todo o mundo.
Algumas delas são:
- Dia dos pais e das mães;
- Dia das crianças;
- Carnaval;
- Páscoa;
- Natal.
Mas esse tipo de estratégia de marketing sazonal também pode ser utilizada nas estações do ano para promover a venda de roupas como uma bela camiseta 3 faixas, itens de casa e até alimentos.
Essa estratégia é importante porque ajuda a tomar as melhores decisões para aumentar as vendas nessas datas comemorativas. O que significa que pode ser adaptada para qualquer época.
É importante para um empreendedor entender que as vendas podem variar significativamente de acordo com o tipo de estratégia de marketing que a companhia aplica, além de como ela aproveita as oportunidades do mercado.
As oportunidades do mercado devem ser entendidas e aproveitadas, mas é importante compreender que existem certos períodos do ano em que as vendas de produtos e serviços serão mais favoráveis do que em outros para uma empresa de eventos de segurança.
O marketing sazonal é fundamental nesse sentido porque ajuda a aproveitar esses períodos de alta nas vendas, trabalhando nas semanas ou nos meses em que um século ou produto tem muito mais demanda do que no resto do ano.
A técnica ajuda principalmente aqueles varejistas que adquiriram uma grande quantidade de mercadorias fora de época pelo preço estar mais barato e saber que na época de alta do produto será significativamente mais caro.
Mas auxilia também a produzir menos produtos que não serão comprados nos próximos meses e podem se deteriorar ou estragar com o não consumo ou falta de uso.
Uma loja de biquínis, por exemplo, pode ter vendas muito baixas no inverno, por ser um período frio, mas no verão, por ter temperaturas maiores e deixar o clima mais quente, suas vendas aumentam consideravelmente.
Tendo isso em mente, o dono da loja de biquínis poderá aproveitar melhor os períodos de sazonalidade e se organizar para enfrentar as épocas de baixa nas vendas.
Vantagens de investir nessa estratégia
Quando o marketing sazonal é bem explorado, ainda mais em datas comemorativas como no dia dos pais, ele ajuda no crescimento das vendas de vários produtos, como uma chopeira elétrica 5 litros e aumentar muito a sua produção em massa.
Ao contar com essa estratégia, é possível criar campanhas, promoções e até fazer lançamentos que atraiam o público até mesmo em épocas de baixa nas vendas.
Criando ações únicas e chamativas, é possível não só fidelizar mais clientes, mas aumentar o número de leads no seu negócio em épocas em que o negócio vai bem ou não.
Além dessas vantagens, a criação de uma estratégia de marketing sazonal é ótima para ajudar o negócio a se adaptar à realidade do mercado, vender mais nas datas comemorativas e também nas comuns.
Bem como explorar as melhores formas de alcançar os objetivos da companhia.
5 passos para montar uma estratégia sazonal
Mesmo que pareça um desafio impossível montar uma estratégia de marketing sazonal eficiente para a venda dos mais variados produtos como uma batedeira de manteiga, saiba que é totalmente possível.
Através de ações simples e otimizadas, há maiores possibilidades de estruturar corretamente uma empresa para estar preparada para um maior volume de visitas nas datas comemorativas.
Veja, a seguir, os principais passos que podem ajudar qualquer empreendedor a montar uma campanha de marketing sazonal altamente eficiente para o seu negócio:
Passo 1: organize um cronograma
O primeiro e mais importante passo para a criação de uma estratégia de marketing sazonal é saber quais são os pedidos mais frequentes em cada época e se antecipar.
Quanto mais cedo se planeja a fabricação de várias unidades de um item, como uma chopeira beer truck para vender no verão ou dia dos pais, maiores são as chances de pagar mais barato no lote deste tipo de produto.
Uma boa forma de explorar estratégias sazonais é se atentando a outras datas além das mais comuns, como páscoa, dia das mães, Natal, entre outras.
É possível criar estratégias para a conscientização dos problemas de queda de cabelo feminina e promover a venda de peruca cacheada importada, pois as chances de um bom retorno são enormes.
Passo 2: escolha a mensagem de campanha ideal
É de extrema importância que uma estratégia sazonal tenha uma mensagem original e de significado, que deve ser alinhada com os propósitos da marca e também com as expectativas dos clientes.
Vale ressaltar que cada data comemorativa precisa ter a sua própria mensagem e abordagem específica aliadas a uma estratégia consistente.
É importante ter isso estabelecido antes de iniciar o contato com um potencial cliente na hora da venda de gesso para parede ou qualquer outro item ou serviço.
Trabalhar nas cores e imagens que podem atrair mais o público para o seu negócio também é essencial e faz toda a diferença para o público definir se irá ou não fechar um negócio.
Passo 3: invista em parcerias
Parcerias com outras lojas de um nicho diferente e até com influenciadores digitais que estão muito em evidência atualmente, são investimentos vitais para ajudar nas vendas, seja em datas comemorativas ou não.
Mas é necessário ir atrás de uma parceria que se alinhe aos termos e objetivos tanto da empresa empresa quanto dos clientes, que são o que fazem uma empresa ser o que ela é.
Passo 4: aproveite as redes sociais
Apenas criar um perfil da empresa nas redes sociais não é o suficiente para ter êxito em estratégias de marketing digital. É necessário se manter presente e buscar se comunicar de forma clara e objetiva com o público.
Para o marketing sazonal, as redes sociais são importantes para fazer a divulgação dos itens mais procurados nas datas comemorativas e mostrar que a empresa está preparada para atender às necessidades de seus consumidores em qualquer época do ano.
Além disso, a junção do marketing sazonal com estratégias como o omnichannel pode ser muito benéfica, se considerar o fato dele integrar os meios de contato do cliente com as lojas virtuais, melhorando consideravelmente as experiências de compra do público.
Passo 5: esteja sempre a par dos resultados
Acompanhar e analisar os resultados de uma campanha é de grande relevância para saber se ela está sendo efetiva ou se precisa de ajustes. As métricas principais para essa análise são:
- Ticket médio;
- Lifetime Value;
- ROI ou retorno sobre investimento;
- Taxa de conversão.
O marketing sazonal exige que o empreendedor esteja ligado em todas as datas comemorativas tradicionais e não tradicionais que podem ser mais exploradas.
Considerações finais
Entender como funciona um planejamento de marketing sazonal pode ser o grande diferencial de um negócio, tendo em vista a alta competitividade que se vê no mercado atual.
Além de que também ajuda a melhorar os resultados de vendas não só em datas comemorativas como nas épocas em que normalmente elas não são muito boas, criando um bom plano sazonal.
Além de criar um cronograma, é fundamental que a mensagem que a marca deseja passar seja clara através do uso de elementos visuais que chamem a atenção para a data que se está comemorando.
Por fim, também é essencial escolher boas métricas e acompanhá-las, para traçar as melhores estratégias de otimização para o planejamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.