As mídias sociais são de grande importância no mundo moderno. É nelas que acontece grande parte da vida de muitas pessoas. Com apenas alguns cliques, você pode entrar em contato com um amigo, verificar as últimas informações ou se divertir um pouco. Não é à toa que os empresários também decidiram entrar neste mundo e aumentar os lucros graças à sua presença nas redes sociais. O que é marketing de mídia social e como usá-lo?’
O que é marketing de mídia social?
Marketing em mídias sociais ( social media marketing ) é o uso de plataformas apropriadas para fins de vendas. Isso é principalmente sobre o YouTube, Instagram e Facebook. Para quem atua no setor B2B, o LinkedIn também pode ser uma boa solução.
O marketing de mídia social é sempre destinado a aumentar os lucros no final, mas as maneiras pelas quais isso pode ser alcançado podem variar. Às vezes é uma promoção direta de produtos ou serviços, outras vezes o usuário se concentra principalmente na construção de reconhecimento da marca, aumentando o alcance ou conquistando destinatários fiéis.
4 Pilares do marketing nas redes sociais
Já sabemos o que é marketing de mídia social. Agora é hora de mencionar como usá-lo. Pode-se dizer que tudo se baseia em alguns pilares principais, que são:
1. Estratégia
Para que suas atividades de marketing tragam o máximo de resultados, você precisa ter um plano adequado, ou melhor, uma estratégia de marketing. E não importa o tipo de negócio. Desde uma empresa de limpa fossa americanópolis, até uma lancheria em Belo Horizonte. Todos devem ter uma estratégia consolidada!
Sem ela, é difícil perseguir consistentemente os objetivos e usar o potencial.
Por isso, também no caso das redes sociais, é preciso cuidar de uma estratégia. Seu ponto de partida pode ser responder a algumas perguntas-chave:
- Quais são os principais objetivos de estar nas mídias sociais?
- Como a mídia social pode ajudá-los a alcançá-los?
- Quais plataformas melhor atingirão esses objetivos?
- Que tipo de conteúdo é melhor compartilhar?
- Como será possível julgar se os resultados pretendidos foram alcançados?
No entanto, para responder a qualquer uma dessas perguntas, primeiro você precisa voltar um passo e definir seu público-alvo. Sem ele, será realmente impossível desenvolver uma estratégia eficaz. É por isso que vale a pena dedicar um tempo para conhecer seus clientes em potencial antes de começar.
2. Planejamento e publicação
Estratégia definida, tempo para planejar. Um dos aspectos importantes do marketing de mídia social é certamente a publicação regular. As pessoas que estão constantemente visíveis têm mais chances de alcançar seus clientes e aumentar seu alcance.
É por isso que é melhor planejar seu conteúdo com antecedência. Isso permitirá que você evite uma situação em que, por falta de tempo na criação de novas postagens ou vídeos, ou por falta temporária de ideias, apareça um grande buraco na publicação.
O planejamento também é tão simples que existem muitas ferramentas que podem ajudar. Alguns deles até permitem que você configure a publicação automática para que você não precise acompanhar os prazos.
3. Monitoramento da atividade dos destinatários
Juntamente com a publicação regular (claro, desde que a estratégia seja desenvolvida), com o tempo, uma conta da empresa nas mídias sociais aumentará seu alcance. Assim, o número de reações, conversas sobre a marca ou comentários sobre o conteúdo aumentará. As pessoas reagiram ao seu conteúdo, marcaram sua empresa em suas próprias redes sociais e até enviaram mensagens diretas.
Nesta fase, vale a pena focar na escuta, ou seja, como a marca é percebida e o que os seguidores falam sobre ela. Afinal, quem melhor do que o público-alvo para dizer o que um potencial cliente espera? Os seguidores podem ser uma mina de conhecimento – uma fonte de inspiração para criar novos conteúdos. Eles também podem fornecer muitas sugestões úteis para possíveis melhorias e alterações a serem feitas.
4. Análise dos resultados
Como você sabe que o marketing de mídia social está trazendo os resultados pretendidos? Claro, graças à análise dos resultados. Sem ele, é difícil julgar se está indo na direção certa.
Por isso, é preciso verificar regularmente qual alcance é gerado por conteúdos específicos, qual deles tem maior engajamento, qual se traduz em mais renda e qual traz resultados ruins. Desta forma, será possível melhorar ainda mais a estratégia de conteúdos e, ao longo do tempo, publicar de forma ainda mais alinhada com as expectativas dos destinatários, e assim – rentabilizar cada vez mais a presença em mídia social.
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