comunicação ativa

O que é comunicação ativa?

Comunicação ativa é uma estratégia muito importante para melhorar e facilitar a comunicação com as pessoas

Na verdade, a comunicação é algo muito representativo na condição humana, tendo em vista que muito do desenvolvimento que alcançamos ao longo da história se deve ao fato de que alguns meios de comunicação foram desenvolvidos.

A partir deles, podemos transmitir e receber ideias complexas, e uma comunicação ativa melhora a eficiência das transmissões e potencializa a sedimentação do conteúdo.

As empresas precisam se comunicar com o seu público interno e externo, ou seja, elas precisam estabelecer um diálogo com os clientes e com os colaboradores. É dessa forma que consegue chegar onde deseja e alcançar seus objetivos.

Se você analisar, vai perceber que tudo o que envolve uma marca está relacionado à comunicação. Por exemplo, para estar presente nas redes sociais, é necessário fazer publicações e interagir com os seguidores.

Para que o trabalho seja bem realizado é necessário treinar o colaborador, e tudo isso está relacionado com a comunicação.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é comunicação ativa, os benefícios que ela traz e como estabelecê-la. 

Entenda o conceito de comunicação ativa

O processo de comunicação é composto pela mensagem, meio e interlocutores. Primeiro alguém tem uma mensagem que precisa passar para alguém, então utiliza um meio para fazer isso para que o conteúdo chegue até a outra pessoa.

Analisando essa definição, não é difícil acreditar que ela se limite apenas a uma via de sentido, o que acaba não sendo uma maneira eficiente de se comunicar.

Para que a transmissão ocorra de maneira abrangente, é necessário garantir que o fluxo de transmissão tenha duas vias simultâneas.

Exemplo disse ao vendedor de uma loja de persiana romana motorizada. Quando ele conversa com o cliente, permite que seu interlocutor seja capaz de manifestar suas impressões e fazer perguntas. Isso é o que chamamos de comunicação ativa.

Benefícios da comunicação ativa

O senso de pertencimento é um dos valores que mais geram engajamento dos colaboradores, e por meio da comunicação ativa, é possível fazer isso.

Um bom planejamento de comunicação já gera impactos diretos e objetivos, mas as organizações precisam pensar em maneiras de melhorar a eficiência do processo de comunicação.

Isso é importante porque ele interfere em aspectos subjetivos relacionados aos indivíduos envolvidos no diálogo.

Por exemplo, existem valores intangíveis que permitem que a mensagem seja transmitida, bem recebida, acrescida de significado e sedimentada de maneira duradoura.

Se uma empresa de asfalto pronto ensacado investir em esforços para estabelecer uma comunicação ativa, terá acesso a várias vantagens. São elas:

Melhora o engajamento do público

Como falamos anteriormente, o senso de pertencimento é um dos aspectos que mais geram engajamento no público, tanto interno quanto externo. Se as pessoas se veem como parte importante do grupo, se dedicam mais para realizar as tarefas.

Os indivíduos precisam da oportunidade de se manifestar e se sentirem valorizados. Quando conseguem isso, criam um vínculo com a empresa e se conectam aos valores intangíveis.

Eles são representativos, fortalecem a marca e fazem com que ela seja mais duradoura e competitiva no mercado em que atua.

Fortalece o trabalho em equipe

A comunicação ativa é dinâmica e isso favorece o trabalho em equipe. Os indivíduos que pertencem a um grupo conquistam mais chances de se expressar. 

Dessa forma, a liderança não exerce um papel protagonista e que dita toda a iniciativa.

A eficiência obtida no processo de comunicação traz mais coesão aos objetivos, oportunidades e necessidades. Isso possibilita que todos os membros tenham consciência de seu papel e do que precisam fazer.

Aumenta a produtividade

A comunicação ativa consegue aumentar a produtividade porque melhora a qualidade da transmissão de mensagens e da troca de informações como um todo.

Podemos imaginar como exemplo um processo de comunicação de apenas uma via, em que a mensagem, como uma propaganda de produto para limpeza pesada, viaja até o interlocutor, utilizando um meio para chegar até ele.

Quem recebe o conteúdo precisa esperar a transmissão terminar para poder se manifestar, usando a mesma via.

Por outro lado, quando a transmissão e o recebimento acontecem ao mesmo tempo, é possível reduzir o tempo de resposta e criar mais oportunidades que melhoram o processo enquanto ele acontece.

Consequentemente, os dois envolvidos na comunicação terão mais assertividade e produtividade durante o processo.

Melhora os relacionamentos interpessoais

As conexões interpessoais são profundas, e seu significado e qualidade estão relacionados à comunicação. 

As pessoas conseguem se identificar umas com as outras por meio de:

  • Ideias;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Palavras.

Mas, a identificação é muito maior quando se pode ouvir e falar, assim, quando o interlocutor recebe uma mensagem, pode se manifestar simultaneamente. Isso faz com que ele se sinta valorizado dentro do processo de comunicação.

Quando uma empresa de avaliação de ajuste patrimonial consegue falar com o cliente de maneira ativa, este se sente mais valorizado, por isso, vai se dedicar mais para compreender a mensagem transmitida.

Só que para aproveitar todas as vantagens da comunicação ativa, é necessário saber como colocá-la em prática.

Como implementar a comunicação ativa

Algo que se ouve falar muito ultimamente é uma cultura organizacional pautada pela comunicação ativa, que também é conhecida como speak-up culture.

Trata-se de um termo que se refere a ambientes de trabalho onde os funcionários são livres para compartilhar ideias, preocupações em relação ao ambiente de trabalho, opiniões, entre outros, sem se sentir constrangido.

Analisando por esse lado, fica claro que o termo “comunicação ativa” não se refere apenas a uma maneira de solucionar os problemas entre as empresas e seus colaboradores ou entre as marcas e os clientes.

Na verdade, quando uma auto escola CNH especial moto investe em comunicação ativa, incentiva seus colaboradores a manifestarem suas ideias, e assim encontrar modelos de negócios e oportunidades que ainda não foram trabalhados.

As organizações podem implementar a comunicação ativa por meio de várias estratégias, e tem entre as que mais se destacam estão:

Usar ferramentas, métricas e processos

Não se pode falar sobre comunicação, sem falar sobre um canal. A empresa precisa disponibilizar para todos os membros da equipe um espaço adequado para se manifestar.

É necessário que seja um canal de confiança entre a corporação e os funcionários, em que a comunicação acontece de maneira imparcial e permite que a companhia guie e ampare os colaboradores.

Uma empresa de higienização de carros alagados pode usar essa mesma ferramenta para mim será evolução da cultura da comunicação dentro do negócio. Basta analisar se mais casos foram relatados.

Também é interessante verificar se as pessoas se identificam ou submetem suas opiniões como anônimas, o tempo que os administradores levam para abrir um relato e, principalmente, para resolvê-lo.

Essas e outras métricas vão ajudar a guiar o trabalho de comunicação ativa e entender o que precisa ser melhorado.

Destacar a ideia entre os líderes

Diretores, gerentes, supervisores, entre outros cargos de liderança possuem um papel muito importante na implementação da comunicação ativa.

Por meio dela, um fabricante de bloqueador de rastreador veicular consegue estabelecer encontros menores, como rodas de conversa e reuniões.

Por meio delas, os líderes têm a oportunidade de incentivar comportamentos e mostrar para os funcionários a cultura do speak-up.

É interessante lembrar que, na maioria dos casos, os líderes são receptores dessas opiniões, reclamações e ideias, injustamente por isso precisam estar preparados para ouvir, mesmo que não concordem.

Não retaliar os colaboradores

Muitos profissionais deixam de manifestar um problema, uma opinião ou uma ideia por medo de retaliações. Ela pode aparecer de várias formas, como boicote de projetos, bullying e até demissões.

Para evitar esta situação, é necessário comunicar aos funcionários que expressar o que sentem é algo positivo e que não será recriminado.

Lembre-se de proteger funcionários que acabaram de se manifestar por meio de conversas, e lembre-se de que se alguém for denunciado por retaliação, pode não ser a única pessoa.

Nesse sentido, uma creche bebe deve investir em treinamentos e formação para a equipe, totalmente focados no assunto.

Considerações finais

Sendo assim, as empresas que trabalham com a comunicação ativa obtêm muitos retornos positivos. 

Acontece porque ao mesmo tempo em que ganham visibilidade em relação a potenciais riscos para o negócio, como assédio, também conseguem explorar oportunidades.

Com base nisso, é correto afirmar que a comunicação ativa se fortalece com o passar dos anos e produz um efeito manada, ou seja, quando funcionários influentes adotam essa postura, incentivam os demais a fazerem o mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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