O consumo consciente é um assunto cada vez mais em pauta, pois a maneira como consumimos produtos de serviços geram vários impactos no meio ambiente.

Um dos maiores problemas é o consumo exagerado de alimentos que leva ao desperdício. Compras em excesso aumentam a produção e tudo isso gera impactos para o planeta, que já vem sendo agredido há um bom tempo.

O consumo de roupas também é outro fator que traz muitos problemas para a humanidade, tendo em vista que em muitos países não se tem o hábito de doar peças que as pessoas não usam mais, ou seja, tudo vai para o lixo.

Outras coisas sem necessidade é trocar de celular todos os anos e até mesmo de carro. As pessoas precisam parar com o consumismo e botar a mão na consciência antes que seja tarde demais.

Devemos comprar apenas aquilo que precisamos, pois o excesso, além de prejudicar a natureza, também prejudica o seu bolso. Se você também quer melhorar seus hábitos de consumo, não deixe de ler este artigo.

Vamos explicar o conceito de consumo consciente e dar algumas dicas para colocá-lo em prática.

Entenda o conceito de consumo consciente

Consumo consciente é derivado do consumo sustentável, e consiste na escolha feita considerando os impactos ambientais, na sociedade e nas finanças pessoais. Seu significado é muito simples e a ideia deve fazer parte do dia a dia das pessoas.

Um exemplo disso é quando uma pessoa vai ao supermercado e deixa de comprar frutas porque antes quer consumir aquelas que já tem em casa. Também podemos citar como exemplo alguém que não compra uma roupa que não precisa por impulso.

Optar por um guincho 24 horas mais próximo do que aquele que você está acostumado a usar em outra cidade também é uma forma de consumir um serviço de maneira consciente.

Esses são exemplos de escolhas inteligentes e que vão evitar o desperdício e outros tipos de impactos negativos no meio ambiente.

O assunto está cada vez mais em pauta, por isso, cada vez mais vemos pessoas interessadas em mudar seu comportamento e a maneira como consomem produtos e serviços.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, em 2018, consumidores que eram indiferentes ao tema, começaram assim instruir e a ter mais consciência daquilo que consomem.

Ele passa a ser um consumidor consciente, aquele que considera os impactos de suas ações de compra, os problemas do excesso de descarte de produtos, além de buscar escolher com sabedoria as empresas e com quem se relaciona.

Sendo assim, se você vai comprar, por exemplo, um porta caneta de acrílico, primeiro precisa conhecer as empresas para escolher aquelas que também se preocupam com as questões ambientais.

Para entender um pouco mais sobre o funcionamento do consumo consciente, vamos dar algumas dicas para aderir esse estilo de vida.

Dicas de consumo consciente

O consumo sustentável pode ser definido como um estado de preocupação em relação ao modo como uma pessoa compra, a quantidade que compra e a qualidade do que compra.

Trata-se de um movimento social global, que ajuda a conscientizar os indivíduos sobre os impactos que o consumo tem no meio ambiente, na saúde e na sociedade em geral.

Se as pessoas não mudarem a maneira como compram, vão perpetuar vários problemas existentes atualmente, como:

Por conta disso, o consumo e a produção sustentáveis tentam reduzir a degradação ambiental, aumentar a eficiência dos produtos e serviços e promover um estilo de vida sustentável.

Se você analisar vai parecer que esse conceito é muito distante da realidade, mas, na verdade, ele tem plenas condições de funcionar se cada um fizer sua parte. Isso acontece pela adaptação de pequenos hábitos e nos ajuda a ser consumidores conscientes.

Para começar a consumir dessa forma, desde aula de meditação Distrito Federal a qualquer outro tipo de produto ou serviço, algumas dicas são:

Analisar o que é comprado

Prefira produtos orgânicos porque eles são bons para o meio ambiente e para a saúde. Substitua os hortifrútis convencionais por feiras orgânicas e procure, ao menos uma vez por semana, substituir a carne por outros alimentos proteicos, como o feijão.

Isso reduz a pegada de carbono, tendo em vista que a pecuária gera muitos impactos negativos por conta da emissão de gases que agravam o efeito estufa, além de exigir uma grande quantidade de água para criar os animais.

Planejar as compras

Quem quer consumir de maneira cada vez mais consciente precisa planejar suas compras. Assim como você pesquisa sobre dog walker preço antes de contratar um profissional ou empresa, não custa nada fazer uma listinha antes de sair de casa.

Você vai comprar apenas aquilo que precisa, o que é vantajoso para o meio ambiente e para o bolso, pois evita gastos excessivos.

Preferir produtores locais

Prefira comprar de produtores e marcas da sua região, pois isso promove o desenvolvimento da economia local e apoia os pequenos negócios.

Também é uma maneira de reduzir os gases poluentes provenientes do transporte de mercadorias e embalagens, além de aumentar o senso de comunidade.

Compreender os desejos e necessidades

No dia a dia, ouvimos muitas pessoas dizendo que precisam de um sapato novo, de um celular novo ou até mesmo de um carro novo, mas mesmo sendo uma frase comum, ela não condiz com a realidade.

Uma pessoa que precisa de um celular novo é aquela que perdeu o aparelho ou foi roubada e não conseguiu recuperar o dispositivo. Outro exemplo é quando o celular está extremamente velho e já não funciona mais.

Seja para comprar escova de carvão ou qualquer outro produto ou serviço, primeiro verifique se é realmente necessário ou se é apenas um capricho seu.

O consumo consciente consiste nessa diferenciação, portanto, antes de comprar qualquer coisa verifique se você realmente precisa daquele produto.

Conhecer melhor as empresas

Procure comprar de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, analisando as medidas que elas tomam para reduzir os impactos ambientais de suas operações e para desenvolver a comunidade do local onde estão.

Também é importante conhecer a origem dos produtos, para evitar comprar de marcas que utilizam mão de obra escrava e infantil.

A internet é uma fonte gigante de informações, e por meio de uma rápida pesquisa, é possível saber quais empresas são éticas e quais não são.

Reutilizar

Uma ducha inox piscina, assim como vários outros produtos do dia a dia, pode ser reaproveitada de outras formas, caso a pessoa queira trocá-la por outro modelo.

Avaliar os impactos ambientais de nossas decisões de compra tem tudo a ver com o reaproveitamento de produtos e embalagens.

Por exemplo, se a pessoa comprar uma garrafa de suco feita de vidro, depois de consumir todo o produto, pode reaproveitar essa garrafa para colocar água gelada, como vaso de plantas, dentre outras possibilidades.

Se você ganhou um presente dentro de uma caixa de papelão, ao invés de jogá-la fora, utilize-a como local para guardar papéis e documentos.

Um pote de vidro de maionese pode ser usado para guardar frutas secas de Natal, condimentos, temperos, dentre outros.

Tudo o que precisamos fazer é usar a criatividade e enxergar utilidade em boa parte daquilo que seria jogado fora.

Evitar plásticos de uso único

Ao invés de usar vários copos descartáveis durante o dia, prefira uma garrafinha de água ou uma caneca reutilizável que possa ser usada no ambiente de trabalho.

Na hora de fazer compras, leve sacolas reutilizáveis, pois elas ajudam a reduzir a quantidade de saco plástico, que sempre vai parar no oceano.

Para se ter uma ideia do quanto esse material é prejudicial, além de levar cerca de 400 anos para se decompor, apenas 7% do saco plástico é reciclado. Assim sendo, a melhor alternativa é não usá-lo.

Identificar hábitos nocivos

Ao comprar cortina de trilho para quarto de casal, procure uma loja e um fabricante que se preocupem com o meio ambiente. Da mesma forma, identifique seus hábitos no dia a dia e quais deles impedem uma vida mais sustentável.

A melhor maneira de fazer isso é analisando a rotina para ver ações que comprometem o consumo consciente. Exemplo disso é o hábito de deixar a luz acesa quando não está no cômodo ou tomar banhos demorados.

Considerações finais

Sendo assim, o consumo consciente é dever de todos, pois ele protege o meio ambiente do excesso de descarte, desperdício e exploração.

Consumir produtos de qualidade e preferir apenas aquilo que você realmente precisa, além de cuidar do meio ambiente, também traz muita economia para o seu bolso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *