Geomarketing

O que é Geomarketing e como desenvolver estratégias

Com a integração do GPS em múltiplas plataformas e a expansão da Big Data, o uso de dados de localização em estratégias de marketing torna-se uma excelente opção de segmentação do usuário. Esse processo é chamado de geomarketing

O geomarketing conta com as informações de IP, isto é, os dados que identificam uma máquina em uso na web, para saber onde o alvo de uma ação de vendas mora e quais os locais que geralmente frequenta. 

Com esses dados, o geomarketing prevê a adaptação de uma série de campanhas, anúncios e centros para captação e tratamento de leads, oferecendo mais eficiência ao consumidor e melhores perspectivas de vendas. 

Plataformas para aplicar geomarketing

O geomarketing é uma metodologia promissora, uma vez que o uso de GPS para o funcionamento de interfaces virtuais é cada vez mais crescente. Com perspectivas de uma sociedade inteiramente conectada, a prática pode se consolidar pelos próximos anos. 

Apesar da indisponibilidade de eletrodomésticos e até roupas conectadas à internet, o que se tem de tecnologia disponível é suficiente para a execução de técnicas de geomarketing em uma empresa de arquitetura. São essas as melhores plataformas de atuação:

Aplicativos 

Os aplicativos são a principal plataforma do mundo mobile, representando mais da metade de todos os acessos à tecnologia de smartphones e tablets. Como um programa, conectado à internet e à tecnologia em nuvem, é baixado no dispositivo do usuário. 

No momento do download, o arquivo solicita algumas permissões, entre elas o acesso ao GPS instalado no sistema operacional. Uma vez concedido, os dados de localização são compartilhados e o aplicativo pode adaptar sua interface ao local do usuário. 

SMS

Uma tecnologia relativamente antiga, o SMS é uma sigla para Short Message Service ou serviço de mensagens curtas. Trata-se dos pacotes de mensagem oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel, comuns até a popularização da internet. 

Durante a geração de leads, de acordo com a metodologia de Inbound Marketing, o fornecimento de informações de contato, por parte do usuário, pode ser através de um número de celular. O geomarketing é perfeito para nutrir esse perfil de lead. 

Com o auxílio do GPS e dados IP, a empresa responsável pode enviar um SMS com informações relevantes para o potencial cliente no momento em que este se aproxima de sua loja física, que podem ser: 

  • Promoções diversas;
  • Ofertas do dia;
  • Cupons de desconto;
  • Programas de benefícios.

Prestadoras de serviços, como escritórios que oferecem serviços funerários ou produtos de um nicho diferenciado também podem usar a estratégia.  

Vale ressaltar que essa técnica deve ser executada com cuidado, posto que o usuário deve considerar esta uma boa oportunidade de negócio e não uma invasão de privacidade. Seja sucinto na mensagem e evite o envio de links, que podem ser vistos como spam

Redes sociais

As redes sociais são uma excelente plataforma para geomarketing, uma vez que contam com uma infraestrutura que integra informações provenientes do GPS, mapas e motores de pesquisa, notificando, por exemplo, um histórico de busca por janela em alumínio.

Um dos pontos mais interessantes desses locais é como o trabalho de acesso é completamente terceirizado, posto que a empresa proprietária do site vai solicitar o uso do mecanismo já no momento de baixar.

Assim, a empresa já conta com um público segmentado e informações de localização que já estão disponíveis, prontas para o uso. Algumas mídias sociais apresentam telas exclusivas para a busca por localização, permitindo o cadastro do endereço de organizações.

Desenvolvendo estratégias de geomarketing

O uso dessas plataformas, com o auxílio do GPS, abre um leque de oportunidades para a exploração dos mecanismos de rastreio na prospecção do cliente, seja de forma direta, pela imagem de um vendedor ou indireta, as melhores estratégias são:

1 – Segmentação de público por local

A segmentação de público por local é um mecanismo do planejamento estratégico, um desdobramento da análise de mercado fundamental para a elaboração de qualquer estratégia de marketing para vendas.

Com o auxílio de informações disponíveis em plataformas online, bem como o que já se tem sobre a empresa contemplada, a equipe, profissional ou agência pode segmentar o público-alvo por raio de alcance geográfico da marca.

Posicionando lojas e escritórios físicos na perspectiva de atração do cliente, o planejamento estratégico analisa a extensão de sua malha logística e portanto, até onde é viável o atendimento, entrega de frutas secas para dieta e suporte do mercado.

Traçando um perímetro, é extraído o perfil de público-alvo do espaço segmentado, dispensando o uso de técnicas mais amplas, reduzindo custos de pesquisa e o tempo para elaboração de uma estratégia, o que contribui com a produtividade.

 

2 – Experiência do usuário personalizada

Válida para sites e aplicativos, a experiência do usuário trata da disposição de informações e recursos gráficos de modo a ser agradável na visão do cliente, gerando fluidez na navegação e harmonia em cores e na interface da plataforma.

Para grandes empresas, que atuam de maneira distinta em vários locais, o uso de geomarketing para adaptar a experiência do usuário em tela é vital. O exemplo mais comum está em multinacionais, que adaptam o idioma da página de acordo com a localização.

Essa localização é concedida pelo endereço IP do usuário, assim como cookies que acessam o rastreamento do dispositivo. Essas informações são programadas de modo a gerar um comando que modifica a URL automaticamente no navegador.

Em geral, esse tipo de mecanismo é sinalizado pela tag “/br” ou a sigla de qualquer outro país ao final do endereço do site. Nos aplicativos, o mecanismo se manifesta durante o primeiro acesso, quando a página inicial solicita dados de localização.

Apesar de comum em grandes corporações de aluguel de van com motorista, essa ferramenta de geomarketing é acessível para empresas de pequeno porte e pode ser necessária quando há perspectiva de alcance para além do território.

 

3 – E-mail marketing integrado à GPS

Outra estratégia de Inbound Marketing, mas também usada no tradicional outbound, o e-mail marketing ganha uma dimensão de atuação com o geomarketing. Integrado ao GPS, o método de envio de mensagens pode ser ainda mais personalizado.

Nutrir leads e mantê-los interessados na empresa, sem com isso tornar-se irritante ou invasivo, é um desafio para qualquer empresa que se aventura em marketing digital. No geomarketing, uma mensagem de e-mail é enviada de acordo com o percurso do usuário.

Considere um indivíduo que percorre um caminho todos os dias em relação ao trabalho. Seu trajeto é a pé, curto o bastante para viabilizar a caminhada, mas longo o suficiente para deixá-lo cansado. No caminho, ele passa por uma loja de bicicletas.

Ao analisar um anúncio de martelinho de ouro mais próximo, a ferramenta de busca recomenda outras empresas próximas do usuário, incluindo a loja de bicicletas. Após visualizar o conteúdo do site, ele se inscreve em um alerta de promoções por e-mail. 

A loja, por sua vez, ao empregar ferramentas de geomarketing, percebe qual é a necessidade de seu lead, personalizando o conteúdo que é enviado por e-mail. Em outro nível, a empresa dispara alertas de promoção quando o usuário está próximo à loja. 

Desta forma, o usuário se torna mais propenso a conferir a loja física e efetuar a compra. Esse é um exemplo de processo de marketing de atração para estabelecimentos físicos com o uso de geomarketing.

 

4 – Acesso gratuito à internet por meio de “check-ins”

Os check-ins, no contexto das redes sociais, são o envio de atualizações que informam à rede de perfis de um determinado usuário, que ele usufruiu de serviços em um estabelecimento comercial. Para as empresas, é uma oportunidade de anúncio orgânico.

Muitas instituições, desde consultórios dentistas até o escritório de uma empresa de pavimentação, empregam o check-in como uma condição ao acesso de determinados serviços, como o uso de internet gratuita dentro do local. 

Quando o usuário acessa a rede pública, é automaticamente direcionado a determinada rede social, onde é solicitada uma publicação com a localização dele. Assim, todos os perfis que o seguem podem ver que ele está naquele estabelecimento. 

A estratégia pode ser inserida em qualquer rede social, sob a forma de publicações comuns ou stories. O método também pode conter um link para acesso ao site da empresa, impulsionando o tráfego para ele.

 

5 – Geotagging 

Geotagging é um amplo ramo que abrange todas as estratégias de geomarketing para redes sociais que envolvem o uso de tags de localização. 

Quando um usuário publica fotos de seu ar condicionado 110 volts de determinada loja e marca seu perfil na publicação, é um geotagging.

A associação entre fotos e o endereço da empresa é o princípio do geotagging, que emprega meta tags e outros mecanismos para motores de busca, com o objetivo de transformar a publicação de fotos em um impulsionador de tráfego orgânico.

Outro exemplo de geotagging, desta vez associado aos motores de busca, são as ferramentas de cadastro de negócios no GPS da empresa. Simulações de imagem de rua, fotos da fachada da empresa e de seus produtos são associadas à localização.

Quando o usuário digita o endereço da rua onde a empresa está localizada, seja nos buscadores ou nas redes sociais, os algoritmos que regem esses espaços farão a associação automática e indicarão a empresa ao indivíduo.

 

Conclusão

Geomarketing é uma estratégia ideal para as empresas que desejam atuar no comércio ou prestação de serviços presenciais, com o auxílio de ferramentas de anúncio remoto, como as redes sociais, ferramentas de busca e sites institucionais.

Investir nesse serviço pode melhorar os resultados de estratégias já conhecidas, atingindo com maior potência o público-alvo de determinada região. A metodologia parte da intercambialidade entre mundo real e virtual para a promoção de marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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