Muito se fala sobre Posicionamento de Marca nos dias de hoje, mas não são todos os gestores e empreendedores que compreendem seu significado na prática.
Mas ao fazer pesquisas na internet ou perguntar para algum profissional de marketing, a verdade é que existem diferentes definições, o que acaba confundindo ainda mais os negócios que precisam trabalhar essa questão.
Só que existe uma definição que pode ser aplicada por qualquer tipo de empresa, e ela determina que posicionamento de marca é a maneira como a organização deseja ser reconhecida pelos clientes.
No entanto, é importante entender que não se trata da maneira como os consumidores enxergam a companhia, mas da forma como ela quer ser vista pelas pessoas.
Tampouco se trata daquilo que a organização é de fato ou como é reconhecida atualmente, mas da forma como ela quer ser reconhecida.
Ter esse conceito em mente é muito importante para conseguir trabalhar o posicionamento adequadamente e conseguir fazer com que as pessoas enxerguem o negócio como ele deseja.
Para ajudar a alcançar esse objetivo, este artigo vai explicar como criar um posicionamento de marca, dar algumas dicas para construir uma marca forte e falar um pouco sobre a importância de criar uma identidade visual.
Como defini-lo?
Depois de compreender o conceito de posicionamento de marca, chegou o momento de saber como defini-lo para o negócio. É necessário que a empresa saiba trabalhar algumas etapas importantes, sendo elas:
Conhecer o público
A primeira coisa a ser feita é conhecer o público-alvo da organização, visto que é a partir dele que o negócio vai definir sua persona.
Uma empresa de pintura automotiva industrial precisa ter esse conhecimento para conseguir o posicionamento que deseja.
Assim sendo, o primeiro passo é definir o público e uma das formas de fazer isso é por meio de um mapa de empatia que vai detalhar informações sobre a persona. A pesquisa de mercado também é útil e ajuda a traçar o perfil de cliente ideal.
Analisar os concorrentes
É necessário fazer uma auditoria rigorosa sobre a presença digital dos concorrentes para identificar o que eles fazem e qual é a percepção do público acerca disso.
Isso é importante porque traz uma imagem do que é bom e do que não é totalmente conveniente fazer dentro do segmento. Também é uma forma de identificar elementos e ações que ajudam a marca a se diferenciar e a preencher as lacunas dos concorrentes.
Ter uma proposta de valor
A organização só vai conquistar seu posicionamento de marca se tiver uma proposta de valor compatível com a realidade, mas sem deixar de considerar o que está por vir.
Priorizar apenas a qualidade ou o preço não são atributos suficientes para que a marca alcance o topo do mercado. Na verdade, ela precisa estar conectada aos valores, percepções e pensamentos dos consumidores.
O cliente pode até pesquisar sobre aluguel de vans preço, mas existem outros elementos que estimulam e motivam o público e é com base nisso que a companhia precisa alinhar sua mensagem, sua impressão e os processos comerciais.
Agregar valor
Uma das melhores estratégias para agregar valor é o marketing de conteúdo, uma ação que visa desenvolver materiais ricos, que falam sobre assuntos de interesse da audiência e são capazes de educar, cativar e informar as pessoas.
Por meio desses conteúdos, o negócio mostra que os consumidores são realmente importantes e podem até mesmo construir uma comunidade em torno da marca. Outras estratégias muito úteis são:
- Criar programas de fidelidade;
- Permitir testes gratuitos;
- Organizar eventos;
- Oferecer brindes.
São ações que agregam valor para os processos e ajudam a organização a conquistar um bom posicionamento de marca perante os clientes, colaboradores e até investidores e fornecedores.
Como construir uma marca forte
Para se destacar e ter uma marca forte, um fabricante de copo personalizado precisa definir uma proposta de valor única. É isso que vai diferenciá-lo dos concorrentes, portanto, é necessário identificar o que o negócio oferece de especial.
Quando ele definir sua proposta de valor, poderá se concentrar em outros pontos para que sua mensagem seja convincente, aumente a conscientização de marca e atraia clientes em potencial.
Outro ponto elementar nesse processo é investir em design de marca, pois para que ela seja consistente e atraente, deve-se destacar visualmente e criar uma impressão positiva e duradoura na mente dos consumidores.
O negócio precisa de um logotipo único, com as cores certas, fontes atraentes e um estilo consistente e condizente com todos os pontos de contato usados pela organização.
Se a empresa criar um design de marca eficaz, vai conseguir se destacar em meio aos concorrentes, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização de marca.
Uma marca de cartucho de impressora a laser também precisa estar presente nas redes sociais, tendo em vista que essas plataformas aumentam a conscientização sobre o negócio e ajudam a se conectar com os clientes.
Muitas organizações usam as redes sociais para compartilhar conteúdo relevante, interagir com os seguidores e criar uma comunidade para elas. Mas é fundamental escolher as redes sociais certas, além de compreender sua linguagem e sua cultura.
Esses aspectos são fundamentais para criar um plano de conteúdo consistente, construir uma presença sólida nos canais e aumentar a conscientização de marca em meio a um público amplo.
Importância dos aspectos visuais
A importância da identidade visual está além de construir uma imagem positiva para o consumidor. Na verdade, pensar no aspecto visual da empresa ajuda a causar uma impressão marcante para o público.
Isso faz com que o negócio seja lembrado por conta de uma cor ou até um símbolo usado em sua identidade. Ela é formada por fatores simples como cores, fontes, logotipo e até elementos gráficos que trazem uma aparência mais profissional.
É assim que uma oficina mecânica Hyundai vai conseguir se destacar perante os demais. Mas a importância da identidade visual também aparece quando o assunto é o posicionamento da marca.
A identidade é essencial para mostrar que a empresa é séria, profissional e confiável para que possa se aproximar dos clientes.
Cores mais neutras são indicadas para empreendimentos que precisam de um aspecto mais sério, como no caso dos consultórios. Por outro lado, uma loja de roupas infantis pode optar por uma interação mais descontraída e investir em cores alegres.
Mas não se deve confundir a identidade visual com marca e branding, pois mesmo que ela seja muito importante, não é o único elemento que deve ser trabalhado pela corporação.
A marca de um fabricante de cavalete automotivo grande é algo mais abrangente e está relacionada a outros fatores que envolvem o posicionamento do empreendimento, seu tom de comunicação, sua missão e seus valores.
Ela também pode ser compreendida em meios específicos, como no caso do logotipo. Mas quando se trata de branding, a marca está cuidando do processo de planejamento de estratégias que geram o crescimento do negócio.
A identidade visual é diferente desses conceitos porque usa elementos gráficos para distinguir a organização de seus concorrentes, usando para isso recursos variados como ilustrações, tipografia e cores.
Só que além de criar sua identidade visual, um fabricante de cortina painel em lona também precisa saber como aplicá-la no dia a dia.
Em primeiro lugar, o conjunto de elementos escolhidos deve estar presente no negócio e no contato com os clientes de maneira rotineira. Isso significa que a empresa pode usar itens de papelaria personalizados com sua identidade visual.
Eles estarão presentes no dia a dia dos funcionários e dos clientes de maneira prática e eficiente. Na internet, esses elementos devem estar presentes no site institucional, nos perfis nas redes sociais, no blog da marca e em outros canais usados.
Por exemplo, se a empresa produz vídeos para o YouTube, pode inserir uma marca d’água com seu logotipo ou com as cores de sua identidade visual. Assim, além de ser identificada, evita que seus conteúdos sejam usados por terceiros.
Por fim, uma empresa de construção de piscina suspensa pode usar sua identidade visual para distribuir brindes aos clientes e brindes corporativos, é uma estratégia muito útil para que os consumidores sempre se lembrem do negócio.
Considerações finais
O posicionamento de marca é uma condição que depende de algumas estratégias que são trabalhadas pela empresa, assim como ações voltadas para construir uma marca forte e determinar a identidade visual da companhia.
Tudo isso é importante para que o negócio consiga se destacar em seu mercado de atuação, mostrar profissionalismo para os consumidores, conquistar a confiança das pessoas, aumentar as vendas e elevar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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