Persuasão: aprenda novas técnicas de prova social
Imagine a seguinte situação: Está passando na TV uma propaganda de um produto X. Ao final dessa propaganda, aparece um número de telefone e a seguinte mensagem: “Nossos atendentes estão aguardando a sua ligação! ”
Agora pense nessa mesma situação, mudando apenas algumas palavras, a propaganda mostra o mesmo produto, porém, ao final a mensagem que aparece é “Caso os atendentes estejam todos ocupados, ligue novamente! ”
Em qual dessas situações mais pessoas ligaram para comprar o produto?
Na segunda situação.
Esse foi um experimento feito para mostrar que a prova social realmente existe e funciona.
Prova social é uma técnica simples de persuasão que mostra que 95% das pessoas agem com base nas experiências de outras pessoas.
No experimento acima, isso fica claro: quando a propaganda dá a ideia de que os atendentes estão te aguardando – ou seja, não estão atendendo outras pessoas – as ligações foram muito menores do que quando passa a impressão de que eles estão atendendo tanta gente que talvez você precise tentar de novo.
Pense um pouco sobre suas escolhas
Alguma vez já assistiu um filme porque várias pessoas estavam falando sobre ele? Ou foi em algum restaurante depois de observar que ele está sempre cheio?
Essa é a prova social na prática.
Sendo assim tão eficiente, ela não pode ficar de fora das suas estratégias com seu negócio.
Técnicas de prova social para usar nos negócios
- Comentários e depoimentos de clientes satisfeitos: Estes são os tipos mais utilizados de prova social. Em sites e blogs, eles geralmente aparecem após o post, já em sites de compras ficam embaixo do produto, em redes sociais do lado do perfil da página.
Sabendo que 95% das pessoas seguem as outras, comentários positivos podem fazer muito pelo seu produto.
- Quadro de avaliação: são aqueles espaços onde podemos evidenciar os prós e contras de produtos e serviços e de suas características, como qualidade, montagem, durabilidade, etc. Ele funciona do mesmo jeito que os comentários e depoimentos.
- Fotos de pessoas usando seu produto: Gente usando seu produto ou serviço atrai gente que vai querer usar também. Simples assim.
- Número de visitantes: Essa prova social mostra quantos visitantes já passaram pelo seu site e em alguns casos, quantos estão online. Dá a sensação de que outras pessoas também estão interessadas, semelhante ao caso daquele restaurante sempre cheio que você decidiu experimentar.
- Opinião de referências de peso: É a opinião de alguém muito conhecido no mercado em que você atua, ou alguém muito conhecido geralmente, como alguém famoso. Isso pode ser alcançado com parcerias, com dinheiro ou com o próprio reconhecimento.
Prova social realmente dá resultados?
A prova social traz muitos benefícios, bons resultados e possibilidade de grande crescimento, mas isso quando sua utilização é bem-feita. Use-a da forma mais natural possível: não deixe que seu público desconfie, já que isso pode diminuir sua credibilidade.
Não coloque comentários falsos e nem apague os negativos – inclusive, é importante dar atenção a estes casos para preservar sua imagem online.
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