O mundo da digitalização está dando mais poder aos clientes para escrever suas opiniões na forma de resenhas revisões on-line sobre serviços ou produtos, e essas opiniões podem gerar ou prejudicar negócios, afirma Abdul Fares. Ou seja, as opiniões dos clientes: um boca a boca digitalizado, simples, barato e poderoso.
Como empresa, uma coisa é ter uma presença on-line para aumentar a visibilidade, outra é ter críticas positivas que impulsionarão as vendas. Pense bem, quando foi a última vez que você visitou uma pizzaria sem pedir a opinião de alguém? Ou quando foi a última vez que você fez uma compra on-line sem ler primeiro as resenhas?
Para esclarecer, 93% dos consumidores lêem críticas on-line antes de fazer uma compra e 92% confiam apenas nas empresas com pelo menos uma classificação de 4 estrelas. Isso mostra a taxa em que as avaliações influenciam as decisões de compra dos consumidores e é por isso que, como empresa, você deve se preocupar.
Leia como Abdul Fares, um dos principais CEOs de comércio eletrônico desenvolve estratégias para aproveitar ao máximo as análises on-line e como você pode gerenciá-las.
Onde você pode encontrar os comentários on-line da sua marca?
Do Google às plataformas de mídia social e aos sites de avaliação on-line do consumidor, existem diferentes plataformas nas quais os consumidores estão se voltando para as empresas hoje em dia. Portanto, é importante saber para onde se deve analisar as análises on-line de negócios, afirma Abdul Fares.
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Comentários de Social Media
Com o Facebook com 2,4 bilhões de usuários, esta é uma plataforma de análise on-line que não deve ser tomada como garantida. É provável que seus clientes acessem as mídias sociais para que seus amigos on-line conheçam suas opiniões sobre o seu negócio. Portanto, aumente sua presença nas mídias sociais e faça com que as críticas sejam deixadas o mais perfeitamente possível para os visitantes.
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Comentários do Google
O Google é o local número um para posicionar sua empresa na frente de seus clientes. As análises do Google são análises que aparecem quando a sua empresa ou marca está sendo pesquisada no Google. As análises do Google são uma excelente maneira de promover sua empresa e podem aumentar sua classificação nas páginas de resultados de pesquisa.
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Sites de Revisão Online
Existem vários sites de revisão on-line, gerais ou de nicho, em que as empresas podem tirar proveito de sites populares, como Yelp, BBB, reclamações de consumidores, entre outros, estão dando voz aos consumidores para compartilhar suas experiências com as empresas.
Dicas para lidar com as revisões on-line
Tem uma crítica negativa? Não entre em pânico ou se deixe intimidar. “Como empresa, entenda que sempre haverá críticas ruins e boas e críticas ruins não significam negócios ruins”, diz Abdul Fares. “Isso não significa que críticas negativas devam ser ignoradas; se tratadas adequadamente, você ainda pode ficar em cima do jogo de críticas e usá-lo em seu proveito”, acrescenta Fares.
Responder positivamente a comentários negativos
Acompanhe seus comentários ou avaliações on-line e responda prontamente a eles. Isso não significa que você deva atacar uma crítica negativa com negatividade; isso pode ser a pior coisa que você pode fazer com seus negócios. Responda com respeito e prefira soluções. Isso informará ao seu consumidor o seu valor e você estará trabalhando para oferecer o melhor.
Acompanhamento do cliente
Para mostrar sua sinceridade em ter o melhor interesse deles, acompanhe os clientes mais tarde. Isso pode não resultar no retorno do cliente, mas pode reduzir a disseminação da experiência ruim que um cliente insatisfeito tem com sua empresa. Pode mudar a opinião do cliente e ele pode mudar sua crítica negativa para crítica positiva.
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