Inteligência de marketing é uma metodologia que ajuda a melhorar os resultados da empresa. Ela é importante porque, por meio dos dados, fica mais fácil embasar as decisões e a organização consegue reduzir os riscos.

Ao mesmo tempo, é uma forma de otimizar as estratégias, e isso é fundamental porque o mercado exige que as corporações sejam inteligentes. O problema é que nem todos os gestores sabem o que isso significa.

Negócios que usam inteligência aproveitam melhor seus recursos e aumentam a competitividade, e tudo isso acontece por meio dos dados. Nas estratégias de marketing, os dados são fundamentais para as ações.

Com eles, é possível melhorar a experiência do consumidor e construir vantagem competitiva. A inteligência do marketing é uma das áreas mais importantes do Business Intelligence.

Esse conceito apreende as estratégias necessárias para que os dados sejam transformados em inteligência da companhia. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de conferir este artigo até o final.

Aqui, você vai entender o conceito de inteligência de marketing, sua importância para as empresas, os benefícios que oferece e ver algumas dicas para aplicá-la.

Conceito de inteligência de marketing

Inteligência de marketing são processos e técnicas que usam dados com o objetivo de melhorar as estratégias e obter bons resultados na área de marketing.

A intenção da metodologia é estruturar as informações de modo que elas embasam as decisões e a corporação corra menos riscos. Também aproveita melhor as oportunidades, conhece o consumidor e torna a marca mais competitiva.

Mas isso só é possível por meio de um sistema de inteligência de marketing, e ele deve ser estruturado com ferramentas e estratégias que cuidam da coleta, tratamento e análise de dados.

Nesse processo, uma empresa de instalação para ar condicionados deve contar com uma equipe que saiba trabalhar com inteligência de dados e capaz de extrair informação e conhecimento.

Isso é importante porque os dados devem ser processados e interpretados para que realmente sejam úteis nas estratégias de marketing.

Mesmo que a inteligência esteja relacionada a uma área do marketing, por meio de profissionais especializados e ferramentas adequadas, não deixa de ser importante a participação e aderência de toda a equipe.

A partir do momento em que os dados se tornam centrais para as estratégias, é indispensável que as decisões sejam baseadas neles.

Importância da inteligência de marketing

Durante muito tempo, as estratégias de marketing se baseavam em suposições. Os gestores tomavam decisões com base em percepções e em informações insuficientes.

Na hora de criar uma campanha na televisão, a publicidade resolvia quais eram os veículos escolhidos com base em informações genéricas sobre a audiência, mas não era possível saber quantas pessoas viriam o anúncio.

A internet mudou tudo isso, e por meio de ferramentas de monitoramento, uma empresa de serviços de limpeza conhece cada passo do consumidor e de seus concorrentes.

A transformação digital aumentou o volume de dados e possibilitou o surgimento do big data, uma tecnologia que consegue tratar grandes quantidades de dados gerados e coletados pelas empresas.

A partir disso surgiu a inteligência de marketing, visto que o processamento de informações pelo big data pode ser usado em suas estratégias para melhorá-las.

Decisões baseadas em suposições se tornaram mais precisas, uma vez que os dados revelam informações sobre a realidade que antes eram imperceptíveis.

A inteligência no marketing é importante porque coleta e analisa os dados, ajudando os profissionais a embasarem a tomada de decisão. Assim sendo, as informações coletadas pela organização se tornam ativos estratégicos para o marketing.

Benefícios da inteligência de marketing

A inteligência de marketing traz muitos benefícios para as empresas, e dentre as melhorias perceptíveis estão:

Por meio da inteligência de marketing, um fabricante de bolsa mochila personalizada consegue compreender a realidade que o cerca. Além de entender o conceito, encontra tendências para o futuro, com base em análises preditivas.

Isso ajuda o departamento de marketing a planejar as estratégias e aproveitar oportunidades, ao mesmo tempo em que se protege de ameaças.

Ao analisar o setor de atuação, fica mais fácil entender as dinâmicas do mercado, descobrir estratégias dos concorrentes e entender se existe o risco de novos entrantes ou produtos substitutos.

O principal objetivo da inteligência de marketing é melhorar as ações, de modo que consigam se comunicar da melhor forma com os interesses e necessidades das pessoas.

Assim, as estratégias conseguem alcançar os objetivos esperados pelo negócio. A partir do momento em que a marca conhece o consumidor, melhora suas estratégias e, consequentemente, a experiência das pessoas com ela.

Com a ajuda da inteligência de marketing, uma empresa de automação hidráulica industrial consegue desenvolver soluções específicas para as necessidades dos clientes, se comunicar melhor com eles e melhorar a percepção de marca.

Por fim, quantas estratégias melhoram, conseguem alcançar resultados ainda melhores, o que melhora o retorno sobre os investimentos (ROI).

Como aplicar inteligência de marketing

Depois de saber quais são os benefícios que a inteligência de marketing pode trazer para as empresas, nada mais justo do que querer implementá-la. Para isso, é necessário adotar as seguintes estratégias:

Ter uma cultura data driven

Aplicar esse conceito não significa apenas contratar algumas ferramentas, na verdade, ele também depende de uma mentalidade diferente na organização, de modo que os dados sejam o centro das decisões.

Esse processo é conhecido como cultura data driven e precisa fazer parte da cultura organizacional do negócio, sendo nutrida constantemente entre os funcionários.

Atentar-se às restrições de cookies

Durante a coleta de dados, um fabricante de porta de aço automatizada pode adotar ferramentas que usam cookies de terceiros, como no caso do Google Analytics.

Eles mostram dados que os navegadores registram sobre a navegação dos usuários, mas os navegadores mais importantes, como o Chrome e Safari já anunciaram que não vão mais oferecer suporte para esse tipo de cookies.

Uma forma de não depender desses recursos é trabalhar com a coleta de dados diretamente com os consumidores, por meio de enquetes, conteúdos interativos, entrevistas e questionários.

Fazer pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing ajudam a obter informações importantes para a inteligência de marketing, mesmo não sendo a única maneira de fazer isso.

Para fazer essas pesquisas, é necessário adotar diferentes técnicas de coletas de informações, como observação participante, questionários, etnografia, entrevistas, grupos focais, entre outros.

Uma empresa de impermeabilização com acabamento para piscina pode desenvolver essas técnicas presencialmente ou pela internet.

Também é possível coletar dados secundários que consigam complementar as pesquisas de marketing e usar boas fontes, como relatórios de institutos de pesquisa.

Transformar dados em inteligência

Os dados não vão se transformar em inteligência de marketing por conta própria. Eles precisam ser processados para que se tornem informações que serão interpretadas para obter conhecimento.

É esse processo que permite a organização gerar inteligência de marketing, o que requer uma boa equipe e ferramentas adequadas.

Criar uma estratégia de dados

A inteligência de dados depende de uma estratégia que saiba lidar com eles, e mais uma vez é importante ressaltar que não basta adquirir ferramentas.

Para que os dados sejam realmente úteis, é necessário saber trabalhar os dados e como vão ajudar a cumprir os objetivos.

Nesse contexto, um fabricante de janela de vidro para quarto deve trabalhar com dados primários e secundários, quantitativos e qualitativos, e verificar todas as possibilidades de meios de coleta e análise.

É assim que vai conseguir obter boas informações sobre a realidade da empresa e como está o mercado vivenciado por ela.

Consolidar o sistema de informações

O sistema de informações de marketing reúne e organiza informações sobre o mercado, consumidores, concorrentes e do próprio negócio. São informações internas e externas muito importantes para as estratégias de marketing.

É fundamental sistematizar os dados para analisar e integrar todos eles, possibilitando a inteligência de marketing do negócio.

Integrar outras áreas

Por fim, um fabricante de cabo de aço inox revestido deve integrar os dados e o conhecimento obtido por meio de diversas áreas para que possa gerar a inteligência do negócio como um todo.

A inteligência de marketing precisa ser integrada às outras áreas, tais como finanças e vendas, visto que isso contribui para o crescimento dos setores e ajuda a obter dados valiosos para o marketing.

Considerações finais

As estratégias de marketing digital podem se tornar muito mais assertivas, por meio de dados e informações bem organizados se aproveitados.

A inteligência de marketing é a metodologia que ajuda a alcançar esse propósito, e neste artigo você conheceu as ações necessárias para implementá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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