A tomada de decisão é essencialmente um processo decisório para optar entre as opções que são possíveis. Levando para os negócios, todas as consequências das escolhas podem afetar de forma direta ou indireta todos os funcionários trazendo riscos ou oportunidades.
Decisões são tomadas o tempo inteiro durante o dia a dia das pessoas. E um projeto de cftv, principalmente, deve ter um processo de tomada de decisões quase que constantes e ininterruptas. Pois as escolhas devem ser feitas, analisadas e modificadas se for o caso.
Nada é feito sem uma prévia tomada de decisão. Qualquer tipo de acontecimento se origina por meio disso.
Se um morador quiser fazer a instalação ar condicionado central em sua casa, ele vai precisar tomar uma decisão. E ela pode ser boa ou ruim para ele.
Um dos mais essenciais papéis do líder é tomar as decisões. E essa é uma tarefa de enorme responsabilidade. Afinal, todas as consequências de tomadas de decisão ruins devem ser fatais para uma organização.
Por isso, uma empresa que faz tratamento criolipólise não toma decisões sem antes se basear em dados e análises. Quando feitas de modo bem pensado e com algum plano sólido, as tomadas de decisão devem levar o negócio a alcançar os melhores resultados.
Falar sobre a tomada de decisão em si, é muito fácil. Mas as pessoas mal sabem o que de fato é tomar uma decisão, porque, acaba sendo um conceito muito vago e precisa ser entendido com todo cuidado possível pelos empresários ou pessoas do ramo de negócio.
Por isso, os líderes devem continuar lendo este artigo para que se possa entender completamente o que esse conceito quer significar.
Conceito de tomada de decisão
A tomada de decisão é um processo de escolher algo fundamental em um grupo de pessoas ou em uma organização empresarial.
Ela diz respeito à seleção de um grupo de ação entre duas ou mais opções possíveis a fim de se chegar a uma resolução para um dado problema.
O processo de tomada de decisão em empresas é feito por um grupo de profissionais com a meta de ajustar o funcionamento do negócio. Dessa maneira, trata-se de uma ação contínua e dinâmica que envolve todas as atividades pertencentes à instituição.
Levando em conta que é uma atividade constante, esse processo decisório desempenha um papel vital no funcionamento de uma empresa. Afinal, representa a junção entre o conhecimento científico, habilidades técnicas e a experiência profissional.
Em um espaço de gerenciamento, a decisão não deve ser tomada de forma abrupta. Nesse sentido, há algumas fases do processo de tomada de decisão que devem ser seguidas:
- Definir bem o problema;
- Juntar dados e informações;
- Avaliar as alternativas;
- Fazer a melhor opção;
- Planejar e partir para execução;
- Acompanhar os resultados.
As decisões são tomadas para sustentar os processos do negócio. E, assim, dar garantia de um bom funcionamento empresarial em todos os níveis de administração a fim de alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
A sua importância
Por meio do processo decisório, um negócio tem a capacidade de alcançar bons resultados que muitos não acreditam justamente por terem medo de tomar decisões.
Por isso, é importante a tomada de decisão, principalmente porque tem a capacidade de se fazer uma organização, alçar novos vôos e ser competitiva dentro do mercado. O essencial é não ter medo de realizar as escolhas. O risco também faz parte de todo o processo.
As fases de um processo de decisão
Agora que já se entende o que é a tomada de decisão, é hora de compreender quais são as etapas desse processo:
Compreenda qual é o problema a ser resolvido
Em negócios, a tomada de decisão pode estar ligada a um problema, vontades ou outras questões mais estratégicas geralmente conectadas às metas da empresa. Achar qual é a questão e as causas são os primeiros passos para agir de acordo com a melhor decisão.
Entenda como a questão é tratada atualmente
Após saber qual é o problema e pelo que ele é causado, é fundamental olhar para dentro da empresa e compreender o que está sendo feito com relação a ele. Isso evita que escolhas erradas que foram tomadas no passado acabem sendo tomadas de novo.
Faça o levantamento de dados
Essa é uma das fases mais essenciais da tomada de decisão. Sem dados, não é possível entender o que de fato está indo bem ou não, e qual é de fato o problema real.
Organizados e contextualizados, todos os dados devem se tornar informação, que, por sua vez, é indispensável às boas escolhas. Eles possibilitam tomar decisões mais exatas e antecipar-se aos acontecimentos ruins.
Liste as possibilidades de soluções
Ao saber o que é realizado no momento e o que pode ser ajustado, uma lista de possíveis soluções deve surgir. É o momento de levantar todas essas possibilidades. E devem ser postas em ordem de necessidade.
Escolher a melhor opção
Em seguida, é o momento da tomada de decisão. Depois de compreender o problema, juntar dados e listar resoluções, o gestor tem em mãos o necessário para fazer a escolha.
Os tipos de tomada de decisão
Provavelmente um líder já deve ter agido por impulso e tomou uma decisão que ele não tomaria se tivesse refletido mais sobre o assunto. A seguir alguns tipos de decisões:
A Intuitiva
Como se viu, esse tipo de tomada de decisão ocorre com base na sua intuição e instinto. No espaço empresarial, a tomada de decisão intuitiva não é muito indicada porque, em geral, vai envolver toda a empresa e pode ter sérias consequências.
Com base em valores
Esse é o tipo de decisão que leva em conta seus valores pessoais que foram desenvolvidos ao longo da sua vida. Podem ser influenciados pela família ou por experiências de vida.
Vale frisar que os valores são muito essenciais até na hora de fazer a cultura empresarial, porque as empresas que vivem os valores são muito mais duradouras. Por isso, uma oficina martelo de ouro deve viver sempre os seus valores.
A Racional
A tomada de decisão mais racional, ao contrário da intuitiva, leva em conta uma gama de fatores lógicos para se fazer a escolha. Nesse tipo, é comum criar uma lista com as opções possíveis, levando em conta os prós e contras para se tomar uma decisão exata.
A Colaborativa
Esse tipo de escolha é feito no grupo, por isso é tão comum a ver na maioria das empresas e organizações. Um líder de uma empresa que faz calça uniforme maranhão toma as decisões em conjunto com os funcionários.
A tomada de decisão colaborativa é muito essencial, porque leva em conta vários pontos de vista frisando a ideia de que as escolhas feitas na empresa não são só feitas pelos seus líderes.
A Especializada
Por último, mas não menos essencial, tem-se a tomada de decisão especializada. Esse tipo é criado por especialistas do ramo em questão quando nenhuma das alternativas de tomada de decisão acima são boas para solucionar um problema.
Logo, é o tipo de decisão mais confiável no espaço organizacional, porque é feito por um profissional mais experiente e com acesso a dados precisos de mercado e do negócio.
4 dicas de como tomar decisões corretas
Agora que se entende quais são os tipos de tomada de decisão, deve-se ver as 4 dicas que vão ajudar a tomar decisões mais corretas:
Achar o problema
Em se tratando de empresas, o primeiro passo é avaliar o seu contexto, enumerando os problemas e possíveis gargalos que estejam dificultando a produtividade do negócio.
Desenvolver alternativas
É fundamental desenvolver alternativas, por meio de brainstormings, que resolvam cada questão e projetem todos os seus possíveis desdobramentos. É o que se faz em uma sessão de podologia unha encravada para que o cliente não sinta tanta dor.
Ponderar cada opção
Após a etapa de criação de ideias, é essencial ponderar cada alternativa levando em conta pontos negativos e positivos para a empresa.
Implementar as decisões
Depois de ter pensado em todas as alternativas e elencar as melhores ideias, é hora de pôr elas em prática. Se o motorista decide que irá realizar o conserto câmbio automático, de imediato ele deve ir realizar essa ação.
Considerações finais
As escolhas mais eficazes devem produzir um trabalho melhor que leve em direção às suas metas de longo prazo. E esses devem ser guiados pelos valores principais do negócio.
A empresa deve avaliar de modo contínuo os gastos e avaliar as consequências prováveis das ações. Se ela seguir essas dicas de tomada de decisão na empresa, vai poder decidir sobre vários assuntos de forma mais inteligente e eficiente.
O mesmo vale se for uma empresa que presta serviço para empilhadeira elétrica manutenção. A tomada de decisão é parte de qualquer negócio no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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