Vale-alimentação é um direito ou benefício?

13/5/2021 –

Entenda o que diz a CLT sobre o assunto.

A legislação trabalhista brasileira prevê diversos benefícios aos trabalhadores. Algumas dessas vantagens são opcionais para as empresas e estão ligadas ao interesse de cada organização e ao acordo estabelecido com os funcionários. Essa é a situação em que se encaixa o vale-alimentação .

Vale-refeição ou vale alimentação?

Antes de saber mais sobre o vale-alimentação, é preciso entender as diferenças entre ele o vale-refeição . Apesar de serem parecidos (e muitas vezes serem confundidos pelos colaboradores), esses benefícios têm aplicações distintas no dia a dia.

O vale-alimentação é aceito em supermercados, sacolões, açougues e mercados menores. Ele pode ser utilizado para consumo de diversos tipos de produtos vendidos nesses locais. Já o vale-refeição é aceito em restaurantes e lanchonetes, sendo mais utilizado para o consumo diário de refeições do funcionário.

O benefício do vale-alimentação é obrigatório?

Ao contrário de outros benefícios, o vale-alimentação não é uma obrigação da empresa. De acordo com as normas da CLT, o salário pago ao colaborador já abrange gastos com alimentação, moradia e vestuário, por exemplo. Dessa forma, o cartão alimentação pode ser oferecido como uma vantagem opcional por algumas empresas, tornando-se um diferencial no mercado de trabalho.

Dessa forma, a concessão do vale-alimentação é importante para as empresas atraírem funcionários mais qualificados e preparados (e os reterem), já que profissionais experientes tendem a optar por empresas que oferecem mais benefícios.

Além disso, diante de um mercado concorrido, os locais que oferecem essas vantagens geralmente têm menos rotatividade de funcionários, pois eles tendem a trabalhar mais satisfeitos.

A contratação de uma empresa de benefícios

Uma das formas de oferecer o vale-alimentação com mais segurança e tranquilidade é contratando uma empresa de benefícios, como a Sodexo . Os consultores da Sodexo ajudam o seu RH a fazer todos os cálculos necessários para estipular um valor do vale-alimentação que se encaixa no orçamento empresarial.

Os sistemas especializados diminuem as chances de erros e prejuízos, oferecendo mais segurança nas transações e menos trabalho para o departamento de recursos humanos. Ou seja, a contratação de uma empresa de benefícios e qualidade de vida traz mais comodidade ao empregador, já que todo o processo é feito por especialistas na área.

Saiba mais

!link Por que oferecer cartão alimentação?
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/por-que-eu-devo-oferecer-vale-alimentacao.htm

!link Vantagens do vale-alimentação para o colaborador
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/vantagens-do-vale-alimentacao-para-seu-colaborador.htm

!link Qual é a diferença entre o vale alimentação e o vale refeição?
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sodexo-club/qual-a-diferenca-entre-vale-alimentacao-e-vale-refeicao.htm

!link Delivery: dicas de manuseio de compras feitas no mercado
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sodexo-club/delivery-dicas-de-manuseio-de-compras-feitas-no-mercado.htm

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/pme/vale-alimentacao-e-um-direito-ou-beneficio.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *