Possuir um planejamento é algo fundamental tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal, e para que cada etapa possa ser concluída, existe o Plano de Desenvolvimento Individual, também chamado de PDI.
Esse planejamento é feito, principalmente, voltado ao lado profissional do indivíduo que começa a se preparar para desenvolver a carreira de uma melhor forma, tendo as competências que podem garantir melhores funções em seu emprego.
O PDI também pode ser utilizado nos processos de uma empresa, permitindo que os funcionários sejam estimulados a uma boa performance em uma fabrica de chaveiros, por exemplo.
O Plano de Desenvolvimento Pessoal pode ser algo que seja desenvolvido e dê resultados tanto a curto prazo para as necessidades mais imediatas como também, a longo prazo para as habilidades que podem ser usadas e aprimoradas em momentos futuros.
A importância e os benefícios do PDI
Pensar em formas e novos meios para se crescer no ramo profissional quando se possui uma clínica veterinária, por exemplo, pode ser um bom planejamento para os profissionais sempre busquem um crescimento interno.
O PDI ajuda a formar novos líderes de mercado com visões que podem sair do comum, pensando sempre na evolução de uma empresa por meio de seus planos, podendo analisar com uma maior facilidade os erros antes de cometê-los.
Esse plano permite que o profissional possa fazer uma análise própria sobre seu crescimento, dando a oportunidade de surgir meios para que sejam aprimorados.
Com isso, pode-se dizer que um profissional que realiza o PDI conta com pontos benéficos como:
- Identificação dos seus pontos fortes;
- Melhor execução nos planos de ação;
- Estimula um melhor engajamento;
- Aumento da produtividade.
Essa identificação dos pontos fortes, e também dos fracos, permite um conhecimento ainda maior sobre como é o perfil do funcionário desde suas dificuldades em algumas etapas e aptidões em outras.
Em alguns casos, o PDI pode contar também com um atendimento psicológico para se entender ainda mais a mente do profissional e como ele reage diante dos seus erros ou acertos, tendo deste modo, uma forma de melhorar seu desenvolvimento.
Por ser algo objetivo, é possível que um padrão seja estabelecido no desenvolvimento do PDI de forma que realmente realize algum efeito positivo nas competências profissionais que já possuem.
Esse engajamento deve ser o que motiva o indivíduo a sempre buscar meios melhores para o lado profissional, usando o plano como uma base para que o destaque ocorra cada vez mais.
Como a busca por sempre ter novos meios para uma arquitetura de interiores comercial esteja sempre dentro das expectativas do mercado.
Com essa melhora, a produtividade aumenta na quantidade de trabalho entregue e também, na sua qualidade, capacitando o profissional para que possa abraçar mais facilmente as oportunidades que lhe surgem ao longo do percurso.
Como montar um bom PDI?
Tomar a iniciativa para se montar um PDI pode começar através de passos simples que, em longo prazo, trarão uma satisfação futura pelos resultados alcançados.
O primeiro passo é ter o objetivo bem específico, como ocorre em um contrato manutenção preventiva ar condicionado que a sua finalidade está descrita nas cláusulas.
Todo plano que conter um objetivo deve sempre ser lembrado para que eles sejam a base que conduzirá todo o percurso até o resultado final.
Em seguida, é importante saber quais competências se possui para que esse resultado seja alcançado, e também quais são as necessárias para que possa contribuir com esse andamento.
O que acaba requerendo uma análise pessoal do profissional como um exame de saúde ocupacional, equilibrando os pontos fortes e os pontos fracos, estes são importantes para saber como será o PDI.
Porque com isso, pode ser exposto as prioridades dentro deste processo que ajudará no alcance dos objetivos, sendo que esta parte é considerada como uma pergunta interna das habilidades que serão necessárias.
Essas priorizações podem ser feitas com regras de três, onde cada habilidade que o indivíduo possui pode ser aprimorada ou desenvolvida dentre os critérios de impacto ao objetivo final, o desejo de se aprender e a urgência em torno disso.
Posteriormente, há a etapa da criação de um cronograma onde devem ser estipuladas o tempo para desenvolver e se aprimorar como deseja, bem como as datas e um prazo final para que o objetivo possa ser alcançado.
Como ao pagar o aluguel de sala comercial por hora para deixar definido o tempo que será necessário para finalizar o que é preciso dentro daquele espaço.
Analisar o percurso é importante, por isso, monitoramentos de como está andando o processo devem ser acompanhados com afinco para que o PDI possa ser concluído.
Ferramentas para ajudar na construção do PDI
Com o avanço da tecnologia e os surgimento de plataformas ou softwares que auxiliam desde as tarefas mais básicas até as mais complexas, existem algumas ferramentas que podem ajudar durante a construção e o processo de PDI.
Os softwares que possuem um viés voltado para RH acabam sendo um dos que ajudam a realizar as avaliações de competências do indivíduo, bem como as suas necessidades e a visualização dos resultados que são apresentados.
Alguns softwares também possibilitam a centralização das informações dentro dos objetivos estabelecidos, indicando as necessidades e podendo visualizar as etapas que foram realizadas e as que ainda esperam por uma conclusão.
Dicas sobre como evitar erros no PDI
Tratando-se de planos, muitas vezes podem surgir questionamentos ou direcionamentos que nos levam a caminhos não esperados e com isso, a frustração.
Assim como os demais planos, o PDI também pode haver etapas das quais se levam a erros que atrapalham a sua conclusão, sendo a principal delas a definição de metas que não podem ser atingidas.
A confecção do PDI exige metas reais, como ao contratar um serviço de terceirização de copa para um evento com antecedência para que caso haja empecilhos, haja um tempo para se contornar a situação.
Em muitos casos, uma meta grande pode ser dividida entre menores para ocorrer o andamento de um processo que pode ser a longo prazo, por isso, cada meta deve ser adequada a respeitada dentro do tempo que for estipulado.
Desprezar o cumprimento das etapas e não acompanhá-las é outro erro bastante comum em relação ao PDI, que para saber o seu andamento e como está sendo cada processo, é importante fazer análises para evitar os erros.
Outro erro que pode ser prejudicial é o foco apenas no resultado final e não no aprendizado que se é construído pelas etapas, principalmente nos aproveitamentos futuros que o funcionário poderá adquirir.
O PDI deve ser utilizado para que um trabalho saudável e produtivo possa ser desenvolvido pelo profissional, sem que lhe gere pressões, e que sirva como uma forma de crescimento da organização do qual ele trabalha.
Como o PDI pode ajudar em uma empresa?
Uma empresa deve sempre buscar aprimoramentos, seja em seus serviços em relação aos consumidores como também, com seus próprios funcionários.
O PDI para uma empresa pode ajudar na compreensão dos funcionários, destacando os pontos fortes que uma equipe possui bem como a necessidade de melhorias, realizando análises reais sobre cada integrante.
O funcionário pode acabar tendo uma maior responsabilidade e saber controlar a sua carreira com um acompanhamento que lhe garantirá um melhor resultado no processo.
Evitando com que haja situações como a rotatividade da empresa, e permitindo com que o funcionário esteja confortável para exercer a sua função, além de ter um crescimento do lado profissional.
O PDI que é realizado com os funcionários também pode ajudar no que se trata da missão, visão e valores da empresa, alinhando-os de forma que possa ajudar na evolução do empreendimento dentro do segmento que atua.
Transformando em uma referência por demonstrar que há uma preocupação com o crescimento profissional de seus funcionários, fazendo com que se torne um negócio forte dentro do mercado.
Considerações finais
Sendo assim, o PDI é um plano que pode ajudar o profissional a ter um guia para se alcançar o objetivo desejado, sendo ele uma melhora de habilidade já existente ou conquista de novas que tanto foram almejadas pelo indivíduo.
Com esse plano, é possível que uma empresa também busque ou adapte seus profissionais para sempre buscarem formas de melhorar as aptidões que possuem, fazendo com que suas habilidades sejam sempre destacadas.
Por isso, para que um objetivo seja alcançado e que possa se ter um maior controle como desenvolver uma habilidade da melhor forma, o PDI pode ser o auxílio para esse modelo de aprimoramento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.