O marketing digital é essencial para sua empresa atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da marca. Além disso, existem várias estratégias que podem ser feitas no ambiente digital que são viabilizadas por meio do uso de software de marketing.
Quando vamos falar sobre estratégias no ambiente digital, podemos destacar alguns exemplos, como:
- Ações nas redes sociais;
- Email marketing;
- Produção de conteúdo direcionado;
- Técnicas de SEO;
- Links patrocinados;
- Landing pages.
Dessa forma, essas ações realizadas no ambiente digital podem ser otimizadas e favorecidas por diferentes práticas, podendo trazer um impacto relevante quando feitas a partir do uso de softwares.
Essas ferramentas são importantes pois ajudam sua empresa a aumentar a eficiência de produção, reduzem processos e permitem um maior controle das campanhas, tornando a ação assertiva.
Afinal, com alguns comandos, é possível definir o envio de e-mails automáticos para cada subgrupo de seu público-alvo, considerando as interações feitas – por exemplo.
Diante desse cenário, neste artigo falaremos sobre algumas ferramentas importantes para esse nicho, como é o caso de ferramentas de automação, criação de anúncios e de SEO, e quais seus impactos para as ações para divulgação do negócio.
Lista de ferramentas para sua empresa!
A partir dessa introdução sobre marketing digital e de sua importância para o aumento da visibilidade de uma empresa, vamos conhecer uma lista de ferramentas que podem ajudar o seu negócio, seja ele uma loja de bicicleta ou um escritório de arquitetura.
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Buffer
As redes sociais fazem parte da vida das empresas nos dias atuais, pois permitem o contato direto com os clientes, além de servir como um ambiente que traz muita visibilidade para o negócio.
Dessa forma, a gestão de redes sociais é um grande desafio, sobretudo, para a programação das postagens.
Nesse contexto, o buffer é uma plataforma de marketing digital que permite o agendamento de conteúdos, além de promover o acompanhamento do engajamento nas redes.
Isso ocorre porque essa ferramenta permite que o gestor visualize os comentários e as interações que aconteceram, possibilitando um melhor controle das ações e até das respostas e interações por parte da marca.
Com isso, sua empresa consegue agir de forma rápida e realizar algumas modificações em campanhas que não se mostraram tão efetivas.
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Buzzsumo
Além do buffer, o Buzzsumo é uma ótima ferramenta quando o assunto é localizar conteúdos e promover o desempenho das redes sociais.
Ou seja, essa é uma plataforma que contribui para engajar os seguidores da página, além de oferecer bons insights para que a equipe de marketing realize a produção de conteúdos de forma mais qualificada.
Esse software de marketing digital também permite que a equipe localize assuntos importantes, que tem tido visibilidade entre as pessoas e que podem ser utilizados para alcançar e engajar mais os usuários.
Ou seja, em resumo, essa é uma plataforma que permite:
- Localizar assuntos relevantes;
- Obter informações de forma facilitada;
- Identificar influenciadores;
- Realizar o monitoramento de comentários;
- Acompanhar as tendências.
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Canva
Quem atua na área das redes sociais sabe a importância de produzir um conteúdo de qualidade, tanto textualmente quanto em design.
Dessa forma, o Canva é uma plataforma muito interessante porque permite a criação de materiais em formatos diversos como imagens, vídeos e artes animadas para as redes sociais, inclusive, com base em modelos disponibilizados na plataforma.
Essa é uma das principais vantagens de utilizar esse material, pois os templates oferecidos facilitam a produção e apresentam medidas padronizadas para cada rede, possibilitando que o criador edite o material conforme a necessidade da empresa.
Essa é uma ferramenta que permite a criatividade e, por isso, não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing.
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Google Ads
Digamos que sua empresa deseja promover um curso de bombeiro civil e não sabe como aumentar o número de clientes para o curso.
O Google Ads é uma excelente ferramenta de anúncios para fazer isso em uma das principais plataformas de busca, o Google, possibilitando realizar anúncios em redes parceiras e no próprio resultado de pesquisas.
Tal estratégia possibilita patrocinar as páginas e conteúdos, ajudando as empresas a alcançarem um maior número de clientes por meio de links patrocinados e destaque em posicionamento.
Neste caso, você consegue criar anúncios em diversos formatos e canais, como vídeos e textos, ou mesmo o Google Shopping e rede de display.
Além disso, essa ferramenta de marketing é muito útil em etapas do funil de vendas, promovendo a atração dos clientes.
Outra ação muito interessante é a possibilidade de anunciar em empresas parceiras do Google.
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Facebook Ads
Além do Google Ads, também existe a possibilidade de criar links patrocinados nas redes sociais. Isso pode ocorrer por meio do Facebook Ads e do Instagram Ads.
Como milhares de pessoas acessam as redes sociais diariamente, é fundamental que sua empresa realize o investimento em links patrocinados nessas plataformas.
Isso promove visibilidade para sua empresa, além de possibilitar o aumento no número de vendas de diversos produtos, como o pirômetro digital.
Para isso, basta criar uma campanha por meio da definição do orçamento, palavras-chaves e público de abrangência.
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Google Keyword Planner
Outra ferramenta do Google que pode ser utilizada de forma gratuita é a Google Keyword Planner, que é bastante interessante para identificar as palavras-chave importantes para o setor.
Por meio da plataforma é possível criar estratégias de marketing, contribuindo para a localização de palavras-chaves que são pesquisadas pelos usuários do Google.
Ou seja, essa é uma estratégia bastante relevante para criação de anúncios, assim como para aplicação de ações de SEO em conteúdos e no site.
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SEMRush
O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital, que merece destaque pelo fato de lidar com as técnicas de Seo e auxiliar no processo de otimização.
O SEO é uma estratégia que visa otimizar os materiais considerando os padrões dos mecanismos de busca para melhorar o ranqueamento da plataforma.
Dessa forma, esse software de marketing permite descobrir boas palavras-chave, fazer a análise de perfil dos domínios, realizar a auditoria técnica de SEO, assim como monitorar os resultados de pesquisa no Google.
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Yoast
O YOAST SEO é uma ferramenta bastante interessante porque funciona como um plugin que pode ser instalado no site em WordPress.
Sua utilidade é promover a otimização das páginas do site ou de um blog para SEO, contribuindo para a adequação dos conteúdos conforme as diretrizes das plataformas, permitindo visualizar o potencial de ranqueamento do material.
Além disso, por meio da plataforma é possível inserir o meta titulo, meta descrição e
URL de forma otimizada.
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Google Analytics
O Google é uma excelente ferramenta de busca, que é utilizada por milhões de pessoas.
Quando uma pessoa pesquisa sobre a assistencia tecnica Rinnai, o buscador realiza um filtro da palavra-chave para promover os links que falam sobre o assunto.
O ranqueamento de uma página, o número de acessos, compartilhamentos, tempo no site, dentre outros, são ações que importam para o negócio e são importantes para realizar esse posicionamento.
No caso do Google Analytics, mais especificamente, é possível acompanhar e mensurar o resultado das campanhas posicionadas, o tráfego do site e até o alcance orgânico.
Analisar os dados é fundamental para o marketing digital, pois permite otimizar os resultados de sua estratégia na Internet, o que gera resultados para a empresa.
Diante disso, o Google Analytics é a ferramenta utilizada para promover a gestão de dados, assim como para identificar o comportamento dos usuários dentro da página.
Além disso, existem algumas métricas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho, como é o caso do volume de tráfego, o número de visitas na página, a fonte de tráfego, taxa de cliques e custo de aquisição de clientes.
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Ideal Marketing
Essa é uma plataforma de automação de marketing bastante interessante por permitir um melhor gerenciamento das ações desenvolvidas, como tráfego e conversão, além de possibilitar a mensuração e otimização dos resultados.
A plataforma ainda auxilia na a criação e acompanhamento de landing pages e CTAs, melhora os fluxos de e-mail marketing e até possibilita qualificar os leads.
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Marketo
Como apresentado anteriormente, a automação de marketing é uma ação muito importante e a ferramenta Marketo é outra opção para ajudar nesse processo.
Ela é especializada em fornecer dados e soluções para gerenciar os leads, além de promover dados por e-mail, base de clientes, o marketing de consumo, dentre outros.
Esse software também oferece uma interface simples e bem fácil de usar.
Uma das vantagens é a possibilidade de personalização em tempo real, além de uma automação bastante flexível.
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HubSpot
Nossa última ferramenta é a hubspot, que trata do marketing de conteúdo e promove o aumento do tráfego no website.
Com ações mais estratégicas e direcionadas, consegue-se melhorar a presença online. Além disso, o sistema permite otimizar os conteúdos para os mecanismos de busca, trazendo sugestões de mídia social e formas de melhorar o uso do email marketing.
Outra vantagem é o uso de recursos de integração com outros softwares que são altamente relevantes.
Como utilizar essas ferramentas em uma estratégia de marketing digital?
A partir das dicas de softwares apontados neste artigo, é muito importante que a empresa saiba como utilizar as ferramentas de marketing em suas estratégias para obter um melhor desempenho.
Toda ação de marketing exige um planejamento específico e, por isso, a empresa, junto à equipe de comunicação, precisam entender como cada software funciona, onde utilizá-lo, qual melhor atende às demandas do negócio, dentre outros aspectos estratégicos e que impactarão nas ações.
É muito importante que essas ferramentas sejam utilizadas como aliadas da sua estratégia de marketing, pois elas contribuem para a escolha adequada das palavras-chaves, além do gerenciamento de campanhas no site e nas redes sociais. Mas para isso, o uso correto é fundamental e o apoio de profissionais pode contribuir nesse sentido.
Considerações finais
O uso de softwares de marketing reduz esforços repetitivos, tornando o trabalho de produção e gerenciamento do conteúdo mais assertivo e prático.
O gerenciamento das demandas, de produção e o próprio monitoramento das ações fica muito mais simples ao contar com esses softwares. Dessa forma, a empresa consegue ter melhores resultados na área do marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.