Arquitetura ou engenharia, qual escolher?

O setor da construção civil contém o suporte de diversos profissionais capacitados e pessoas especializadas em atividades diferentes, mas as duas principais profissões dentro deste setor são as áreas de arquitetura e engenharia civil.
Muitas pessoas se questionam quais as diferenças entre os profissionais e qual a melhor área a escolher, entretanto esses dois ramos profissionais não se confrontam, mas na verdade um complementa o outro.
Se você está pensando em qual curso escolher para trabalhar, ou está pensando em qual desses profissionais você deve contratar, é importante saber qual a função desempenhada por cada um deles antes mesmo de escolher.
Qualquer escolha depende de uma perspectiva completa sobre o papel desses profissionais, então vamos apresentar aqui as principais diferenças entre os profissionais e a atuação deles para te ajudar a tomar uma decisão de forma coerente e precisa.
Se você ainda não sabe como eles trabalham e quais são as atribuições de cada um desses profissionais, vamos te ajudar a entender qual é o perfil desses profissionais para te ajudar a sanar qualquer tipo de dúvida que possa surgir.
Engenharia trabalho e estudo
A engenharia é um dos ramos profissionais mais amplos que existem. As faculdades de engenharia forma profissionais capacitados para desenvolver e executar diversos tipos de projeto, tanto na construção civil como em outros setores, como elétrica e mecânica. Mas vamos nos concentrar na engenharia civil que é uma das mais tradicionais dentro da área.
Este ramo da educação se dedica a capacitar pessoas para trabalhar com a criação de projetos e sua execução, os profissionais da engenharia civil geralmente precisam passar um período de cinco anos se preparando para conseguir o diploma na área. Este curso é considerado como sendo uma área do ramo das ciências exatas.
Acontece que durante o curso de engenharia, os alunos precisam aprender sobre questões como: ciências dos materiais, desenho técnico, Geometria analítica, Cálculo, Cálculo estrutural, projetos e diversas outras matérias. Trata-se de um dos cursos que têm maior exigência de conhecimento na área das ciências exatas.
O engenheiro é o profissional que se dedica a elaborar projetos e acompanhar a execução desses projetos. Geralmente o trabalho desses profissionais está relacionado ao desenvolvimento de todo tipo de estrutura dentro da construção civil, e não apenas a prédios e edifícios.
Os engenheiros são fundamentais para a execução de projetos de alto risco, principalmente quando consideramos o fato que o trabalho deles envolve o planejamento da obra e o monitoramento dos serviços. Esses profissionais são regulados pelo CREA, que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Este órgão regulamentador mantém um registro dos profissionais habilitados e das suas qualificações e áreas de atuação. Os engenheiros civis podem realizar projetos residenciais e comerciais, entretanto o trabalho deles está mais relacionado à execução de grandes projetos envolvendo o desenvolvimento de estruturas de grande porte e o acompanhamento da execução. Assim como os arquitetos, eles precisam ter conhecimento de desenho técnico e saber elaborar plantas baixas de projetos.
Arquitetura trabalho e estudo
Os arquitetos por sua vez são profissionais dentro do setor da construção civil que se dedicam ao desenvolvimento e acampamentos da execução de projetos de natureza comercial e residencial, não estando limitados a essas áreas de atuação.
As faculdades que oferecem o curso de formação em Arquitetura e Urbanismo geralmente atendem a uma grande com duração mínima de 3.600 horas, o que dá um tempo de aproximadamente 5 anos de duração.
As matérias abordadas no curso de Arquitetura e Urbanismo também são diferentes das matérias abordadas no curso de engenharia. O aluno médio de arquitetura precisa estudar áreas como: Geometria descritiva, Projetos arquitetônicos, Instalações hidráulicas e outras matérias específicas.
Trata-se de um curso onde os profissionais são preparados para desenvolver projetos que dão ênfase à sustentabilidade e à resiliência das edificações. Diferente dos engenheiros, o registro profissional dos arquitetos é realizado junto a um órgão regulamentador próprio, que é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ou CAU como é popularmente conhecido.
O trabalho dos arquitetos pode ser evidenciado em construções e reformas residenciais e prediais. Esses profissionais são fundamentais para o trabalho de restauração de estruturas que estão com grau de entropia avançado, ou precisam passar por uma restauração fiel, por conta da natureza da construção.
São profissionais essenciais no projeto e na execução da obra, e se dedicam a estruturas de função prática. Geralmente eles começam a trabalhar desde o projeto, planejando as etapas da construção e até mesmo os materiais que serão utilizados na obra.
Qual dos dois escolher, engenheiro ou Arquiteto? A resposta mais indicada é que o ideal é escolher os dois profissionais, cada um trabalha com uma abordagem e pode ser útil de uma forma. É por isso que a empresa Skynet oferece as melhores ferramentas para facilitar o trabalho desses dois profissionais.
Vale destacar que os arquitetos são indicados para pessoas que estão em busca de soluções práticas dentro da construção civil, enquanto os engenheiros são indicados para projetos envolvendo ajustes estruturais ou estruturas complexas.
Espero que nosso texto tenha respondido a sua dúvida, não deixe de compartilhar com outros e caso restem dúvidas basta deixar nos comentários.



