Nos últimos anos, estudos sobre o uso de cigarro eletrônico ou vape têm sido cada vez mais realizados, haja vista os rumores da possibilidade dele ajudar no que diz respeito à redução do consumo da nicotina.
Mas, afinal de contas, o que é o cigarro eletrônico? Ele ajuda mesmo a reduzir o consumo de nicotina, isto é, ajuda a parar de fumar?
Se você ficou interessado (a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre o vape!
O que é o cigarro eletrônico?
O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, é um dispositivo o qual é capaz de converter a nicotina em vapor.
Inicialmente, ele foi criado com o intuito de ser uma forma de consumir a nicotina mas de um jeito menos nocivo para a saúde, haja vista não haver a queima de tabaco.
O cigarro eletrônico é composto, de modo geral, por propilenoglicol, glicerina, água, nicotina e flavorizantes, sendo que ele funciona com o uso de refis.
Além disso, é válido destacar que nem sempre precisam conter nicotina em sua solução.
Cigarro eletrônico ajuda a parar de fumar?
Muitos estudos estão sendo realizados para saber mais sobre o cigarro eletrônico (vape), no entanto, segundo novos estudos da Universidade de Harvard, o vape, como o sky solo plus, de fato, traz resultados positivos para quem deseja abandonar o fumo, principalmente comparado a outras estratégias como, por exemplo, o uso de adesivos para parar de fumar.
Nessa pesquisa da Harvard, cerca de 900 pessoas, as quais desejavam cortar o vício em cigarro tradicional, foram acompanhadas para fazer esse estudo. Diante disso, metade dessas pessoas receberam cigarros eletrônicos como uma estratégia para parar de fumar e a outra metade dessas pessoas receberam produtos os quais faziam a reposição de nicotina (adesivos e gomas).
Todas essas pessoas que toparam fazer parte dessa experiência tiveram um aconselhamento individual, o qual era realizado uma vez por semana durante um mês. Desse modo, após um ano foi feita a análise dos níveis de monóxido de carbono expirado, confirmando, assim, um resultado positivo para o grupo que consumiu o cigarro eletrônico.
Com os resultados foi possível identificar que:
- Cerca de 20% das pessoas as quais iniciaram o uso de cigarro eletrônico conseguiram parar de vez de fumar e apenas 10% das pessoas que utilizaram outros métodos conseguiram parar de fumar;
- Mais de 70% das pessoas do cigarro eletrônico ainda estavam usando o vale, entretanto, as doses de nicotina eram reduzidas e estavam com um estilo de vida muito melhor.
Nesse contexto, é possível, então, confirmar que o cigarro eletrônico, embora não seja 100% saudável para a saúde, pode ajudar de forma significativa àqueles indivíduos os quais desejam diminuir o vício em nicotina.
Quais são as vantagens do vape?
Além de ajudar a parar de fumar, existem outras vantagens de trocar o cigarro comum pelo cigarro eletrônico. Podemos destacar, entre elas, algumas como:
- Não exalar odor nos vapes, haja vista que tudo vira vapor;
- Melhorar o hálito de forma considerável;
- Existir diversas opções de sabores, as quais vão de frutas a opções mais refrescantes;
- Ser discreto e portátil, possibilitando que você o carregue no bolso;
- Não são descartáveis na maioria das vezes, então, quando o juice acabar, basta substituí-lo;
- Não danificar os dentes como o tradicional.
Embora apresente alguns benefícios, é de suma importância ressaltar que não significa que o cigarro eletrônico não traga malefícios ao nosso corpo, principalmente para o pulmão.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre como o cigarro eletrônico ajuda a parar de fumar, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática e garantir que você consiga combater esse vício.
Discussion about this post