Co-Marketing

Empreender no Brasil

Posso empreender no Brasil? Não dá para ignorar que fatores como o fechamento de postos de trabalho, as reduções temporárias de salário e o aumento do desemprego no país (que atingiu cerca de 13,4 milhões de pessoas no ano passado) contribuíram para a elevação desse número.

Descubra agora mesmo: Abrir meu próprio negócio

“As pessoas perceberam que os empregos estavam escassos e entenderam que precisavam empreender para poder contornar essa situação, é o que chamamos de ‘empreender por necessidade’”, explica a empresária Carol Paiffer, que é CEO e sócio-fundadora da Atom S/A (ATOM3), jurada do Shark Tank Brasil e um dos grandes nomes do empreendedorismo no país.

Segundo a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores iniciais motivados por necessidade saltou de 37,5% para 50,4% no ano passado.

Ainda assim, não é de hoje que abrir o próprio negócio faz parte dos objetivos profissionais dos brasileiros.

Dados do GEM 2019 já indicavam que uma parte significativa da sociedade (38,7%) passou a enxergar no empreendedorismo uma forma mais compensadora de atuação profissional do que o trabalho “convencional” em uma empresa privada ou no serviço público.

Empreender no Brasil durante a pandemia

De acordo com o boletim anual Mapa das Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia em fevereiro, o Brasil registrou um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas em 2020. Isso porque, enquanto 1,044 milhão de negócios foram encerrados, 3,359 milhões abriram ao longo do ano passado.

“Os resultados revelam um saldo positivo de 2.315.054 empresas abertas em 2020, com um número total de 19.907.733 empresas ativas”, escreveu a pasta.

Vale destacar que os setores de serviços e comércio foram os setores com mais empresas abertas. Juntos, eles correspondem a mais de 80% dos empreendimentos ativos no país.

Para outras dicas como esta confira o Administrando valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *