Escova progressiva: mitos e verdades

Muita gente adora escova progressiva! Esse tipo de química deixa os cabelos lisos e com menos frizz, que é o sonho da maioria das mulheres.
As mulheres que estão pensando em fazer a melhor escova progressiva nos cabelos pela primeira vez podem ter algumas perguntas em mente – e quando se trata da saúde dos fios, é mais do que recomendado questionar até onde a química pode ajudar e atrapalhar o visual. Afinal de contas, será que o alisamento danifica os fios para sempre? Os cabelos nunca mais voltarão ao natural?
Existem muitos mitos a respeito da progressiva e muita gente tem dúvidas sobre o que é verdade e o que é mentira a respeito desse assunto.
Esse post vai ajudar você a esclarecer as principais dúvidas.
Não existe escova progressiva sem formol: MITO
Hoje em dia já existem escovas progressivas sem formol na composição. Mesmo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere produtos que possuam 0,2% do químico na composição, existem opções sem a substâncias.
Para isso, sempre confira o rótulo e fuja dos nomes: formaldeído e poliformol. Para maior segurança, converse com um cabeleireiro da sua confiança. E lembre-se, o produto não deve soltar a famosa fumacinha quando aplicado.
Escova progressiva sem formol deixa o liso mais natural: VERDADE
Essa escova age de forma menos agressiva no cabelo, logo, dependendo do seu tipo de fio você não conseguirá alcançar o efeito chapado. Isso pode ser positivo ou negativo, varia de gosto para gosto. Porém, hoje em dia as mulheres buscam um liso cada vez mais natural, algo que a escova progressiva sem formol oferece.
Escova progressiva sem formol provoca queda de cabelo: MITO
Por não ter formol na composição, essa técnica não provoca danos ao couro cabeludo e nem provoca queda de cabelo. Ela também não faz mal à saúde e ainda traz mais brilho aos fios.
Escova progressiva pode ressecar os fios: VERDADE
Para evitar que os fios fiquem ressecados, faça hidratação com mais frequência. Você pode fazer uma hidratação caseira semanalmente ou a cada 15 dias para garantir fios saudáveis e brilhosos por mais tempo, além de evitar que fiquem quebradiços. O uso correto da temperatura da chapinha (200 graus Celsius) também previne que os fios fiquem ressecados.
Precisa de alguns cuidados para preservar o efeito da escova progressiva: VERDADE
Evite shampoo antirresíduo, esfoliação no couro cabeludo ou detox. Não utilize produtos que não combinem com a técnica. Após aplicar a progressiva sem formol, sempre converse com seu cabeleireiro antes de realizar qualquer outro procedimento. Alguns podem retirar o resíduo, diminuindo o tempo do seu efeito.
Grávidas podem usar escova progressiva sem formol: MITO
Embora não possua formol, é comum que existam outros componentes químicos que podem afetar a saúde do bebê. Antes de aplicar qualquer produto nos cabelos é importante conversar com seu médico. De preferência mostre o rótulo do produto para que ele possa conferir.
A escova progressiva é uma técnica de alisamento menos agressiva aos fios. Porém, deve ser feita sempre por profissionais. Alguns cuidados são necessários após a aplicação. Com os devidos cuidados, você pode ter seu cabelo liso e sem frizz sem danificar seu cabelo.
A progressiva pode mudar a estrutura do cabelo: VERDADE
Por conta da missão de alisar os fios, pode mudar os cabelos cacheados, ondulados e crespos, a química usada pelas progressivas consegue, sim, modificar a estrutura do fio – tirando o efeito espiralado, seja na intensidade que for. O que acontece é que, para que o resultado seja resistente e duradouro, os ativos usados pela maioria das escovas alisadoras remodela o cabelo abrindo a estrutura capilar e modificando-a drasticamente para o efeito chapado. Porém, vale lembrar, que a escova alisadora não consegue mudar a estrutura do cabelo que ainda não nasceu, apenas dos fios que tiverem contato direto com a química.
A progressiva sai completamente do cabelo com as lavagens: MITO
Uma vez modificada a estrutura do fio (e uma vez que o produto é inserido tão profundamente nas madeixas), a água e lavagens constantes não são capazes de remover a química sozinha. Isso fica bem perceptível na prática, por sinal: ainda que as madeixas fiquem menos lisas conforme os cabelos são lavados, elas não voltam exatamente para o estado original antes da progressiva que pode ser um problema para muitos.