Blogeral

Main Menu

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação

logo

Blogeral

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação
  • Como começar a praticar meditação?

  • 3 Fatos sobre o Cytotec

  • Ansiedade: 10 sintomas que você precisa saber

Geral
Home›Geral›Livro apresenta como utilizar ferramentas e estratégias de comunicação durante a campanha eleitoral

Livro apresenta como utilizar ferramentas e estratégias de comunicação durante a campanha eleitoral

By
15 de setembro de 2020
80
0
Share:

Brasília 15/9/2020 –

Com base em dados coletados durante uma pesquisa nacional com eleitores conectados, o livro “Quem é o eleitor conectado: análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas” traz um conjunto de análises e orientações aos candidatos e profissionais de comunicação sobre o tema.

Lançado pela editora Presença Política Publicações, o livro “Quem é o eleitor conectado: análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas” será lançado nessa terça-feira, 15 de setembro, durante uma série de eventos ao vivo para discussão do tema.

Sob a organização de Maíra Moraes e Gisele Pimenta, pesquisadoras da área de comunicação política, a obra reúne 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Para as autoras o livro reúne “conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema”.

Ferramentas e estratégias de comunicação

Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

O publicitário João Ribeiro abre a discussão oferecendo um panorama sobre como conquistar o eleitor conectado. Conhecer a lógica de funcionamento dos principais players digitais e os perfis de públicos, analisar conjunturas, interpretar pesquisas, saber contar histórias e colocar o cidadão como protagonista das mensagens são algumas das orientações para “ganhar” quem está presente nas redes.

Fernanda Camargos canaliza o debate no WhatsApp, ferramenta que se tornou crucial nas dinâmicas políticas e eleitorais. Na visão da publicitária, as campanhas precisam trabalhar a comunicação no aplicativo de forma profissional e estratégica, com dedicação especial à criação de conteúdos qualificados e criativos, à segmentação eficiente dos públicos e à formação de banco de dados.

O debate mais abrangente sobre as redes sociais dos políticos é retomado pela jornalista Vanessa Érika Menezes, que recupera dados sobre as plataformas mais acessadas pelos eleitores, suas preferências de informação sobre os candidatos e os critérios mais relevantes para a definição do voto. Mais uma vez, a importância do planejamento estratégico é destacada, acrescida da relevância de se usar as mídias digitais para o fortalecimento da imagem pessoal e a construção de reputação de quem ocupa ou quer ocupar um cargo eletivo.

Com ênfase no Facebook e no Instagram, Natália Mendonça argumenta que as redes sociais são ferramentas essenciais para as candidaturas, desde que usadas com foco no relacionamento e no entretenimento dos públicos, e não meramente como canais de informação sobre os políticos. A publicitária elenca pontos relevantes sobre produção, direcionamento e impulsionamento de conteúdos e reitera a necessidade de se conhecer as leis que regem essas práticas.

Continuando com o Instagram, o professor Francisco Verri constrói um guia sobre como fazer do aplicativo uma ferramenta para fortalecer a identidade do candidato e para promover sua biografia, sua plataforma de campanha e suas opiniões sobre temas atuais. Voltado especificamente para eleições em pequenos e médios municípios, o autor valoriza a humanização do candidato e a construção de vínculos com o usuário, além de reunir dicas úteis para a produção de textos, vídeos, cards e fotos para a plataforma.

A advogada Samara Mariana de Castro lança seu olhar estratégico para uma ferramenta ainda pouco explorada no país, o TikTok. Segundo o artigo, que apresenta dados sobre o perfil dos usuários, sobre o funcionamento da plataforma e sobre como ela deve ser usada, o diferencial dessa rede social é apresentar uma visão de mundo por meio da linguagem acessível do vídeo curto, animado e escalável. Assim, quem optar por agregar o TikTok às campanhas políticas pode ter mais um instrumento para prever tendências e conhecer seu eleitor.

Fechando a publicação com uma importante questão que vem marcando mudanças culturais na produção de conteúdo digital, a jornalista Thaís Anzolin questiona se é chegada a hora dos podcasts como formato na comunicação política eleitoral a partir de cruzamentos de dados sobre comportamento de consumo. Ponto fundamental também é o olhar sobre a legislação brasileira sobre o tema.

Quem é o eleitor conectado: análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas

Editora: Publicações Presença Online

Lançamento: 15 de setembro, durante uma série de eventos ao vivo para discussão do tema.

Organização: Maíra Martins Moraes e Gisele Pimenta de Oliveira

Download gratuito a partir de 15/09/2020

Website: https://eleitorconectado.com.br/edicao-2020/

Previous Article

Guardian External Workforce da AlertEnterprise Inc. agora ...

Next Article

Triton Digital divulga os rankers do Webcast ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • Geral

    WIEMSpro Brasil promove palestra on-line sobre eletroestimulação de corpo inteiro em esportes de alto rendimento

    20 de agosto de 2020
    By
  • Geral

    O setor de modas e consertos de roupas em São Paulo pede socorro.

    17 de agosto de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Geral

    Cursos a distância para gestores públicos também são alternativas durante a pandemia

    1 de julho de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Geral

    Da inclusão ao incentivo à concorrência: os impactos da digitalização no mercado de crédito e de meios de pagamentos

    15 de setembro de 2020
    By
  • Geral

    XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim Evento será 100% on-line e gratuito

    3 de agosto de 2020
    By
  • Geral

    Agricultura digital: o que é, vantagens e como colocar em prática?

    18 de setembro de 2020
    By

Leave a reply Cancelar resposta

You may interested

  • Geral

    Transcatarina lança nova categoria: Passeio Expedition

  • Empreendedorismo: o que é preciso para ter sucesso?

  • odontológico
    Plano de Saúde

    Como escolher o melhor plano odontológico para você e a sua família?

Fale Conosco

11 97619-4624

Horário de Atendimento:
Das 8:00 as 18:00
Segunda a Sexta

Tags

Academia (11) casa (69) Climate Change (16) construção (83) Conteúdo (9) decoracao (62) dicas (99) Donald Trump (21) E-mail Marketing (15) Ecommerce (28) Election Results (23) Empreendedorismo (29) empresa (19) empresas (17) Estratégias (11) estratégias de marketing (12) festa infantil (10) Flat Earth (18) Future of News (19) Golden Globes (17) health (19) indústria (20) inovação (13) Loja Virtual (10) Marketing (81) Marketing Digital (50) marketplace (20) Market Stories (15) mercado (11) Moda (13) MotoGP 2017 (20) Mr. Robot (16) negócio (10) negócios (58) obra (28) Presença Online (10) reforma (30) Saúde (24) SEO (17) shopping market place (14) Sillicon Valley (17) summer (18) tecnologia (22) United Stated (22) vendas (15)
  • Blog
  • Home 1
© Copyright Diogo Fagundes. All rights reserved.