Dicas para conquistar o primeiro emprego no pós-pandemia

Se você está buscando se inserir no mercado de trabalho e quer encontrar uma vaga após a pandemia do covid-19, saiba que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente e está em busca de profissionais pró-ativos e prontos para agirem em situações adversas. Para isso, é de extrema importância se destacar dos concorrentes e mostrar para o recrutador como suas habilidades são essenciais para a empresa.

Muitas das vezes conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa muito simples, especialmente se você ainda não tem muita experiência profissional na sua área e precisa aprender. Para ter uma melhor chance de se sair bem e ter bons resultados, é muito interessante seguir algumas dicas.

Escolha um nicho e foque a sua busca

Na maioria das vezes, mesmo durante o período de faculdade, já temos alguma ideia da área na qual queremos seguir. No decorrer da graduação,  a tendência é desenvolvermos projetos, estudos e trabalhos que estejam de acordo com o nicho ao qual mais prestigiamos. Ao delimitar o nicho ou a área de busca por uma vaga, você fica mais centrado e já sabe o que mais precisa focar para conseguir e se desenvolver nesse assunto.

Desenvolva um bom currículo

Para criar um modelo de currículo para primeiro emprego, além de colocar suas habilidades profissionais no currículo, busque também destacar suas qualidades que sejam pertinentes e podem te destacar na sua área, também de um destaque especial para cursos de extensão e atividades extracurriculares que possam se tornar um diferencial perante os demais candidatos.

O seu currículo é o primeiro contato entre você e o recrutador e ele deve ser claro e objetivo e falar sobre todas as suas características profissionais e acadêmicas. Tome cuidado com os erros de português e também use palavras que tenham como objetivo persuadir o leitor e convencê-lo de que você é a pessoa certa.

Faça um bom networking

Ter uma boa rede de contatos é essencial na hora de procurar por oportunidades em específico. Por isso, busque sempre ter um bom relacionamento com as pessoas da sua faculdade e do seu curso. As indicações são a maneira mais fácil de conseguir uma contratação. Com a pandemia do Covid-19 e a alta exigência das empresas para com seus profissionais, é sempre bom ter uma boa rede de contatos, que possam atestar que você é mesmo tudo aquilo que você diz ser.

Participe de eventos da sua área de atuação

Palestras, workshops, congressos e simpósios são alguns tipos de eventos onde você pode adquirir conhecimento com pessoas que já são experts na sua área, se manter atualizado e ainda fazer contatos. Nesses eventos você encontra muito conteúdo relevante e atualizado que pode se tornar um diferencial na hora de ir para uma entrevista, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *