Blogeral

Main Menu

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação

logo

Blogeral

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação
  • Como começar a praticar meditação?

  • 3 Fatos sobre o Cytotec

  • Ansiedade: 10 sintomas que você precisa saber

Geral
Home›Geral›O direito sobre optar entre a contribuição sobre a receita ou folha

O direito sobre optar entre a contribuição sobre a receita ou folha

By
24 de julho de 2020
176
0
Share:

Curitiba, PR 24/7/2020 –

Um dos aspectos que mais impactam as decisões sobre demissões no país é a onerosidade da folha de pagamento.

Já é de conhecimento geral dos cidadãos brasileiros que a carga tributária do país é uma das maiores do mundo. Mas é fato que nos últimos anos houve uma série de tentativas de se estabelecer uma simplificação gradativa de vários tipos de contribuição. Isso se dá pela necessidade de se estimular a criação de novos postos de trabalho.

Atualmente, o cenário econômico mundial sofre um impacto gigantesco e, acima de tudo, inesperado. Com o Brasil, não poderia ser diferente. O momento já não era tão agradável e a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais a necessidade, não só de simplificação de algumas contribuições, mas em muitos casos, a urgência em se oferecer ou manter ao setor empregador, alternativas que possibilitem a manutenção de empregos.

Um dos aspectos que mais impactam as decisões sobre demissões no país é a onerosidade da folha de pagamento. Dentro da contabilidade de uma empresa, esse elemento pode dar prejuízos futuros e influenciar diretamente na tomada de decisões quando a empresa se encontra num momento de crise. Com isso, desonerar a folha significa manter a empresa em um equilíbrio fiscal essencial para a manutenção do emprego.

Pensando nisso, no ano de 2011, a lei 12.546 instituiu o regime de Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta. Para que se compreenda melhor, é necessário entender que a Contribuição Previdenciária (Contribuição ao INSS) não é uma exclusividade dos cidadãos (trabalhadores), mas ela também é uma obrigação das empresas, que também precisam recolher suas contribuições. Acontece, que antes da lei 12.546 de 2011, a base de cálculo para essa contribuição, era a Folha de pagamento (o valor gasto pela empresa com o salário e benefícios de todos os seus funcionários). A lei, portanto, criou uma nova forma para a empresa calcular o tributo, através de sua Receita Bruta (que é a soma das receitas obtidas nas vendas e prestação de serviços).

A diferença entre uma modalidade e a outra está exatamente na base de cálculo da arrecadação. Dessa forma, em alguns casos, uma modalidade será mais onerosa e a outra, mais vantajosa. No entanto, a referida lei havia limitado o rol de empresas que poderiam contribuir com a previdência com base na sua Receita Bruta, ou seja, desonerando a folha de pagamento somente para uma lista limitada de empresas. Foi por isso que em 2015, a lei 13.161 tornou o novo tipo de contribuição opcional, cabendo ao próprio empresário decidir sobre qual das duas bases irá calcular sua contribuição. Além disso, em 2015, com a nova lei, também foi ampliado o rol de empresas, significativamente.

O avanço trazido no ano de 2015 não durou muito, pois uma nova lei, dessa vez em 2018, restringiu e muito a abrangência do recurso. A lei 13.670/18 acabou limitando a opção de desoneração da folha de pagamento para um total de 17 setores, considerados essenciais para a manutenção da economia. Apesar do número pouco abrangente, a desoneração da folha de pagamento continua sendo um recurso essencial para preservar empregos, e acelerar o desenvolvimento econômico, estimulando a criação de novos postos de trabalho.

A validade da lei 13.670 de 2018 vai até 31/12/2020 e isso tem preocupado muitos setores da economia, pois na própria lei ficou instituído que nenhum setor poderá optar pela desoneração da folha de pagamento após vencimento da norma. Some-se a isso a situação que se enfrenta no corrente ano, com empresas fechadas, número de empregados reduzidos e receitas caindo vertiginosamente.

Houve atualmente, por meio da conversão da Medida Provisória 936/2020 na lei 14.020, uma tentativa de se manter a desoneração até 31/12/2021, opção essa que apesar de ter sido incluída e aprovada pelo congresso, foi vetada pela presidência da República. O veto ainda pode ser derrubado ou mantido em nova votação, mas a preocupação já se espalha no setor empregatício, principalmente nos 17 setores abrangidos pela desoneração da folha de pagamento.

O direito de se manter essa desoneração não é apenas uma questão econômica, mas também um fator de humanidade e cidadania, pois preservar o emprego também é uma garantia constitucional e, dentro desse aspecto, encontra-se a obrigação pública fomentar a criação de novos postos, garantindo às empresas opções menos onerosas que às ajudem a atravessar esse momento de crise, sem causar um aumento significativo no desemprego.

Mais informações em https://www.agenciaempregobrasil.com.br/2020/07/22/o-direito-sobre-optar-entre-a-contribuicao-sobre-a-receita-ou-folha/

Website: https://www.agenciaempregobrasil.com.br/

Previous Article

Poderosas no varejo físico, muito atentas ao ...

Next Article

Variar a alimentação traz benefícios à saúde

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • Geral

    Projetos em vidro podem causar revolução na arquitetura

    6 de outubro de 2020
    By
  • Geral

    Procter & Gamble e Comitê Olímpico Internacional anunciam uma extensão de sua parceria olímpica mundial até 2028

    22 de julho de 2020
    By
  • Geral

    Produtores goianos relançam clipe da música ‘Song to the Siren’

    4 de setembro de 2020
    By
  • Geral

    Como reduzir custos com combustível na empresa?

    1 de julho de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Geral

    Os principais atrativos turísticos da região Norte do Brasil

    20 de julho de 2020
    By
  • Geral

    Aeva e ZF trazem o primeiro LiDAR FMCW para a produção automotiva

    8 de setembro de 2020
    By

Leave a reply Cancelar resposta

You may interested

  • Servier anuncia resultados atualizados de sobrevida geral do estudo exploratório de fase II TASCO1 do LONSURF® + bevacizumabe em um ambiente de primeira linha para pacientes com CCRm não ressecável não elegíveis para terapia intensiva

  • Geral

    A Mitsubishi Power ajuda a diversificar e descarbonizar a rede elétrica de Illinois: Envia a primeira turbina a gás JAC, fabricada nos Estados Unidos, para o projeto Jackson Generation da J-POWER USA

  • Geral

    A Mitsubishi Power ajuda a diversificar e descarbonizar a rede elétrica de Illinois: Envia a primeira turbina a gás JAC, fabricada nos Estados Unidos, para o projeto Jackson Generation da J-POWER USA

Fale Conosco

11 97619-4624

Horário de Atendimento:
Das 8:00 as 18:00
Segunda a Sexta

Tags

Academia (11) Agência Nacional de Saúde Suplementar (11) ANS (18) bradesco (13) casa (69) Climate Change (16) construção (83) decoracao (62) dicas (99) Donald Trump (21) E-mail Marketing (15) Ecommerce (28) Election Results (23) Empreendedorismo (29) empresa (19) empresas (17) Estratégias (11) estratégias de marketing (12) Flat Earth (18) Future of News (19) Golden Globes (17) health (19) indústria (20) inovação (13) Marketing (81) Marketing Digital (50) marketplace (20) Market Stories (15) mercado (11) Moda (13) MotoGP 2017 (20) Mr. Robot (16) negócios (58) obra (28) Plano de Saúde (107) Presença Online (10) reforma (30) Saúde (24) SEO (17) shopping market place (14) Sillicon Valley (17) summer (18) tecnologia (22) United Stated (22) vendas (37)
  • Blog
  • Home 1
© Copyright Diogo Fagundes. All rights reserved.