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Home›Empreendedorismo›Pay per click: explorando impactos do modelo

Pay per click: explorando impactos do modelo

By Priscila
27 de março de 2024
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Pay Per Click

Pay Per Click (PPC) é um canal de marketing digital que as empresas podem usar para aumentar o tráfego e as conversões dentro dos mecanismos de pesquisa.

Qualquer negócio que esteja procurando maneiras de atrair tráfego e vendas ou queira saber um pouco mais sobre como aumentar a presença da marca na internet, precisa conhecer essa modalidade.

Ela se mostra como uma excelente maneira de divulgar o negócio e alcançar novos clientes, no entanto, para quem não conhece o assunto, pode ser um pouco confuso no início.

Esse modelo de publicidade online permite que os anunciantes veiculem seus anúncios em plataformas como o Google Ads, pagando uma taxa toda vez que o usuário clicar no anúncio.

Eles podem ser exibidos de várias formas, por exemplo, na página superior de resultados, no lado direito da página, entre outras possibilidades que utilizam o Pay Per Click.

Eles são criados por meio de uma segmentação detalhada para que consigam alcançar pessoas que se encaixam no perfil demográfico do cliente. Com isso, a marca consegue alcançar ótimos resultados.

Para entender melhor o assunto, este texto vai explicar como funciona o PPC, como são os leilões de anúncios, por que investir nessa modalidade, as diferenças entre ela e o SEO e mostrar as principais plataformas de Pay Per Click.

De que modo funciona o Pay Per Click?

O Pay Per Click abrange várias plataformas de anúncios, e a mais comum é o Google Ads. Ele e outras plataformas oferecem diversos formatos de anúncios, como:

  • Pesquisa;
  • Shopping;
  • Display;
  • Vídeo;
  • Gmail.

Em geral, as empresas começam a trabalhar com o PPC no Google, pois o buscador garante acesso a um público maior e clientes em potencial.

Com ele, uma empresa de assessoria de eventos corporativos também poderá optar entre diferentes maneiras de configurar e executar as campanhas, de acordo com seus objetivos.

Independentemente da plataforma usada e do formato do anúncio, o funcionamento do Pay Per Click começa com um cadastro na conta de publicidade, seguido pela criação de anúncios e pela definição do custo máximo que a empresa quer pagar por clique.

Os anúncios vão entrar em leilão com outros anunciantes que oferecem as mesmas palavras-chave, e o leilão determina qual campanha será exibida. Cabe ao anunciante pagar apenas quando algum usuário clicar em seu anúncio.

Como funcionam os leilões?

Quando o usuário faz uma pesquisa, ocorre um leilão de anúncios que vai determinar diversos fatores, como a elegibilidade da publicidade, a ordem em que os anúncios serão exibidos e o custo de cada clique.

O primeiro elemento que influencia o leilão é o custo por clique máximo (CPC) que o anunciante define ao escolher a palavra-chave.

Outro elemento que influencia é o índice de qualidade, visto que a métrica considera vários outros fatores, como a taxa de cliques, a relevância do anúncio e a experiência da landing page para onde o tráfego é enviado.

A posição de um anúncio, por exemplo, sobre bartender eventos, é determinada pela classificação do anúncio, definida pelo índice de qualidade e pelo custo por clique máximo.

Por que é crucial investir em Pay Per Click?

Existem vários motivos que justificam o uso do PCC nos anúncios, e entre eles está a possibilidade de conseguir cliques rapidamente.

Depois de configurar a conta de publicidade e criar o anúncio, as informações precisam ser aprovadas pela plataforma, o que pode levar algumas horas.

Depois, a campanha é publicada, e se a empresa puder participar do leilão e seu lance for alto o suficiente, logo já vai começar a aparecer nos resultados e receber cliques.

Em comparação com outras estratégias, os retornos são muito mais rápidos e esse é um dos principais motivos para investir na modalidade.

Outro benefício dele em relação aos canais de publicidade tradicionais é sua capacidade de avaliar e monitorar os retornos dentro da plataforma.

O Google permite que um negócio que faz fechamento metálico para eventos acompanhe as conversões, como a quantidade de leads ou os valores de pedidos. A organização ainda pode analisar o retorno sobre os investimentos em detalhes.

Em outras palavras, o negócio consegue usar dados e informações para aumentar a eficiência e o desempenho de sua campanha ao longo do tempo.

Desse modo, a organização também pode pausar temporariamente sua campanha ou exibir anúncios apenas quando quiser gerar novos leads.

O Pay Per Click permite total controle dos anúncios para escolher o melhor momento de exibição, o que inclui a hora do dia e o dia da semana. Em outras palavras, a empresa pode ativar ou desativar seu anúncio quando bem entender.

Outra vantagem é poder controlar totalmente os gastos por dia, por mês e por clique, tendo em vista que outros canais não costumam oferecer esse mesmo nível de gerenciamento de custo e orçamento.

Um fornecedor de salgados para lanchonete revenda também pode segmentar seu cliente de acordo com seus dados e ajustar os lances com base nos dispositivos que as pessoas usam e sua localização.

Se a empresa conhece o cliente e a maneira como ele pesquisa, pode usar essas informações para reduzir o desperdício com publicidade.

Além de tudo isso, existem vários formatos de anúncio disponíveis. Por exemplo, uma plataforma e-commerce pode usar anúncios do shopping para exibir os produtos nos resultados de pesquisa e com uma posição privilegiada.

Em contrapartida, se a intenção da empresa for converter visitantes que abandonaram o carrinho antes de finalizar a compra, pode usar o remarketing de display para exibir ofertas que vão incentivar a aquisição do produto.

Tudo isso é possível porque o PPC envolve diferentes formatos de anúncios e eles ajudam a alcançar resultados, independentemente de qual seja a empresa e o cenário de uso.

Diferença entre Pay Per Click e SEO

Uma entidade que faz locação de geradores de eventos aleatórios deve entender as diferenças entre SEO e PPC, pois muitas empresas acreditam que sejam canais parecidos para gerar tráfego, por meio dos mecanismos de busca.

De fato, ambos ajudam a aparecer nos resultados de pesquisa e conseguir cliques, mas são canais muito diferentes.

O Pay Per Click envolve pagamento por clique, enquanto as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são orgânicas, portanto, também são gratuitas.

Além do mais, a marca pode começar a gerar tráfego com PCC rapidamente, mas precisa de mais tempo para conquistar posicionamento orgânico.

Esses canais não são concorrentes, muito pelo contrário, eles precisam fazer parte das estratégias de marketing e podem ser usados juntos para que o negócio consiga alcançar sucesso online.

Principais plataformas de PPC

Quando uma companhia quer investir nesse tipo de anúncio, é normal procurar o Google Ads, afinal, é a plataforma de anúncios mais popular e exibe as campanhas nos resultados de pesquisa, no Google Shopping, nos vídeos do YouTube, entre outros.

Todo tipo de negócio, como uma empresa de locação de sofá para eventos, pode contar com essa plataforma para impulsionar seu canal.

Outra opção muito popular é o Microsoft Advertising (Bing Ads), que permite exibir anúncios no Bing e Yahoo. Em relação ao gerenciamento, o Bing e o Google são muito parecidos, e a única diferença é o tamanho do mercado e seu alcance.

Desde junho de 2020, Google possui uma parcela de mercado nos Estados Unidos de 87,71%, enquanto o Bing possui 6,99% e o Yahoo possui 3,44%.

Tendo isso em vista, uma empresa de quick massage para eventos pode usar o Bing Ads para gerar tráfego e conversões, pois o buscador oferece um retorno sobre os investimentos melhor do que o Google, mesmo que o volume seja menor.

Contudo, essas não são as únicas plataformas de anúncios que as organizações podem considerar, tendo em vista as diversas outras possibilidades, como Facebook Ads, Bidvertiser, RevContent, AdRoll e BuySell Ads.

Outras opções que as organizações também usam são Advertise.com, AdBlade, LinkedIn Ads, Instagram Ads, Amazon Ads e AdRecover.

Seja qual for o canal escolhido pela organização, é importante lembrar que PPC sempre será um excelente canal de marketing, além de muito rentável para qualquer negócio.

Com ele, um fabricante de brindes executivos luxo terá acesso a vários benefícios que muitos outros canais não conseguem oferecer, além de ser uma opção fácil de começar e com plataformas muito populares.

O segredo para colher bons resultados é saber criar e otimizar as campanhas, definir metas e avaliar o desempenho continuamente.

Considerações finais

Qualquer negócio que queira gerar tráfego rapidamente precisa investir no Pay Per Click. Com ele, a marca, seus produtos e serviços serão rapidamente encontrados pelos usuários.

As plataformas que trabalham com esse tipo de anúncio são capazes de atrair tráfego para os canais da organização e aumentar suas vendas.

Se a intenção é divulgar o negócio e se aproximar de potenciais clientes, é imprescindível começar a investir em PPC.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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