Blogeral

Main Menu

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação

logo

Blogeral

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação
  • Como começar a praticar meditação?

  • 3 Fatos sobre o Cytotec

  • Ansiedade: 10 sintomas que você precisa saber

Plano de SaúdeSaúdeVida
Home›Saúde›Plano de Saúde›7 Desafios Ao Contratar Plano de Saúde Empresarial

7 Desafios Ao Contratar Plano de Saúde Empresarial

By Diogo Fagundes
29 de novembro de 2019
440
0
Share:

Plano de Saúde para Empresas e os desafios da contratação

Todos os anos empresas vivem o dilema de manter, reduzir ou melhorar o plano de saúde que utilizam e algumas vivem outro dilema porque contratar plano de saúde.

Outra questão que as empresas que se preocupam com seus funcionários é que o plano de saúde contratado seja agradável para os funcionários.

Referente a trocar o desafio é realizar a substituição do plano de saúde atual sem a perca da qualidade do atendimento atual.

Com todos esses obstáculos como se deve realizar uma boa contratação de plano de saúde e como atender os requisitos básicos para contratar um plano de saúde de qualidade e que atenda aos funcionários.

Gostaria de compartilhar alguns desafios para o consultor que comercializa e a empresa que adquire o plano de saúde.

 

Desafio 1 – Preço dos Planos de Saúde

 

Nem sempre abaixar o custo do plano de saúde acima de 25% é interessante!

Trabalhar uma redução de plano de saúde acima de 25% fará os usuários sentirem a perca principalmente dos hospitais da rede credenciada, e alguns deles que eram utilizados de maneira plena – internação, atendimento clinico, exames e pronto atendimento – atenderem somente pronto atendimento.

Outro fator importante que deve ser sempre lembrado são as particularidades de cada plano, existem operadoras de plano de saúde que além de retirarem a cobertura hospitalar completa, colocam horários para atendimento no pronto socorro, ou seja, caso você beneficiário do plano de saúde tenha um imprevisto fora do horário determinado, terá que procurar o hospital próprio da operadora.

Ao observarmos dentro da empresa também devemos colocar na balança o fator utilidade e o como a empresa vem suportando o custo do plano de saúde.

Avaliar se a troca do plano de saúde é por causa que a empresa está em um período difícil ou porque não quer mais arcar com um custo de um plano nacional, sendo que todos os funcionários moram próximo a empresa no raio de 40 km.

Então vamos para o desafio 2 a localização…

 

 

Desafio 2 – A importância da Localização de beneficiários e empresa na contratação do Plano de Saúde

 

A dica que fica aos gestores de recursos humanos é mapear aonde mora a maior parte dos funcionários da empresa, com isso ele já consegue fazer uma pré avaliação com o consultor qual a melhor opção de plano de saúde atende boa parte da região aonde essas pessoas moram.

Com essa parceria de gestor de recursos humanos e consultor de plano de saúde já é possível um bom refinamento e partir disso a empresa já conseguirá ter noção se é mais interessante contratar um plano de saúde de cobertura local, regional, estadual e nacional.

Essa avaliação é importante caso a empresa já possua um plano de saúde vigente e quer alterar por questão de reajuste ou insatisfação.

Muitas vezes a troca de um plano de saúde nacional por um plano que tenha extensão estadual, não afete tanto os funcionários, mas consiga uma redução significativa nos valores.

 

 

Desafio 3 – Agradar a Gregos e Troianos no plano de Saúde

 

A contratação do plano de saúde para uma empresa de médio e grande porte deve ser avaliada com cuidado principalmente nos cargos de alto escalão.

Caso a empresa possua diretores e executivos talvez seja interessante uma contratação separada e caso queira praticar uma redução de custos seria interessante mudar para uma nova operadora.

Para os executivos de alto escalão as exigências de atendimento são as mais elevadas, o plano de saúde desses funcionários algumas vezes é exigência contratual, e nesse mesmo contrato o executivo aponta quais hospitais o plano de saúde oferecido pela empresa deverá oferecer como cobertura.

Outro ponto a salientar é que dependendo da quantidade de vidas que a empresa tem é possível trabalhar de forma variada as coberturas, ou seja, para funcionários da administração pode contratar um plano de saúde de cobertura estadual, para os funcionários que estão externo pode contratar um plano de saúde cobertura nacional e assim sucessivamente.

Referente aos executivos, em alguns casos o desafio é manter o plano de saúde com cobertura internacional, nesses casos talvez deve-se avaliar um seguro de vida com amplitude internacional para cobrir a perca no plano de saúde, mas

 

 

Desafio 4 – Quando entram os parentes, como fica a contratação do plano de saúde?

 

A maioria das contratações de planos de saúde empresarial são feitos para familiares, a grande parte dos contratos de plano de saúde vendidos pelos consultores são de 3 a 15 vidas.

Existe algumas regras de operadoras limitando a quantidade e o grau de parentesco, conhecido como composição aceita pelas operadoras, abaixo um exemplo de composição de plano de saúde da operadora AMIL

*Titulares: sócios e seus cônjuges até 68 anos 11 meses e 29 dias, proprietários (quando a empresa for uma firma individual) e funcionários com vínculo (FGTS) até 58 anos 11 meses e 29 dias, para inclusão de vidas a partir de 59 anos, verificar TABELA PARA VIDAS A PARTIR DE 59 ANOS.

*Dependentes diretos: Cônjuge ou companheiro (a), filhos naturais ou adotivos, enteados até 58 anos 11 meses e 29 dias e filhos inválidos sem limite de idade. Para dependentes entre 59 e 68 anos, verificar a TABELA PARA VIDAS A PARTIR DE 59 ANOS.

*Dependentes indiretos do titular: Pai, mãe, padrasto, madrasta. Para dependentes entre 59 e 68 anos, verificar a TABELA PARA VIDAS A PARTIR DE 59 ANOS. Irmãos, netos e sobrinhos limitados a 58 anos 11 meses e 29 dias.
Sendo a AMIL uma das operadora que oferece mais flexibilidade para aceitação de parentes no plano de saúde para empresas.

Outra operadora bem flexível quanto a sua composição é a Intermédica, veja abaixo os limites de composição do plano de saúde dessa operadora:

*Titulares: Sócios idade limite 69 anos 11 meses e 29 dias.- Funcionários (CLT) são aceitos somente até 65 anos 11 meses e 29 dias, sem limite para o número de vidas.

*Dependentes:
Cônjuge e/ou companheira(o) do sócio sem limite de número de vidas até 69 anos 11 meses e 29 dias.
Cônjuge e/ou companheira(o) do funcionário sem limite de número de vidas até 65 anos 11 meses e 29 dias.
Filhos naturais ou adotivos até 49 anos 11 meses e 29 dias.
Enteados até 49 anos 11 meses e 29 dias.

*Agregados – dependentes indiretos:
Pai, padrasto, mãe, madrasta, tio, tia, sogro, sogra, cunhados e irmãos até 65 anos 11 meses e 29 dias.
Netos até 24 anos 11 meses e 29 dias.
Sobrinhos, genro e nora até 49 anos 11 meses e 29 dias

*Prestador de serviço: aceitação de até 50% da massa, para titulares e dependentes de 18 a 65 anos 11 meses e 29 dias.

A dica é que os consultores sempre fiquem atentos a esses itens acima, seja qual for a operadora de plano de saúde.

Algumas vezes se esse parente é um primo e é prestador de serviços para a empresa familiar é possível adicioná-lo no plano de saúde da empresa, apresentando um contrato ou uma carta de prestação de serviços.

 

 

Desafio 4 – Contratar plano de saúde com coparticipação ou sem coparticipação?

 

Essa é uma pergunta que deixa muitos gestores de recursos humanos com uma pulga enorme atrás da orelha e deixa o gestor financeiro em alerta.

Com a atual crise muitas empresas optaram pela modalidade de plano de saúde com coparticipação, existem algumas vantagens e desvantagens

A vantagem dos planos de saúde de coparticipação é a redução imediata dos custos mensais da empresa, nessa modalidade o funcionário participa diretamente do custo do plano, todas as vezes que vai ao médico paga um pedaço da consulta, para todos os eventos o funcionários paga.

O que as empresas muitas vezes apontam como vantagem é que essa modalidade de plano de saúde faz o funcionário pensar muito antes de ficar passando em vários médicos, pedir atestados, o custo para manter o plano é bem melhor.

A desvantagem desse plano é os pagamentos que devem ser feitos todas as vezes que realizar um procedimento, seja ela qual for o procedimento no plano de saúde.

Já o plano de saúde sem coparticipação, o custo é 100% da empresa. Existem algumas empresas que cobram uma pequena participação do funcionário mensalmente, mas apesar disso, o funcionário faz todos os procedimentos sem custo adicional.

Nesse caso é muito importante o alinhamento dentro da empresa entre gestor de recursos humanos e gestor financeiro.

O ideal é que tenham em mãos mais que 2 opções de planos de saúde para avaliarem a relação custo/beneficio.

 

 

Desafio 5 – Porque as empresas mudam de plano de saúde?

 

Essa é fácil de responder, o principal vilão das empresas em manter o plano de saúde são os reajustes anuais, é nessa encruzilhada que os consultores de plano de saúde devem demonstrar toda sua capacidade e conhecimento técnico.

A primeira coisa que os consultores e gestores não devem usar como única opção de base de troca do plano de saúde é o preço!

Deve ser avaliado o conjunto, e nesse conjunto o preço pode ser um item de peso maior mas não imperativo na troca do plano de saúde.

A sugestão é que a empresa avalie toda a rede, os funcionários em tratamento, e a partir daí começar avaliar o reajuste, um exemplo, o plano de saúde de empresa terá um reajuste de 20%, logo temos um índice a levar em consideração.

Com esse aumento em mente o gestor poderá somar mais 20% e chegará:

Reajuste Ano 20% + Redução 20% = 40% de redução de custos
E com esse número ele pode sair em busca de um novo plano, com certeza esse é um ótimo parâmetro, e se o gestor levar em consideração a avaliação de rede, terá muito sucesso nessa troca.

 

 

Desafio 6 – Monitorar o uso do plano de saúde.

 

As operadoras de planos de saúde antes de aplicarem o reajuste permitido pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS fazem a avaliação de sinistralidade da empresa, essa é a avaliação do uso e como é usado pelos funcionários o plano.

Existem alguns itens que fazem o reajuste ser maior que o esperado pelas empresas, caso alguns funcionários passaram por cirurgia, eventos de emergência que exigiram procedimentos complexos e internações longas, o valor pode subir absurdamente.

Então cabe aos gestores de recursos humanos junto com a corretora que comercializou o plano e faz suporte na movimentação de entrada e saída de funcionário ficarem atentos a esses eventos no plano de saúde vigente.

 

 

Desafio 7 – Porque a empresa não deve desistir de ter um plano de saúde, mesmo que seja um plano de saúde local.

 

O plano de saúde dentro da empresa pode ser um aliado para manter bons funcionários, além do beneficio do plano de saúde um seguro de vida a preço irrisório e um plano odontológico com cobertura básica colocará sua empresa em outro patamar.

Para responsáveis por famílias esses itens são extremamente importantes, já que ter um plano de saúde para os filhos e cônjuge através da empresa gera a sensação de segurança. Com essa sensação o funcionário terá uma produtividade maior.

 

Nos dias de hoje a empresa oferecer aos seus funcionários um plano de saúde é um sinal que cuida do seu maior patrimônio que são as pessoas que fazem parte da operação.

 

Essa satisfação refletirá no trato com os clientes e na melhor execução de sua rotina. Mais do que ter um plano de saúde, é manter o que já existe e na troca não realizar uma redução abrupta ou mudar para uma operadora de plano de saúde que retire totalmente a rede de atendimento atual.

 

Outra sugestão para empresa são os planos de saúde que atendem somente ambulatórios. Caso a empresa opte por contratar essa modalidade de plano de saúde, seria de grande valor desenvolver políticas de medicina preventiva, instruindo os funcionários no uso do plano.

 

Outro fator importante é o trabalho de valorização do plano dentro da empresa, a equipe de endomarketing dispor aos funcionários informações sobre as coberturas do plano, médicos próximos à empresa.

Falar sobre a importância dos exames de rotina na prevenção de doenças graves, com essas ações a empresa gera um clima de confiança e motiva seus funcionários quanto a importância de cuidar da saúde.

 

Lembrando que dependendo da quantidade de vidas no contrato seu poder de negociação melhora bastante, empresas que possuem acima de 30 funcionários sempre conseguem montar planos interessantes e que atendem bem.

 

Um plano que pode auxiliar bastante e somar de forma significativa são os planos odontológicos de cobertura básica, que irão atender todos os procedimento básicos da ANS e mais algum item adicional.

Hoje no mercado brasileiro existem grandes seguradoras e operadoras que oferecem planos com coberturas nacionais e com um valor muito baixo, vale a pena conferir.

Ter um plano de saúde ou manter um plano de saúde existente valoriza sua empresa frente ao mercado e transmite para o mercado a ideia de responsabilidade social, ou seja, uma empresa que se preocupa com o bem estar do seu time de funcionários.

Ao conhecermos as empresas premiadas no Great Place To Work 2019, todas oferecem excelentes benefícios aos seus funcionários e o plano de saúde é fator preponderante.

A sugestão é que entenda os desafios e faça uma boa contratação, talvez sua empresa seja pequena com cinco funcionários, apresente uma boa rentabilidade e esse pequeno time tenha um grau de comprometimento muito bom, será que não é hora de dar ânimo a essa equipe?

Vale a pena investir em sua equipe, atrair novos talentos!

 

 

Além do plano de saúde, faça seguro de vida.

 

Na contramão da cultura brasileira, lembre-se do Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, dois produtos de preços pequenos com um beneficio impar.

O seguro de vida é um produto com objetivo de proteger não apenas o beneficiário como todos os familiares ou pessoas que dependem de você, em conjunto com o plano de saúde se torna um conjunto incrível de seguridade para todos.

Um dos benefícios mais importantes do seguro de vida é a proteção que ele oferece nos momentos imprevistos, sem fazer diferença a qual classe social o beneficiário ou família pertence.

Em especial aquelas que possuem pouco ou nenhum valor reservado no momento do imprevisto, é uma excelente alternativa para diminuir os danos econômicos causados em caso de fatalidade do responsável pelo sustento da família em conjunto com o plano de saúde.

Hoje, temos diversos tipos de seguros que diferenciam-se pelas coberturas oferecidas. Você pode iniciar sua contratação por um Seguro de Acidentes Pessoais, que irá dar suporte junto com plano de saúde em caso de alguma eventualidade que traga algum custo adicional com despesas médico hospitalares.

Um seguro de acidentes pessoais com cobertura de gastos médicos, hospitalares e odontológicos vai auxiliar na cobertura dessas despesas adicionais em uma eventualidade.

Dependo do valor de cobertura contratado pela empresa o valor pode ser irrisório por funcionário, em caso de um seguro de vida pode ser a partir de R$ 10,00 mensais por funcionário e optando por um Seguro de Acidentes Pessoais o valor é menor ainda podendo ser a partir de R$ 1,80 por mês.

A contratação do seguro de vida empresarial junto com o plano de saúde é o conjunto perfeito e deixará os funcionários plenamente satisfeitos.

Dentro dos seguros de vida vigentes no mercado, existem alguns que oferecem para gestantes uma cesta natalidade que no nascimento da criança a mamãe recebe, podendo contemplar vários itens como os relacionados abaixo:

Cesta Bebê:
Absorvente para Seios
Caixa com 12 Unidades Algodão em Bola
Pacote de 50 g.
Bolsa Nécessaire
Fraldas Descartáveis
Hastes Flexíveis (Cotonetes)
Lenços Umedecidos
Pomada para Assadur
Sabonete para Bebê
Shampoo para Bebê
Talco para Bebê
Termômetro Clínico.

Para os papais executivos existe o seguro vida diagnóstico de câncer infantil, se trata de um beneficio especial que além de proteger seu bem maior ainda ajuda o Hospital do Amor em Barretos que é especialista no tratamento do câncer infantil.

Enfim, vale muito a pena cuidar do seu funcionário, a empresa ganha e o funcionário se sento acolhido e protegido, além disso produzirá mais e terá a sensação de seguridade, que a empresa prática responsabilidade social e tem um olhar humanizado.

Plano de saúde é garantia de satisfação para todos!

Alan Martins
plano.saudegeral@gmail.com
WhatsApp – 11.4172-1182

Tagsallianz saudeamil oneamil saudebio vidabradescobradesco segurocentral nacional unimedcoletivo por adesão corporeconselho regional de enfermagemCORENgndigrupo notredamme intermedicaintermédica saúdeoperadoras de saúdeplano advance 600plano bradesco saudeplano de saude sulamericaplanos de saudeplanos de saude amilplanos de saude bradescoplanos de saude sulamericaplanos sulamericaporto seguro saudePrevent Seniorqualicorpsão cristovão saudeseguro de vidasompo saudesulamerica saudeTrasmontano Saudeunimed
Previous Article

Quais as melhores mídias sociais para se ...

Next Article

Conheça os melhores programas de afiliados

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Diogo Fagundes

Fundador do Blogeral, Consumiu, Bient Developer, Help Content e HT Mais Consultor de Marketing Digital, especialista em Criação e Implantação de Guia Comercial e Marketplaces. Formações: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática pela Universidade Sumaré - Estudou Sistemas de Informação na Universidade Sumaré Cursos: Fómula de Lançamento - Gerador de Tráfego - Segredos da Audiência - Máquina de Vendas Online - Fórmula Negócio Online - Afiliado de Sucesso - Top Afiliado - Fator X - Certificado em Copywriter pela Marketing com Digital - Adoro trabalhar com as possibilidades que a internet nos proporciona alcançar, algumas pessoas dizem que se tratando de tecnologia o céu é o limite, eu acho que não existe limite. A minha maior missão é ajudar o maior número possível de empresas a entrarem na internet e virarem grandes empresas e ajudar o maior numero de pessoas possíveis a mudarem de vida.

Related articles More from author

  • EmpreendedorismoGeralPlano de Saúde

    10 Coisas que Engenheiros precisam saber para contratar um plano de saúde

    7 de abril de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Saúde

    Planos de Saúde Unimed São Realmente Bons?

    26 de outubro de 2020
    By Antônio Ivan
  • EmpreendedorismoGeralPlano de SaúdeSaúde

    10 Informações valiosas para Dentistas que pretendem contratar um plano de saúde

    9 de abril de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Mulher foto criado por pressfoto - br.freepik.com
    Plano de SaúdeSaúdeVida

    10 DICAS IMPORTANTES PARA ADVOGADOS QUE PRETENDEM CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE.

    8 de março de 2021
    By Diogo Fagundes
  • Plano de SaúdeSaúdeVida

    10 INFORMAÇÕES VALIOSAS PARA DENTISTAS QUE PRETENDEM CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE.

    8 de março de 2021
    By Diogo Fagundes
  • Plano de SaúdeVida

    6 DICAS SOBRE GRUPO NOTRE DAMME INTERMÉDICA E A LINHA SMART 200 E 200 UP

    8 de março de 2021
    By Diogo Fagundes

Leave a reply Cancelar resposta

You may interested

  • Mondelez International avança na agenda de ESG em direção às metas de 2025

  • Região Sudeste é a segunda mais procurada para a compra de terrenos

  • E-mail Marketing

    7 Dicas simples para criar a sua lista de e-mails!

Fale Conosco

11 97619-4624

Horário de Atendimento:
Das 8:00 as 18:00
Segunda a Sexta

Tags

Academia (11) casa (69) Climate Change (16) construção (83) Conteúdo (9) decoracao (62) dicas (99) Donald Trump (21) E-mail Marketing (15) Ecommerce (28) Election Results (23) Empreendedorismo (29) empresa (19) empresas (17) Estratégias (11) estratégias de marketing (12) festa infantil (10) Flat Earth (18) Future of News (19) Golden Globes (17) health (19) indústria (20) inovação (13) Loja Virtual (10) Marketing (81) Marketing Digital (50) marketplace (20) Market Stories (15) mercado (11) Moda (13) MotoGP 2017 (20) Mr. Robot (16) negócio (10) negócios (58) obra (28) Presença Online (10) reforma (30) Saúde (24) SEO (17) shopping market place (14) Sillicon Valley (17) summer (18) tecnologia (22) United Stated (22) vendas (15)
  • Blog
  • Home 1
© Copyright Diogo Fagundes. All rights reserved.