Blogeral

Main Menu

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação

logo

Blogeral

  • Home 1
  • Blog
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo
  • Negócio
  • Construção Civil
  • Educação
  • Como começar a praticar meditação?

  • 3 Fatos sobre o Cytotec

  • Ansiedade: 10 sintomas que você precisa saber

Geral
Home›Geral›Praticidade dá o tom do novo formato da advocacia e dos negócios

Praticidade dá o tom do novo formato da advocacia e dos negócios

By
30 de julho de 2020
51
0
Share:

São Paulo, SP 30/7/2020 –

Assim como todos os negócios que tiveram sua estrutura impactada pelas medidas de proteção contra o novo coronavírus (COVID-19), a advocacia também entra em uma nova era, facilitada pelas tecnologias e métodos de trabalho que já eram adotados há algum tempo pelos escritórios mais modernos. Para o futuro, o desafio é manter o padrão de qualidade, e ao mesmo tempo, trazer maiores facilidades para os clientes.

Praticidade, flexibilidade e acessibilidade já eram valores em demanda no mercado. Servidos com uma alta oferta de soluções cada dia mais inovadoras, consumidores e clientes de todos os tipos de produtos e serviços buscavam por um mix de qualidade com facilidade.

Com o advento a pandemia da COVID-19, tais valores não estão mais associados à sofisticação da preferência do público: agora, eles são a regra.

Estrutura digital para realização de atendimentos e reuniões, assinatura de contratos e elaboração de documentos; trabalho em home office; equipes e redes de apoio formadas para diminuir a necessidade de viagens e atos presenciais – são algumas das características da nova realidade empresarial.

Assim como empresários e pessoas em geral precisarão continuar se adaptando, aqueles que prestam-lhes suporte jurídico para seus negócios também precisarão.

 

O que muda na advocacia

Para os negócios que já tinham um design orientado para essa realidade, a transição acelerada pela pandemia foi sutil.

É o caso de muitos escritórios de advocacia, já adaptados há anos à realidade do processo eletrônico, da gestão digital de processos e de carteira de clientes.

Diversos escritórios no Brasil e no exterior, de uma forma geral, já adotavam um formato que permitia a advogados e clientes se relacionarem da maneira que melhor atendesse aos seus interesses e necessidades, com flexibilidade e autonomia em relação ao horário e local de trabalho.

Esses escritórios agora combinam parcerias com co-workings, escritórios ad hoc e a disponibilização da sua própria estrutura imobiliária, otimizando as rotinas de trabalho.

Com a estrutura de digital de dados do escritório também à disposição dos profissionais, permitindo o acesso a partir de qualquer local, o modelo anywhere office (“escritório em qualquer lugar”) é uma realidade que tem sido elogiada por oferecer qualidade de vida e praticidade para a busca de novos negócios e parcerias.

 

A arquitetura dos novos modelos de negócio

Para escritórios de advocacia full service ou distribuídos em nível regional, nacional ou internacional, o desafio é desenvolver um padrão de modelo de negócios que também acomode as particularidades de cada equipe ou unidade.

Luiz Gustavo Oliveira Rocholi, sócio e CEO do Chenut Oliveira Santiago, que tem unidades em 3 Estados brasileiros e no Distrito Federal, em Portugal e França, afirma que o escritório, de forma geral, já tinha políticas de trabalho muito similares com as que o cenário atual tem demandado, mas que visualiza diferenças entre as unidades e que, por isso, adotaram um novo modelo de negócios, para que houvesse uma política de integração entre as mesmas.

“Hoje, em unidades como Chenut Brasília e Chenut Rio de Janeiro, nosso formato de trabalho já é quase 100% desvinculado de escritório físico centralizado, protegendo a saúde e segurança dos profissionais e clientes por meio de atendimentos realizados digitalmente”, diz o advogado. “A unidade Belo Horizonte mantém a sua consolidada estrutura física; assim como Chenut São Paulo, que também não relegou o escritório, porém, já conta com boa parte de seu corpo de profissionais trabalhando na modalidade home office.” Quanto às unidades internacionais, “Lisboa e Paris mantêm suas dependências compartilhadas e prerrogativa de home office conforme escolha dos profissionais, de acordo com as necessidades do trabalho e dos clientes.”

Ainda segundo Rocholi, quando o encontro presencial é indispensável, é possível realizá-lo em co-workings e outras unidades compartilhadas, de acordo com a disponibilidade e proximidade para o cliente.

 

Amenizando o impacto da transição

As adaptações e inovações mais imediatas nos modelos de negócio e estruturas operacionais priorizam a saúde e proteção das equipes e dos clientes.

A busca por um ambiente de segurança, tanto no que diz respeito à proteção contra a COVID-19, quanto à segurança de dados e compliance com a LGPD, também é medida de urgência, haja vista que a entrada em vigor da Lei se aproxima.

Para o médio prazo, após o controle do risco de propagação do vírus, outras medidas, como as que visam à otimização do trabalho e a busca de um atendimento de excelência, dentro de um padrão de encontro físico mínimo, devem permanecer.

O destaque será para as tecnologias e métodos de trabalho que agilizem e humanizem a prestação do serviço, conseguindo melhores resultados e a manutenção da personalização que só o ser humano é capaz de fornecer.

 

—

Luiz Gustavo Rocha Oliveira Rocholi
Contato: lgr@cosjuris.com | (31) 3228-1150

Website: https://www.cosjuris.com/

Previous Article

Celer doa 500 testes rápidos de COVID-19 ...

Next Article

Programa Volta Brasil irá ajudar empresas a ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • ConsórcioGeral

    Consórcio – Enfim conquistando o seu bem

    10 de fevereiro de 2020
    By Diogo Fagundes
  • Geral

    6° Prêmio de Sustentabilidade encerra inscrições nesta semana

    26 de agosto de 2020
    By
  • Geral

    A solução de monitoramento de ocupação ao vivo SafeCount da Irisys automatiza a conformidade de ocupação e possibilita o distanciamento ...

    28 de julho de 2020
    By
  • Geral

    Empresas se unem para realizar doações a hospitais públicos

    10 de agosto de 2020
    By
  • Geral

    Kodak Alaris anuncia aliança global com a UiPath, líder de software RPA

    24 de agosto de 2020
    By
  • Geral

    Conquista Internacional de Físicos Médicos das Clínicas de Radioterapia VITTA

    3 de julho de 2020
    By Diogo Fagundes

Leave a reply Cancelar resposta

You may interested

  • Baker Hughes e C3 AI lançam o aplicativo de otimização de cronograma de produção BHC3 para planejamento de demanda e programação de produção de manufatura

  • The NAGA Group AG bate outro recorde, registrando uma impressionante receita do grupo de US$ 29 milhões no semestre, triplicando as transações de negociações espelhadas e dobrando o volume de negócios

  • Geral

    Santander é uma das 10 melhores empresas para mulheres trabalharem no País, mostra GPTW

Fale Conosco

11 97619-4624

Horário de Atendimento:
Das 8:00 as 18:00
Segunda a Sexta

Tags

Academia (11) casa (69) Climate Change (16) construção (83) Conteúdo (9) decoracao (62) dicas (99) Donald Trump (21) E-mail Marketing (15) Ecommerce (28) Election Results (23) Empreendedorismo (29) empresa (19) empresas (17) Estratégias (11) estratégias de marketing (12) festa infantil (10) Flat Earth (18) Future of News (19) Golden Globes (17) health (19) indústria (20) inovação (13) Loja Virtual (10) Marketing (81) Marketing Digital (50) marketplace (20) Market Stories (15) mercado (11) Moda (13) MotoGP 2017 (20) Mr. Robot (16) negócio (10) negócios (58) obra (28) Presença Online (10) reforma (30) Saúde (24) SEO (17) shopping market place (14) Sillicon Valley (17) summer (18) tecnologia (22) United Stated (22) vendas (15)
  • Blog
  • Home 1
© Copyright Diogo Fagundes. All rights reserved.