Santa Catarina é um estado que, além de muito bonito, também possui muitas riquezas, tanto naturais quanto econômicas. O estado produz vários cereais, e sua pecuária também é bastante chamativa.
A maioria das cidades de SC costuma ser pequena. Menos de 10% de todas elas ultrapassam os 100 mil habitantes. Portanto, espere por cidades tranquilas, com baixo índice de criminalidade e em harmonia com a natureza.
No entanto, algumas cidades listadas neste post são bastante agitadas. Balneário Camboriú, por exemplo, é uma cidade cheia de prédios de luxo e lotada de boates. Podemos dizer que a cidade quase não dorme, quando em alta temporada.
Vamos apresentar 7 locais incríveis para morar em Santa Catarina. Não deixe de ler cada um deles!
1. Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é uma cidade dominada pelos prédios de luxo e imóveis de alto padrão. Aliás, a Avenida Atlântica, uma das principais do município, está tomada pelos edifícios de luxo.
Ela é considerada uma das cidades mais verticalizadas da América Latina, possuindo ainda alguns dos prédios mais altos do Brasil. O Yachthouse, por exemplo, tem incríveis 281 metros de altura. Uma de suas coberturas é do Neymar, diga-se de passagem.
BC possui belas praias, centenas de restaurantes e vários pontos turísticos. O melhor da cidade é a união do tradicional com o moderno: ao passo que existem prédios de alta tecnologia, também há capelas centenárias por lá.
2. Itajaí
A cidade de Itajaí fica no litoral de Santa Catarina, coladinha à Balneário Camboriú. Aliás, ela segue o mesmo padrão de BC: muitos prédios de luxo, milhões de turistas na alta temporada e excelentes praias.
O que destaca Itajaí é sua economia forte. Ao contrário das demais cidades do litoral, ela não fica menos “viva” na baixa temporada, e uma das razões para isso é o Porto de Itajaí.
Em resumo, o Porto de Itajaí é muito famoso, atraindo a atenção de empresas nacionais e internacionais. Portanto, ele movimenta bastante dinheiro, equivalente, sozinho, a 0,33% do PIB brasileiro.
Assim como acontece em Balneário Camboriú, o mercado imobiliário é bastante forte na cidade.
3. Viva Park Porto Belo
O Viva Park Porto Belo é um bairro conceito que está sendo construído na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina. A ideia é trazer a natureza para perto das pessoas, com diversas áreas de preservação e atividades ao ar livre.
O projeto leva a assinatura do segundo maior urbanista do planeta, Jaime Lerner, o que dá um toque a mais no design. Aliás, o bairro traz novidades muito interessantes, como prédios com áreas abertas no meio, e telhados com plantas diversas.
Há imóveis para todos os gostos: casas no estilo norte-americano, predinhos de 3 andares e prédios de até 6 andares.
O Viva Park vai usar tecnologia de ponta para manter a segurança. Dezenas de câmeras com reconhecimento facial e de placa veicular ficarão instaladas ao longo do bairro.
4. Brusque
Brusque é uma cidade que está sempre aparecendo nos jornais, e um dos motivos disso é sua enorme segurança. Aliás, a cidade é tida como uma das melhores para se morar por diversas razões, incluindo educação, saneamento básico, acesso à saúde e assim por diante.
Por ser uma cidade com milhares de empresas no ramo têxtil, ela é uma referência na área, sendo seu carro-forte. As fábricas e indústrias que lá estão instaladas ajudam a manter a alta qualidade de vida na cidade.
A cultura alemã é dominante, diferente de Itajaí e Balneário Camboriú, cidades mais portuguesas.
5. Florianópolis
Florianópolis é conhecida como Terra da Magia por causa de suas belezas naturais, aliadas às construções magníficas presentes na cidade. Por ser uma ilha, a entrada na cidade já é um espetáculo — embora também cause um trânsito pesado.
Floripa possui mais de 100 praias não oficiais, é um polo tecnológico brasileiro e possui uma excelente qualidade de vida. No entanto, suas indústrias, por falta de espaço, acabam ficando em cidades vizinhas.
6. Itapema
Itapema é uma cidade em plena expansão, tanto em nível econômico quanto social. A cidade mudou muito nos últimos 10 anos: casas simples de alvenaria deram lugar a edifícios de luxo.
Além disso, a cidade vem experimentando uma onda de novos empreendedores, o que está sendo bastante benéfico para ela. Os lucros dos novos negócios na cidade chegam a passar os 150% do valor investido, principalmente na Construção Civil.
7. Joinville
Joinville é uma das melhores cidades para morar em Santa Catarina por causa da enorme quantidade de empregos que gera. Da mesma forma, a cidade possui várias instituições de ensino, em todos os níveis do saber.
O município também fica próximo de diversas praias, assim como da capital do estado. A qualidade de vida é bastante alta, e seu IDH é de 0,809. Ela já foi eleita a melhor cidade do país para se viver (revista Isto É, 2015).
E aí, já escolheu qual será seu destino? Se for dessa lista, com certeza será uma ótima cidade!