16

Para você descobrir se “Design é importante para Pequenos Negócios”, vamos lhe convidar a uma reflexão sobre as marcas que você mais aprecia, consome e admira. Talvez você possa pensar em marcas de grandes empresas. Quem sabe lhe virão a mente empresas pertencentes à lista das 500 maiores da Revista Forbes. Sabe o que elas tem em comum? Inovação. E esta é a primeira característica ligada a empresas que possuem uma boa solução de Design em suas marcas.

EU TENHO UM PEQUENO NEGÓCIO, COM POUCA CAPACIDADE DE INVESTIMENTO. COMO VOU INVESTIR EM DESIGN COMO OS GRANDES?

Vamos lhe dar uma ótima notícia: talvez como já foi o Direito, a Arquitetura e a Medicina em outras épocas, a Publicidade, o Design e o Desenho Industrial estão dentro das profissões mais optadas pelos estudantes hoje em dia, os futuros profissionais. E isto já vem ocorrendo há pelo menos mais de uma década.
Com o advento da economia colaborativa e do empreendedorismo, os conceitos de Design se difundiram massivamente. Outrora, quando Steve Jobs, à frente da Apple, apregoava que o Design era não só forma, quanto sentido, nos dias de hoje esta ideia já está internalizada nas culturas organizacionais de grandes e até de médias empresas.
Vejamos como a ascensão de startup’s tem sido corriqueiro: Uber, iFood e Airbnb são só alguns exemplos mais imediatos de empresas que nasceram aliando conceitos de colaboratividade, design e tecnologia. Se o Design está popularizado, você pode encontrar uma oferta de profissionais da área em abrangência e também poderá investir, como se fosse grande, utilizando excelentes profissionais, com valores super acessíveis.

MAS O QUE É DESIGN?

Vamos utilizar um conceito retirado do site do SEBRAE:
“É um processo intelectual, técnico e criativo de concepção que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado na necessidade do usuário, e apresentando uma abordagem ou solução integrada para o produto e o serviço da empresa, comunicação e ou ambiente organizacional.”
Então podemos dizer que o Design de uma marca, logotipo ou logomarca é a síntese visual, ou o resumo das necessidades do usuário, do cliente, que se propõe a resolver um problema e entregar uma solução. Veja algumas vantagens de ter o Design presente na marca de sua pequena empresa:
Traduz diferenciação competitiva e inovação;
Permite adequações às necessidades do mercado e dos clientes;
Torna sua empresa mais competitiva;
Agrega valor ao seu negócio e o tangibiliza;
Aumenta oportunidades para conquistar novos clientes;

Ajuda a empresa a focar na empatia, colaboração e experimentação para resolução de problemas.

Saiba mais sobre o assunto: www.cytau.com/logo

Responder

Deixe uma resposta