Ter uma horta e lucrar com ela são duas coisas que gostamos de ouvir, afinal a horta pode ser um lugar para relaxarmos e ainda fazer uma graninha. Mas o que muita gente não sabe é que para você fazer uma horta, não é preciso de muito, basta que você se atente a algumas coisas importantes. Nos acompanhe para saber.
Dicas para ter uma horta
Antes de você pensar em outra coisa, precisa saber onde ficará a sua horta, mas o que você também precisa saber é que é necessário que ela receba luz, em média de 5 a 6 horas por dia no mínimo.
É claro que você precisa pensar em um lugar que ficará fácil de você conseguir sempre que precisar pegar algo na sua horta. Em caso de muito sol no local onde ela ficará é necessário você usar telas de sombrite, ela irá ajudar a reduzir o sol.
Depois que você já souber onde será sua horta precisará ter em mente que a organização para a plantação também é muito importante. Para você que está fazendo em vasos, garrafas pets, é mais recomendado que você use a semente, que na maioria das vezes dá mais certo do que o muda.
A muda tende a morrer mais rápido, até mesmo antes de ser plantada, afinal foi tirada e é muito difícil acharmos algum lugar onde tem a mesma luz, vento que tinha quando ela foi plantada no outro lugar. Por esse motivo a semente é a mais recomendada com mais chances de brotar.
É muito válido lembrar que a partir do momento que você irá plantar uma quantidade maior você precisará de mais espaço, mas você também precisa lembrar que a organização te ajudará muito.
Cuidado
Como tudo na vida é necessário ter um cuidado, não é mesmo? E com a sua horta não tem como ser diferente. Além de sempre estar colocando o seu lixo orgânico ou adubo o que você preferir, será necessário também lembrar de olhar a umidade da terra. Afinal, a ideia é você não colocar muito e nem pouca água para suas verduras.
Também é necessário que você sempre deixe a sua horta limpa. Então sempre que possível é recomendado que tire todos aqueles matinhos intrusos.
Solo
Mesmo que sua horta seja em um vaso, é válido te lembrar que você precisará cuidar do solo onde irá fazer a plantação. Afinal você quer que sua verdura cresça bonita e gostosa, e para isso o solo precisa estar cheio de nutrientes. E se você está se perguntando como deixar o solo com nutrientes, calma que iremos te mostrar alguns passos.
Você precisará adubar sua terra, com adubo orgânico. Depois que sua terra tiver com adubada saiba que você precisará manter ela cheia de nutrientes, e para isso você pode usar os diversos adubos orgânicos que existem ou pode ser mais prática ainda é adubar sua terra com os próprios lixo orgânico. Caso você não saiba o que é um lixo orgânico, aqui vão alguns exemplos: húmus, o pó do café usado, casca de ovos.
Como vender os produtos orgânicos?
Ter nosso investimento é uma das melhores coisas não é mesmo, e vender uma coisa de qualidade não tem como melhorar. Mas para você conseguir vender seus produtos orgânicos é preciso que você saiba de algumas coisas que são necessárias, para que seja uma venda correta e na lei.
Você precisa ter em mente que antes de começar a vender o seus produtos orgânicos você precisa adquirir um selo da IBD.
A IBD- inspeções e certificações agropecuárias e alimentícias, possui normas, ela te fala como deve ser a produção, usando algumas técnicas e métodos que eles exigem.
É importante você lembrar que, essa é uma das coisas importante para você conseguir fazer a venda legal do seu produtos orgânicos, mas é claro que ainda tem algumas coisas que você precisa saber, mas o principal você já sabe e como podemos observar não é tão complicado assim, não é mesmo?
Caso você queira saber muito mais sobre esse mundo de hortas, produtos orgânicos, basta você acompanhar Lemdax, e ficar por dentro de tudo.
Discussion about this post