O que é Paintball? Como esse esporte surgiu e por que faz tanto sucesso? É possível jogar em qualquer lugar? Qual o ambiente mais adequado para jogar Paintball? Quem pode participar de uma partida de Paintball?
Apesar de serem várias dúvidas variadas, elas fazem parte do cotidiano de quem já faz parte do meio e recebe alguém totalmente novo. No início é muito comum que dúvidas como essas surjam sobre o assunto, e nada melhor do que saná-las para compreendermos melhor onde estamos entrando.
Nesse conteúdo vamos trazer maiores informações sobre esse que é um esporte de tiro que cresce a cada dia que passa, no mundo inteiro, e, principalmente, aqui no Brasil. Leia com a gente e saiba o que é Paintball, onde surgiu, qual seu objetivo e como jogá-lo. Vamos lá!
Onde surgiu o Paintball?
O primeiro passo para entender o que é Paintball é entender sobre seu início, afinal, suas raízes dizem muito sobre a forma com que ele é disputado.
O Paintball é um esporte que nasceu nos Estados Unidos no início dos anos oitenta. Assim, o Paintball rapidamente se tornou popular, especialmente nos Estados Unidos e atraiu um grande número de participantes ao redor do mundo.
Atualmente, é um desporto da área de tiro difundido a nível mundial, e praticamente toda nação já possui alguns praticantes, mesmo que em níveis bem amadores quando comparados a países mais tradicionais nessa área, como os próprios EUA, criadores do desporto.
Qual o objetivo do Paintball?
Para entender o que é Paintball, também é necessário entender sobre o objetivo desse jogo de tiro. O objetivo do jogo é eliminar o oponente o acertando com bolas cheias de tinta colorida, disparadas com armas de ar comprimido especiais chamadas marcadores.
Dada à velocidade do impacto (328 km/h para competições internacionais), a cápsula do projétil se rompe ao entrar em contato com o alvo, liberando o conteúdo no traje do oponente. Uma vez marcado por um “Paintball”, um jogador é eliminado e deve aguardar um tempo definido ou o início do próximo jogo para voltar a entrar.
O Paintball tem semelhanças com outro jogo de simulação de guerra, o Airsoft, que usa armas que disparam balas de plástico e que imitam as reais. Os dois jogos, no entanto, também são muito diferentes em muitos outros aspectos (incluindo estratégias de jogo).
O esporte usa muitos tipos diferentes de equipamentos e desenvolveu seu próprio léxico para descrever “movimentos” e situações especiais.
Por que jogar Paintball?
Porque é um jogo de equipe envolvente e divertido, jogado ao ar livre e que, conforme mencionado anteriormente, tem atraído um número cada vez maior de fãs nos últimos anos. Uma boa alternativa para passar um dia diferente com os amigos, divertindo-se juntos.
Este esporte, além de ser praticado a nível competitivo em torneios e campeonatos que acontecem em todo o mundo, só pode ser praticado em centros equipados. Caso esteja pensando em jogar Paintball, reserve um tempo para estudar algumas regras simples para se divertir com total segurança e tranquilidade.
4 regras simples que farão você entender o que é Paintball
Para jogar Paintball, seja em grupo com amigos ou com uma equipa adversária, existem algumas regras a seguir, conforme mencionamos no parágrafo anterior. Abaixo especificamos cada uma delas, leia:
1. Para jogar Paintball são formadas duas equipes
Para jogar Paintball são formadas duas equipes. As duas devem “guerrear” de acordo com algum dos dois objetivos principais que podem ser escolhidos, esses que vamos especificar logo a seguir.
2. Os objetivos a serem alcançados podem ser dois
Conquistar a base do adversário ou eliminar o maior número de jogadores inimigos. Conquistar a base é um jogo mais estratégico e que pode demandar mais tempo. Isso não significa que o segundo modo de jogo também não seja estratégico, mas eliminar um número maior de oponentes significa maior “matança” e menos estratégia, logicamente.
3. O jogador “marcado” é eliminado do jogo
A velocidade do impacto faz com que a cápsula de tinta se quebre facilmente ao entrar em contato com o oponente, conforme mencionado anteriormente, liberando seu conteúdo colorido para marcar o oponente. Dessa forma, quem foi marcado está automaticamente eliminado.
4. Roupas e equipamentos especiais
Para poder competir com segurança, os jogadores devem usar roupas específicas e equipamentos especiais que incluem uma máscara protetora a ser usada dentro e fora do campo para evitar serem atingidos no rosto por balas perdidas.
O equipamento é fornecido pela central onde você joga e inclui máscara protetora e protetor de pescoço. É claro, pode ser que a bala da arma de ar comprimido pegue em algum local de seu corpo, que geralmente ficará marcado, mas não irá se tratar de algo sério, pois as áreas mais críticas já estão protegidas pelo equipamento.
Onde se joga Paintball?
As partidas podem ocorrer dentro de edifícios ou áreas especialmente fechadas e demarcadas ou fora, de muitas maneiras diferentes.
Não existem regras específicas para a prática do Paintball livre, ou seja, partidas que não seguem regras de campeonatos, deixando os objetivos, estratégias e técnicas do jogo à imaginação dos jogadores e às condições do terreno.
Os melhores locais para a prática desse desporto são os clubes, que estão disponíveis em praticamente todas as grandes cidades, ou pelo menos deveriam, já que a popularidade do Paintball só aumenta a cada ano que passa.
Agora que já sabe o que é Paintball, comece a procurar por locais ou clubes que estejam perto de sua cidade, convide seus amigos e comece a praticar. Temos certeza de que com maior prática, você gostará ainda mais do jogo. Até a próxima!
Discussion about this post