Quais as melhores atividades físicas para perder peso?

A melhor atividade física para perder peso pode ser qualquer exercício, desde que feito de forma adequada.

A verdade é que todos os exercícios ajudam a queimar gordura. No entanto, é exigido do atleta esforço e dedicação. Se esses elementos não estiverem presentes, não há atividade capaz de emagrecer o praticante.

Existem sim diferenças cruciais entre os diversos tipos de atividade física. Se o indivíduo estiver obeso, por exemplo, é importante começar com as atividades de baixo impacto.

Assim, quando alguns quilos forem perdidos, pode-se aumentar a intensidade do exercício ou até alterar a atividade física.

Uma ótima atividade para iniciar é a hidroginástica. Ela queima bastante caloria, é divertida, deixa os músculos fortes e é ideal para pessoas com mais idade.

Além disso, vale utilizar alguns suplementos para perder peso — sempre após uma consulta médica, é claro.

Veja as 5 melhores atividades físicas para emagrecer rapidamente!

1. Caminhada para perder peso

A caminhada é uma ótima atividade física para perder peso. Além de não forçar muito o corpo, ainda não requer equipamentos e o indivíduo pode apreciar o passeio.

O que vale na caminhada é o tempo: no início, caminhadas de 10 a 20 minutos são ideais; esse valor pode aumentar para 1 hora, e chegar a até 3 horas de caminhada por dia.

Vale notar que os melhores momentos para caminhar são durante a manhã e no entardecer. Nesses períodos o sol é menos intenso e, além dos benefícios da atividade física, há também as benesses da produção de Vitamina D pelo organismo.

Assim como em qualquer outra atividade, o importante é ter constância. O ideal é praticar caminhadas todos os dias, mas 3 vezes por semana também já ajuda a emagrecer.

Antes de planejar suas caminhadas, consulte um médico e confirme se você pode realizar essa atividade. Além disso, adquira um tênis para caminhada de qualidade, principalmente se pretende caminhar por horas.

2. Corrida intercalada

A evolução da caminhada é a corrida intercalada, onde o atleta alterna entre períodos de corrida e de caminhada na mesma atividade física.

No entanto, vale lembrar que essa modalidade é destinada para quem não está muito acima do peso — e que caminha há algum tempo.

O excesso de peso e a corrida não combinam. A razão disso é que, ao forçar demais as pernas, tornozelos e os joelhos, a chance de uma lesão aumenta muito.

Portanto, é importante realizar uma avaliação de saúde antes de iniciar na corrida — ou qualquer outra prática esportiva, seja para perder peso ou não.

No início, faça 4 minutos de caminhada para 1 minuto de corrida. Quando estiver confortável, passe para a proporção 3:2. 

É interessante manter uma rota fixa para avaliar sua performance.

3. Natação

A natação é excelente quando o assunto é perder peso: por estar dentro da água, o indivíduo nem percebe que está suando.

Além disso, a água dificulta os movimentos, aumentando o esforço durante as atividades.

Porém, esse aumento de esforço é algo benéfico, pois, ao contrário da corrida, não exerce muito impacto sobre as juntas do indivíduo. Assim, a natação pode ser praticada em qualquer situação e em todas as idades.

Para quem quer perder peso, é interessante treinar com o objetivo de competir. Dessa forma, ao realizar treinos mais puxados, a queima de gordura é muito mais eficiente, o que acarreta resultados mais rápidos.

4. Artes marciais

As artes marciais, embora remetam à violência, na verdade pregam filosofias de paz e tranquilidade. Além disso, elas são atividades físicas excelentes para quem quer perder peso.

Afinal de contas, o intuito de todas as artes marciais é se defender e, para isso, é preciso ser mais forte, rápido e ágil que o adversário.

Como são praticadas em grupos, há uma ajuda mútua entre os praticantes, o que facilita o processo de perda de peso. 

Da mesma forma, os atletas usam o próprio corpo como objeto de exercício, o que escala a dificuldade de forma honesta: vai ser difícil fazer os exercícios, mas seu corpo consegue.

As melhores artes marciais para queimar gordura são o muay thai e o boxe. 

O muay thai exige um condicionamento poderoso dos atletas, onde é comum ir até seu limite nos treinos. Já o boxe trabalha com a agilidade, ou seja, possui muitos movimentos rápidos.

5. Treinos na academia

Por fim, não podemos deixar a academia de fora dessa lista, não é verdade? 

Desenvolvida pelos Gregos Antigos, a academia é muito eficiente no que se propõe a fazer: aumentar a força muscular, melhorar a estética corporal e proporcionar a perda de peso.

Os equipamentos modernos, aliados aos conhecimentos científicos de nosso tempo tornam sua jornada muito mais simples e flexível.

Existem planos de treino para qualquer objetivo: ganho de massa, perder peso, definição muscular, etc. Além disso, os treinos levam em conta seu estado atual, o que é uma grande vantagem.

Conhece pessoas que precisam perder peso? Compartilhe este conteúdo com elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *