Marketing de Afiliados: o que é e quais seus benefícios?

Se você tem interesse em usar a internet e realizar diferentes ações de marketing para ampliar o faturamento e as oportunidades de negócio, saiba que o marketing de afiliados pode te ajudar nesse processo. Ou mesmo deseja criar uma nova fonte de renda, esse modelo de negócio pode ser bastante atrativo.

O marketing de afiliados é uma boa oportunidade para quem procura digitalização e escalabilidade.

Essa estratégia permite que muitas pessoas vendam seus produtos digitais a preços muito acessíveis.

Elaboramos esse material para explicar detalhadamente o que é o marketing de afiliados, quais são os benefícios associados a ele e como ele pode ser aplicado com excelência.

Prossiga a leitura para ter acesso a essas informações e se inteirar a respeito de uma tendência forte no comércio virtual!

Conheça o Marketing de Afiliados

Especialmente na última década, a Internet se tornou um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente integrados ao mundo dos negócios, mas buscam formas de ganhar dinheiro online. 

Entre as muitas inovações que tomaram conta da web, como o próprio marketing de conteúdo, está o marketing de afiliados.

Na prática, funciona basicamente da seguinte forma: uma certa empresa (fabricante ou distribuidora) coloca um produto à venda na Internet.

Para auxiliar nesse processo. Existem afiliados para apoiar a promoção e a divulgação. Pessoas que podem promover seu produto nas mídias sociais e de muitas outras maneiras.

Links personalizados são usados ​​em transações quando os clientes fazem compras por meio de publicidade de afiliados.

Esse link contabiliza alguns números importantes para medir o sucesso da estratégia e, em seguida, determina quanto a pessoa receberá pela divulgação.

O valor pago a um afiliado pode ser entendido como uma espécie de comissão por vendas e conversão de clientes para uma empresa de portaria, por exemplo.

Quem faz parte do Marketing de Afiliados?

Existem pelo menos três grupos de pessoas que são a base para uma estratégia de afiliados de sucesso. Eles são chamados de fabricantes (ou vendedores), afiliados e clientes.

Fabricante ou vendedor

Estas são empresas que disponibilizam parcerias para marketing afiliado. 

Se a empresa em questão pretende lançar ou promover um serviço para alugar sala comercial, pode procurar plataformas de afiliados para aumentar as vendas e ajudar a divulgar o serviço.

Com a ajuda de afiliados, a empresa aumenta drasticamente sua base de clientes e receita sem gastar muito dinheiro em publicidade.

Afiliado

É responsável ​​por alavancar o produto alcançando o maior número de pessoas possível utilizando estratégias de vendas online e marketing digital. 

Além de divulgar o produto nas redes sociais, é muito comum que os afiliados trabalhem na criação de conteúdo do blog, adotando estratégias de inbound marketing para conquistar leads e convertê-los em vendas, bem como investir em ações de tráfego pago. 

Neste caso, o afiliado é quem determinará a melhor estratégia para efetivar a venda dos produtos ou serviços, conforme algumas diretrizes que podem ser estabelecidas pela empresa.

Cliente

O papel dos afiliados é alcançar os clientes certos no momento certo. Esse grupo é baseado em pessoas que efetivamente concluíram as compras.

Ou seja, elas passaram de leads a consumidores efetivos e são realmente influenciadas pelas estratégias desenvolvidas pelos afiliados.

Saiba quais são as vantagens do Marketing de Afiliados

Estratégias eficazes são um fator importante para encontrar os resultados que você precisa para o negócio.

Bons planos de marketing são abrangentes, mas o marketing de afiliados é uma ferramenta muito poderosa para o seu negócio, então você precisa ter atenção especial a ele. 

Conheça os benefícios dessa tática a seguir.

Baixo custo

Os afiliados promovem e vendem seus produtos e são pagos apenas com base no desempenho.

Os formatos de recompensa mais importantes para afiliados incluem CPL (custo por lead) e CPV (custo por venda).

Ou seja, os anunciantes só serão cobrados se os leads gerados forem validados ou confirmados.

Para alcançar resultados, os afiliados usam seu conhecimento e audiência de diferentes maneiras em diferentes setores (redes sociais, influenciadores, conteúdo, cupons de desconto, etc). 

Isso economiza tempo e dinheiro dos anunciantes e permite que eles se concentrem em outras estratégias de negócios para o cabeamento estruturado.

Economia no orçamento de marketing e baixo risco

Ao executar uma campanha patrocinada, o risco é todo da empresa, independentemente da localização ou método.

O gasto é presente mesmo que se atraia tráfego e não gere leads ou vendas.

Trabalhar com afiliados reduz esse risco, já que os promotores usam conhecimentos e táticas próprias para atrair pessoas para o seu negócio.

O modelo de desempenho pago é uma ótima opção, pois não há custo para a marca se a campanha não alcançar os resultados esperados.

Se você gasta muito para pagar suas comissões de afiliados, é sinal de que está dando certo, porque sua marca provavelmente está vendendo muito.

Gerar renda sem possuir um produto

Em muitos casos, a comercialização do produto em si envolve muitos recursos, principalmente recursos financeiros.

Comercializar itens duráveis envolve gastos com:

  • Desenvolvimento;
  • Suporte;
  • Compra;
  • Armazenamento.

Como afiliado do laudo tecnico eletrico, é possível ficar livre de todos esses riscos e focar apenas na performance e geração de resultados para produtos de terceiros.

Desta forma, o profissional pode evitar outros custos relacionados a vendas, transporte e derivados, e muitos programas oferecem comissões atrativas, mesmo com pouco risco.

Flexibilidade de trabalho

Nos negócios digitais, você pode trabalhar de qualquer lugar. Tudo que você precisa é uma conexão com a internet e um dispositivo para se conectar.

Isso parece um sonho para a maioria da população e é perfeitamente possível com a renda de afiliado.

Ao desenvolver uma boa estratégia de publicidade, você pode gerar muitas vendas regulares e alcançar cada vez mais consumidores ao longo do tempo.

Este é um ciclo no qual você pode ter certeza de que continuará promovendo novas marcas, produtos ou serviços.

Amplia o escopo para muitas parcerias

O mercado de afiliados é enorme no exterior e já é muito expressivo no Brasil. Para se ter uma ideia, os principais varejistas do país já têm algum tipo de programa de afiliados, desenvolvendo oportunidades em todos os nichos e setores.

Além disso, novos players, principalmente pequenas empresas, estão entrando nesse segmento e precisam aproveitar melhor os afiliados para desenvolver a marca.

Então, seja qual for o seu nicho, existem programas de afiliados muito interessantes para conseguir bons lucros.

Como colocar o Marketing de Afiliados em prática

Agora que você já conhece as principais características e vantagens desse modelo de parceria, tanto para empresas quanto para afiliados, é importante saber como colocar essa estratégia em prática de forma efetiva.

Use uma plataforma qualificada

A melhor maneira de organizar seu programa de marketing de afiliados é usar uma plataforma especialmente projetada para esse fim.

Existem várias plataformas que funcionam, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos, então é uma boa ideia fazer uma pesquisa completa antes de escolher.

Determine o sistema de comissões

Em seguida, determine qual porcentagem de suas vendas vai para os afiliados e como eles devem receber o dinheiro.

Você precisa decidir como comunicar seus programas e incentivos a afiliados em potencial. 

Ao determinar a taxa de comissão, considere os padrões do setor e as taxas oferecidas pelos concorrentes.

Esse detalhe vai ser o diferencial que atrairá (ou não) mais afiliados para o seu programa, em detrimento dos programas dos concorrentes.

Selecione os afiliados

A ação mais importante antes de escolher um afiliado é entender seu público-alvo.

Se o público-alvo corresponde ao público do seu parceiro em potencial, ele é a melhor opção.

Reserve horas para pesquisar e percorrer os feeds dos afiliados em potencial. Veja se o conteúdo e mensagens correspondem à sua marca.

Lembre-se de que é relevante para o seu negócio, portanto, certifique-se que ele tenha uma imagem que corresponda ao que você deseja transmitir.

Tomar essas precauções garante uma melhor taxa de conversão que beneficia você e seus afiliados.

Finalmente, se você quiser que eles fiquem, você precisa ter certeza de que eles estão ganhando dinheiro com a parceria.

Opte pela melhor estratégia para você

Existem duas formas para atuar no marketing de afiliados. Você pode divulgar um site (ou blog), ou colocar seus anúncios diretamente nas plataformas de publicidade.

Portanto, é mais importante decidir com antecedência se você planeja desenvolver um site ou blog que exija conteúdo e um bom trabalho de SEO ou promovê-lo por meio de anúncios do Facebook, Google AdWords ou uma plataforma de publicidade nativa.

Faça testes

O teste é muito importante em tudo relacionado ao marketing digital – logo, também deve marcar presença no marketing de afiliados.

Por isso, escolha entre 3 ou 4 programas de afiliados para facilitar e executar testes de conversão em cada um.

Os programas de afiliados não são todos iguais e os níveis de conversão também não são os mesmos.

Assim, a escolha da plataforma e dos profissionais que atuarão na estratégia será determinante para ter qualidade nos processos obtidos.

Conclusão

O marketing digital é reconhecido pela inovação constante. As técnicas abordadas aqui não fogem à regra.

O marketing feito por afiliação apresenta novas possibilidades em termos de formatos e engajamento de público.

Estude as estratégias mais interessantes para a sua marca e coloque-as em prática hoje mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *