O maior objetivo de uma alimentação balanceada é garantir que o organismo tenha acesso a todos os nutrientes que são importantes para uma boa nutrição e o funcionamento adequado do corpo.
É fundamental estar atento a várias questões na hora de se alimentar, desde a higiene até a qualidade dos alimentos para estar com as condições nutricionais em dia.
Uma alimentação equilibrada, juntamente com o consumo adequado de água, é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Também melhora a autoestima, reduz o estresse, diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono e previne doenças.
Não existem alimentos capazes de imunizar totalmente o ser humano contra vírus e bactérias, mas a comida, quando saudável e nutritiva, fortalece o sistema imunológico com os nutrientes.
O equilíbrio da alimentação envolve o aumento do consumo de alimentos in natura, consumir mais fibras e manter o consumo adequado de água. Procurar um nutricionista, é uma boa forma de mudar a alimentação, mas sozinho também é possível.
Para ajudar pessoas que querem viver uma vida mais saudável, comendo bem, este artigo vai mostrar como montar uma alimentação balanceada, como montar uma boa alimentação e falar sobre os benefícios da alimentação balanceada.
Como montar uma alimentação balanceada
Para montar uma alimentação balanceada e garantir mais saúde, bem-estar e proteção para o organismo, algumas dicas são:
Comer devagar
Quem come muito rápido fica com sensação de peso, sente mais sono e acaba comendo mais do que o necessário. Para evitar que isso aconteça, o ideal é desligar aparelhos como o celular, porque eles aumentam a ansiedade.
Os funcionários de um fabricante de bebedouro adulto e infantil também podem almoçar juntos porque a companhia de outra pessoa é uma oportunidade para conversar, saborear a comida e tornar a refeição mais agradável.
Reduzir os níveis de açúcar
Embora o açúcar refinado seja proveniente da cana, a parte boa é retirada e ficam apenas as calorias. Reduzir o consumo ajuda a evitar quantidades desnecessárias de calorias para o organismo.
É melhor substituir a versão refinada pelo mascavo, visto que não passou pelo processo de refinamento e continua mantendo os valores nutricionais.
Consumir alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são melhores porque não utilizam agrotóxicos e conservantes, substâncias conhecidas pelos malefícios que fazem ao organismo.
Se não for possível comprar produtos orgânicos, ao escolher frutas, verduras e legumes, o consumidor deve preferir aquelas que parecem ter vindo direto do pé. Um tomate ou uma maçã muito redonda, vermelha e brilhante não é um bom sinal.
Comer mais salada
Tanto no almoço quanto no jantar, o ideal é começar as refeições pela salada, principalmente com folhas verdes, pois são ricas em nutrientes e fibras que aumentam a saciedade.
Quando for o momento de comer o prato principal, a quantidade será menor, além disso, quanto mais colorida for a salada, melhor.
Fazer de 4 a 6 refeições
Comer uma fatia de bolo recheado caseiro com um café à tarde não tem problema nenhum, pois tudo o que é moderado traz benefícios para o organismo. Por isso, é muito importante fazer de 4 a 6 refeições por dia, sempre de maneira equilibrada.
Esse hábito ajuda a evitar picos de fome que aumentam a vontade de comer quantidades maiores do que o necessário. Também é uma maneira de manter o organismo sempre bem nutrido com alimentos de qualidade.
Beber 2 litros de água
É necessário consumir quantidade suficiente de água todos os dias porque o sangue é composto por 90% dela, enquanto o corpo como um todo pode variar entre 50% e 75%.
Mas ao longo do dia, uma pessoa perde líquido pelo suor e pela urina, sendo necessário repor. A água também faz uma limpeza no organismo, hidrata a pele e leva vitaminas e minerais para todas as células do corpo.
Como montar uma boa alimentação?
Para montar uma boa alimentação, existem alguns critérios que precisam ser considerados. Em primeiro lugar e para se organizar melhor, é interessante colocar o cardápio em um papel para se lembrar dos horários e dos alimentos. É necessário consumir:
- Café da manhã;
- Lanche da manhã;
- Almoço;
- Lanche da tarde;
- Jantar.
Os alimentos podem ser comprados direto de um distribuidor de pão de queijo congelado, supermercados, aplicativos, lojas de alimentos naturais, entre outras possibilidades.
As 6 refeições listadas acima devem ser encaixadas em horários compatíveis com a realidade do indivíduo, assim, fica mais fácil seguir uma rotina alimentar.
Depois é necessário escolher a quantidade de carboidratos, proteínas, frutas e legumes, combinando-os entre si. Para uma pessoa adulta, o ideal é consumir 2 proteínas, 3 carboidratos, 5 verduras e 3 frutas ao longo da semana.
Também é interessante variar a forma de preparo dos ingredientes, pois comer a mesma coisa a semana toda não é uma boa opção. Quem não tem muito tempo para cozinhar, pode acrescentar ingredientes pequenos, como molhos, cebolas e temperos verdes.
As frutas e verduras precisam ser higienizadas corretamente e os alimentos devem estar semiprontos para o consumo ao longo da semana. Para evitar correria, as proteínas podem ser grelhadas ou assadas e os carboidratos cozidos ou assados.
Quem tem uma rotina muito agitada deve preparar o café da manhã com antecedência, fazendo uma ou 2 receitas. Deve-se ter em mente o que comer nessas refeições para gastar menos tempo decidindo todos os dias.
Em um coffee break executivo saudável, é comum encontrar bolinhos, castanhas, frutas, biscoitos, pães integrais e mingau, mas sempre de maneira moderada.
Pontos positivos de ter uma alimentação equilibrada
Investir em uma ração balanceada traz muitos benefícios, principalmente porque ela torna o indivíduo muito mais saudável. Construir novos hábitos alimentares melhora a disposição e o desempenho para as atividades do dia a dia.
A pessoa se sente menos cansada e percebe, ao longo do tempo, o prazer em comer coisas naturais. Também é uma forma de envelhecer com mais saúde e deve se tornar uma prática para a vida que garante longevidade e satisfação.
Procurar uma venda de máquina de café vale a pena porque essa bebida faz parte do dia a dia de muitas pessoas no mundo todo, e é benéfica para a saúde se for consumida com moderação e nos horários certos.
A alimentação balanceada também reduz o estresse, visto que o cortisol pode ser positivo em alguns casos, por exemplo, para manter uma rotina de exercícios. Mas quando está em excesso, prejudica a saúde e traz vários problemas.
Organizar o cardápio com refeições saudáveis ajuda a diminuir o estresse, uma vez que a consciência alimentar vai sempre optar por alimentos e bebidas que vão controlar o problema, como no caso de um chá de camomila.
Quem trabalha com bartenders para festa também tira proveito da alimentação balanceada porque ela melhora a produtividade. É fundamental evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados porque eles aumentam a indisposição.
Deve-se reduzir o consumo de cafeína e bebidas energéticas, pois com o consumo dos alimentos certos, a pessoa consegue ter disposição e se sentir mais produtiva. Isso fica ainda mais evidente com a ajuda de exercícios físicos.
Uma boa alimentação também está relacionada com o funcionamento do sistema imunológico, e ao se alimentar de maneira correta, a saúde melhora, assim como o bem-estar e a proteção contra doenças e infecções.
Aproveitar um buffet de pizza para casamento não é problema se, no dia a dia, o cardápio for balanceado principalmente para pessoas que querem emagrecer.
Inclusive, o processo de emagrecimento é um dos maiores benefícios de uma dieta equilibrada por que os alimentos se ajeitam ao biotipo e reduzem o percentual de gordura.
Os alimentos também estão diretamente relacionados aos riscos de doenças, pois o consumo de vitaminas, fibras e minerais evitam doenças como problemas no coração e diabetes.
Por fim, mas não menos importante, uma alimentação balanceada colabora muito com a qualidade do sono, e pessoas que apresentam problemas como insônia devem adotar bons hábitos alimentares.
Existem muitas ligações entre má alimentação e problemas para dormir, principalmente quem consome alimentos muito pesados e fora de horário, como no caso de produtos enlatados e industrializados perto da hora de dormir.
Em um local para eventos empresariais com buffet à noite, o ideal é optar pelas opções mais leves, além de evitar café e bebidas alcoólicas porque elas dificultam muito o sono e trazem diversos outros problemas.
Considerações finais
O corpo humano foi feito para consumir os alimentos da terra e eles são muito ricos em nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente.
De vez em quando, não tem problema comer algo diferente e fora da dieta, mas tudo deve ser muito moderado, assim, o sistema imunológico estará sempre protegido e o corpo vai aproveitar todos os benefícios dos alimentos realmente ricos e nutritivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.