Como o marketing digital pode ser benéfico para microempreendedores
COMO O MARKETING DIGITAL PODE SER BENÉFICO PARA MICROEMPREENDEDORES
O empreendedorismo tem crescido de forma surpreendente no Brasil. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita no ano de 2019 (no Brasil essa pesquisa teve apoio do Sebrae), no respectivo ano aproximadamente 52 milhões de brasileiros, estavam envolvidos em alguma atividade empreendedora, apresentando crescimento efetivo em relação aos anos anteriores.
Mas qual é a importância disso?
Simples, com o crescimento do empreendedorismo novos microempreendedores surgem. Assim novos postos de trabalho são abertos e consequentemente mais vagas de trabalho são criadas, diminuindo o nível de desemprego e aumentando a circulação monetária de uma região.
Segundo a Sebrae, no ano de 2019 entre janeiro e outubro foram criados cerca de 752,4 mil vagas de empregos em todo o país, por intermédio dos microempreendedores e a tendência é de que cada vez mais microempreendedores surjam no mercado.
Com tantas novas empresas sendo criadas, fica difícil trabalhar diferenciação e alcance de novos clientes, não é mesmo?
E é por isso que o Marketing Digital e suas estratégias são essenciais para os microempreendedores. Acompanhe este artigo e entenda como o Marketing Digital pode promover diferenciação e maior alcance de clientes para você microempreendedor.
Como o Marketing Digital pode Promover Diferenciação da Concorrência
Nos tempos atuais é impossível trabalhar Marketing sem utilizar as estratégias digitais como aliadas. Isso porque grande parte do público está conectado à internet, sendo esse o lugar mais efetivo para se trabalhar a divulgação e visibilidade de uma marca ou empresa.
A presença do público na internet, possibilitou que a empresa pudesse entender melhor quais são os gostos e preferencias de seu público alvo e assim trabalhar estrategicamente a melhor forma de abordagem desse público. Nesse contexto a empresa cria formas para atrair seu público nos meios digitais.
O Marketing Digital permite trabalhar a visibilidade de uma marca de tal forma que seu alcance seja maior e mais rápido, pois como pudemos ver anteriormente a internet permite tais “privilégios”.
Uma campanha bem estruturada, direcionada de forma correta ao público alvo e publicada em uma rede social, como por exemplo o Instagram, é capaz de alcançar visibilidade de forma muito mais rápida se comparada aos veículos de comunicação do marketing tradicional, como por exemplo revistas, jornais e panfletos. Estatisticamente falando, o número de usuários online é relativamente maior do que o número pessoas que costumam utilizar os veículos do marketing tradicional. Daí a importância de estar presente no universo online.
Dicas de Marketing Digital para microempreendedores
– Se não tem conhecimento, terceirize.
Muitos microempreendedores julgam as estratégias de Marketing Digital como ineficazes por não saberem como aplicá-las na prática. É comum vermos campanhas que deram errado ou não tiveram o retorno esperado pelo fato de os gestores não terem conhecimento técnico e prático para aplicar tais tipos de campanhas. É importante que as ações nos meios digitais sejam bem estruturadas, acompanhadas e aplicadas no lugar e tempo certo. Afinal não se publica um artigo em uma rede social como o Instagram ou Pinterest, por exemplo. Isso porque o público desse tipo de rede social não tem interesse nesse tipo de conteúdo, ou seja, a escolha do lugar certo para divulgação faz toda diferença nos resultados.
– Mantenha Relacionamento com seu público
Muitos usuários baseiam sua escolha pela forma como a empresa ou marca mantem relacionamento com seus clientes. Neste caso estamos falando de contato via chat, e-mail, SAC etc. Em muitos casos antes da escolha da contratação ou não de um serviço ou compra de um produto, quando os usuários não têm conhecimento do trabalho da empresa, um dos primeiros pontos analisados é a forma como a empresa se relaciona com seu público. Exclusivamente a forma como a empresa soluciona problemas, responde dúvidas etc.
Manter relacionamento com o público também permite que a empresa tenha maior percepção de quais pontos do seu trabalho são considerados negativos e positivos. E assim aperfeiçoar suas ações de acordo com as críticas dos clientes.
– Basear-se em indicadores estatísticos
Independente do segmento em que você atua, nenhuma decisão deve ser tomada baseada somente no empirismo. Todas as ações de uma empresa no meio digital devem ser baseadas em fatos, números, estatísticas. Essa é a melhor maneira para estabelecer um planejamento estratégico que possua menos ricos e possibilidades de erros, além de permitir visão mais clara sobre as possibilidades de avanço.
– Conhecer, entender e se atualizar constantemente sobre seu mercado de atuação
Não se deve começar um negócio sem ter o mínimo de informações sobre seu mercado de atuação. Esse indicador deve ser analisado antes de todos os outros. Começar um negócio sem estudar seu mercado é o mesmo que abrir uma loja de acessórios natalinos no início de um ano, isto é, não faz sentido algum e a probabilidade de fracasso é gigantesca.
O mercado atualiza-se constantemente, principalmente o mercado digital. Isso porque as tendências de consumo mudam de acordo com as mudanças sociais, ou seja, o que a um mês era fator determinante para compra de um produto, hoje pode não valer mais.
Portanto se você trabalha com as estratégias digitais, com a finalidade de alavancar seu negócio, é extremamente necessário que você conheça as mudanças do seu mercado de atuação, identificando quais aspectos podem interferir no seu negócio e quais adaptações devem ser feitas.
– Escolha certa do local utilizado para atuação
Cada empresa possui características próprias, sejam elas relacionadas ao seu produto/ serviço ou até mesmo a forma de atuação.
Por isso as plataformas digitais utilizadas para divulgação das suas campanhas devem estar de acordo com as características da sua empresa. Por exemplo, se você é gestor de uma empresa de edição de vídeos, imagens e design, certamente terá maior retorno se trabalhar divulgação em plataformas visuais como Youtube, Pinterest e até mesmo o TikTok. Porém se você trabalha no ramo jurídico, onde o conteúdo é um pouco mais escrito e o público mais segmentado, seu retorno será maior se trabalhar a divulgação em plataformas como LinkedIn e um site responsivo, por exemplo. Percebe a diferença? São contextos diferentes que podem ser trabalhados no mesmo espaço, só que de maneiras diferentes.