Growth marketing é um tipo de metodologia, que tem todo o foco no crescimento exponencial das empresas que põe como meta reter o consumo de produtos, ajudando com o avanço do negócio ao longo do tempo e achando alavancas de crescimento.
Com o avanço do mundo dos negócios, as empresas precisam começar a lucrar logo com seus produtos.
Afinal, uma empresa especializada em construção de piscina não vai sobreviver ao tempo, sem lucrar logo, ela vai corroer e falir, precisa ter caixa mais rápido.
Por isso, fazer apostas difíceis tem sido a opção e talvez a única que os donos das empresas tenham, investir no marketing moderno, ou seja, o digital.
Entretanto, não só isso, um curso de portaria e controlador de acesso valor, precisa inovar em outras coisas a mais.
A base do growth é justamente buscar alavancas de crescimento, para que o seu negócio cresça como um foguete.
Pois, ao ter algum tipo de gargalo, ou seja, algo que esteja faltando para que o negócio cresça, pode haver estagnação, e nisso consiste as alavancas.
Portanto, quando uma clínica para idosos entende que precisa olhar para toda a empresa, e observar atentamente, onde estão as alavancas de crescimento, pois só dessa forma, poderão conseguir lucrar mais. Ao puxar as alavancas, o negócio decola sem parar.
Sendo assim, para quem quer inovar nas estratégias de marketing e ter garantia de um crescimento exponencial da empresa, o growth marketing deve ser o caminho. Pois, é usar o marketing totalmente baseado na metodologia growth, crescimento.
Uma empresa de caneca personalizada com foto, tem todas as chances de se dar bem utilizando o growth marketing.
A constante procura por alavancas de crescimento, para melhorar os produtos e serviços, é importantíssimo.
Essa tática, que vem tendo cada vez mais espaço nos últimos anos, procura identificar as chances para que o negócio eleve o seu ritmo de crescimento e tenha como chegar mais longe em menos tempo.
O grande sucesso do growth marketing depende e muito dos objetivos e dos pontos de atualização e melhoria que a empresa já apresenta. Todavia, com as soluções que tange às regras do marketing tradicional, é possível ganhar muito espaço no mercado.
Como já foi dito, até uma empresa de estética automotiva pode se dar muito bem usando. Principalmente, por ser algo voltado para a estética, produtos como esses, podem ser bem desenvolvidos e vender bastante para as pessoas.
O growth, no geral, é o foco da maioria das empresas hoje, quando uma empresa para no tempo, sem procurar setores onde deve melhorar, para que a empresa cresça. Ou, viva a vida empresarial, sem realizar testes, provavelmente não vai sobreviver ao tempo.
Um negócio, como uma empresa prestadora de serviços gerais, precisa estar constantemente procurando meios de melhorar-se, e de experimentar novos meios de oferecer seus produtos ou serviços para as pessoas.
Conceito de growth marketing
O growth marketing é uma tática que está transformando a gestão de vendas, aquisição e o reter clientes. Ele foca no crescimento exponencial do negócios e já ganhou a atenção de várias startups. Sem dúvida, ele não é para vários negócios, mas é útil para inovação.
Apesar do growth marketing ter o foco muito em crescimento, ele não se resume só a vender. Para essa estratégia, mais essencial ainda do que vender, é reter os clientes e produzir uma recorrência de receita com os que já são fiéis à empresa.
O marketing de crescimento é um ramo do growth hacking, a maior diferença é que o growth marketing não é tão direcionado à experimentação quanto é o growth hacking. Ele foca muito mais em crescimento rápido, aquisição e retenção de clientes.
A diferença entre o marketing tradicional e growth
Muita confusão é realizada com essas duas palavras. Apesar de as duas se fundamentarem em observar e produzir crescimento de maneira mais escalável, o growth marketing se diferencia do hacking em alguns pontos.
No momento que o growth marketing se mostra como uma tática de expansão que demanda tempo e dedicação, o growth hacking agrupa mais pequenas melhorias e brechas, apelidada de hacks, que devem dar uma melhorada nos canais de comunicação e atração.
É necessário ressaltar que esses hacks não se aplicam só no setor de marketing, ele se alarga para diversos outros setores adjacentes tão essenciais quanto ele.
É isso que faz o growth hacking tão novo e promissor. Ele não só se propõe a mexer com as estratégias de vendas, mas, a inovar todo o processo de negócio, armazenando e extraindo os melhores resultados.
Até uma empresa de coxinha para festa, pode se aproveitar dessas estratégias de growth marketing, em seus procedimentos.
O mais chamativo do marketing, atualmente, é que é possível juntar várias estratégias. Portanto, se a pessoa tiver interesse de entender mais sobre o growth hacking e como ele pode auxiliar, talvez ele possa ser conectado ao seu planejamento de growth marketing.
Como aplicar o growth marketing
Ao iniciar o seu plano do zero, lembre-se de que é fundamental algum tempo até que os resultados comecem a se mostrar de fato.
Observe certas dicas de como começar a aplicação do growth marketing no seu negócio:
- Definir o nicho da empresa;
- Analisar os seus clientes;
- Compreender as redes sociais que usa;
- Faça conteúdo de valor;
- Seja ativo na análise de dados.
Se preparar para um tempo de melhorias, e baixos números até que as engrenagens fiquem rodando, faz parte do cronograma de objetivos realistas.
1. Definir o nicho da empresa
É necessário que a empresa defina de modo claro quem é o seu cliente ideal, por meio da construção de uma persona. Isso é necessário para ajustar o seu produto ao mercado. Para conseguir esse alinhamento, primeiro é preciso procurar entender quem é o cliente ideal.
Depois, opte pelo ramo de atuação, chegando ao seu a sua parte do mercado. Isso influi em todos os próximos caminhos da sua estratégia, já que as mensagens, referências e abordagens vão depender totalmente desse conhecimento.
2. Analisar os seus clientes
Já tendo seu nicho definido, agora é o momento de estudá-lo bem. Não é apenas conhecer quem os clientes são, é necessário também compreender suas grandes preferências, atividade de consumo, gostos culturais, tudo que for permitido encontrar sobre ele.
Esse horizonte ajuda a construir uma comunicação guiada e personalizada, que é o grande objetivo do growth marketing. Uma empresa de scanner profissional precisa fazer isso. Entender bem seu cliente, para que possa guiar melhor suas vendas.
3. Compreender as redes sociais que usa
Uma gafe muito comum das empresas hoje em dia, é querer ter o mundo quando se fala de redes sociais. Não, ela não precisa ter uma conta em todas as redes sociais do mundo.
Ao pesquisar o seu público, procure identificar também quais são as mídias sociais mais utilizadas por eles e compare esse dado com quais se misturam com a sua estratégia.
Perder muito tempo criando posts genéricos para meia dúzia de redes sociais, não é parte do escopo de growth marketing. É bem mais aproveitável ter perfis reduzidos, mas construir campanhas voltadas e melhoradas para cada um deles.
Ao definir as redes que a empresa vai utilizar, analise bem as funcionalidades que ela oferece. Aproveitar tudo nas ferramentas disponíveis, faz total diferença. Não tenha medo de usar as hashtags, marcação de localização, envio de mensagens e tudo mais.
4. Faça conteúdo de valor
Para nutrir as suas redes sociais e manter uma estratégia de e-mail marketing, a pessoa necessita de conteúdo.
Porém, com várias empresas gerando esse tipo de material, é necessário achar formas de se destacar no meio disso tudo.
Assim, pense no que é preciso de fato para o seu cliente. O que ela tem vontade de saber, mas ainda não foi explicado de forma exata. É melhor do que gerar muito conteúdo, é ter um material de valor que vai dar para garantir mais conversões e vendas.
5. Seja ativo na análise de dados
A análise de dados é uma parte essencial no growth marketing, só com ela é possível compreender o que está de fato sendo bom e o que não está.
Além disso, ela dá garantia a insights fundamentais sobre o comportamento do seus clientes a respeito da sua marca.
Crie uma frequência para a apresentação de resultados e para o planejamento de novas tarefas. O ideal é que seja do tipo mensal ou semanal, de acordo com as demandas do seu negócio.
Considerações finais
Enfim, o growth marketing dá valor a análise de dados, é necessário ter dados que a empresa possa medir para observar se a estratégia de marketing está indo bem.
Desse modo, atrair leads e construir relatórios sobre os resultados gerados a partir das suas ações nas redes sociais e nas outras plataformas é preciso.