14

Você deseja oferecer conhecimento online e ganhar dinheiro em casa? Saiba quais as principais dicas para planejar as aulas de curso online gratuito de maneira eficaz, a fim de conquistar uma boa reputação nas plataformas de venda e ter o seu curso como referência.

Saber como planejar as aulas de um curso online é importante para segurar o público-alvo, ganhar reconhecimento e ter um bom lucro com as vendas do mesmo. Isso serve também para quem está planejando um curso online grátis para atrair mais pessoas ao seu negócio.

Confira a seguir quais as dicas para planejar as aulas de curso online de maneira eficaz:

Como fazer o planejamento de aulas online

Selecione e reúna o conteúdo do curso

Essa é a parte mais difícil, devido ao grande volume de informações que temos em nossas cabeças ou ao nosso redor em livros, em nossos discos rígidos, em nossos blocos de notas e assim por diante. A arte neste estágio não é apenas sobre o que devemos incluir em nosso curso, mas sobre o que precisamos deixar de fora.

É aqui que a pesquisa que você realizará na fase de testes de mercado e seus resultados de aprendizado vai se complicar. Conforme você classifica o conteúdo, é importante deixar de fora qualquer coisa que não esteja diretamente relacionada à obtenção de um resultado de aprendizado.

Em segundo lugar, verifique se todo resultado de aprendizado tem conteúdo alinhado a ele.

Inclua apenas conteúdo que responda às perguntas do público em questão ou preencha lacunas não atendidas pelos concorrentes.

Estruture seus módulos e plano de curso

Este é o estágio em que você deve analisar todo o seu conteúdo e começar a agrupar seus temas, dicas e ideias semelhantes em módulos e, em seguida, ordenar as palestras nesses módulos da maneira mais progressiva e lógica, para que elas formem um fluxo sequência de lições.

Filmando, Gravando e Editando seu Curso Online

Esta é a fase de produção. Até agora você deve ter um plano de curso completo, todo o seu conteúdo em conjunto e saber exatamente como vai entregar cada elemento do seu curso online.

O método que você utilizará para estruturar o seu curso online deve atender a sequência correta, levando em consideração o que o público-alvo deseja saber, ou seja, qual a ordem dos interesses e como o mesmo poderá oferecer resultados de aprendizagem eficientes.

No entanto, atualmente, o método mais eficaz de entrega de conteúdo é o vídeo.

Você pode criar um vídeo com um fundo de cor sólida e que mostre apenas do seu tronco para cima, com animações ou apenas uma imagem estática, entre outros, desde que não seja muito poluído visualmente, o que causa um aspecto antiprofissional.

Outro método é chamado de screencasting, que é quando você está gravando a tela do computador – você pode optar por incluir um vídeo do seu tipo de webcam em cima disso.

Revise o conteúdo e vídeo antes de finalizar o curso

É importante que você peça ajuda de uma pessoa de confiança nesta etapa, para que a mesma te ajude com a revisão do conteúdo e vídeo, a fim de ter uma base para consertar detalhes e descartar as informações em excesso ou desnecessárias.

Isso ajuda a melhorar o resultado que você espera sobre o conteúdo que vai oferecer, para passar uma imagem profissional e ser um produto de qualidade no mercado.

A fase de planejamento está concluída. Finalmente chegou a hora de dar vida ao seu curso online e iniciar a produção.

Responder

Deixe uma resposta