Dicas Para Tornar Construir Um Imóvel Sustentável?

Dicas Para Tornar Construir Um Imóvel Sustentável?

Você já tentou aplicar o estilo de imóvel sustentável em sua casa? Provavelmente não.
O estilo sustentável tem sido bastante procurado nos últimos tempos, pois a sustentabilidade tem tido mais atenção de uns anos para cá.
Hoje, é possível adquirir um imóvel que seja planejado para fins sustentáveis.
O objetivo dessas moradias são diminuir recursos naturais e tornar todo o gasto mais econômico e também mais consciente.
Através de iniciativas ecológicas, essas propriedades respeitam a natureza e produzem melhor benefício também na vida de quem está inserido nela.
Quer começar a fazer parte do time da sustentabilidade? Então continue lendo.
Dicas Práticas Para Você Ter Um Imóvel Sustentável

Um tema que vem ganhando poder e notoriedade na vida das pessoas é o ser sustentável.
Hoje, um imóvel completamente pensado para diminuir o consumo dos recursos naturais, já pode ser encontrado.
Tais edifícios foram projetados para respeitar o meio ambiente através de iniciativas ecológicas desde o início.
Provavelmente, quem não tem uma casa planejada do zero para o fim de ser sustentável deve achar que tomar a iniciativa de ser sustentável com a nova casa deva ser algo extremamente caro e impossível de ser feito.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que ser sustentável vai muito mais sobre suas atitudes do cotidiano do que realmente planejar uma casa inteira para esse fim.
Então, ao começar educar a si e as pessoas que estão ao seu redor, os impactos causados por você a longo prazo farão diferença.
No entanto, fizemos uma lista para que você possa implementar a sustentabilidade.
Lista de dicas para ter um imóvel sustentável
Casas mais sustentáveis ou ecológicas são menos prejudiciais ao meio ambiente e permitem que os moradores desfrutem dos recursos naturais da própria casa, em vez de consumir a casa do lado de fora.
Sendo assim, confira a lista.
1. Reutilização de água
Se você possui quintal ou varanda descoberta, uma boa iniciativa sustentável é colocar barris, baldes ou qualquer recipiente mais fundo que tenha como finalidade, recolher água da chuva.
A água proveniente da chuva pode ser utilizada por muitos fins, principalmente para a limpeza de piso de pequenas áreas que geralmente são higienizadas com o uso da mangueira.
A água da chuva pode ser usada para limpeza de objetos, de móveis, para regar as plantas ou até mesmo ser utilizada como descarga.
A iniciativa poupa dinheiro principalmente com gasto de conta de água. Armazene bem e tampe os recipientes quando não estiver chovendo.
2. Descarga
Uma das coisas que mais causam desperdício de água é o acionamento da descarga.
Sendo assim, prefira um vaso que tenha descarga dupla, pois resíduos líquidos poderão ser descartados sem que haja uma descarga tão forte.
Durante todos os dias numa casa com residência de três pessoas, um vaso com acionamento duplo pode vir a poupar cerca de até 36 litros de água por dia.
3. Luz
Um dos itens de mais consumo dentro de uma casa é a energia. Em uma casa no qual a iluminação é boa, tende ter uma grande economia no fim das contas.
Isso porque a entrada de luz até o período da tarde, ajuda a economizar lâmpadas acessas sem necessidade durante a parte da manhã.
E no período da noite, quando a luz natural já não causa efeito, o uso de lâmpadas de LED vem para completar a economia.
Essas lâmpadas, possuem durabilidade maior do que as lâmpadas incandescentes e também iluminam melhor que elas.
4. Eletrodomésticos
O uso de energia por eletrodoméstico reflete sobre a conta de luz. Sabemos que alguns itens como máquina de lavar e geladeira, são uns dos maiores puxadores de energia dentro de uma casa.
Então, quando for comprar um eletrodoméstico, para ter um imóvel sustentável, invista naqueles que possuam etiquetas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Esses aparelhos, com certeza, irão fazer a diferença no fim do mês.
5. Materiais recicláveis
A maior iniciativa sustentável dentro de casa, é começar a ter consciência no uso de materiais que podem ser reciclados.
Optar então pelo uso de materiais sustentáveis traz benefícios para todos, como:
- Menor custo;
- Economia;
- Melhoramento da saúde;
- Diversificação;
- Reutilização;
- Entre outros.
Os materiais ecologicamente corretos podem ser os tijolos de barro e palha, madeiras de reflorestamento, peças recicláveis como pallets, plástico, jornal, entre outros, e produtos atóxicos que podem ser reutilizados e renovados.
6. Aquecimento solar
A primeira coisa que se vem a cabeça quando se fala de imóvel sustentável é a aplicação de tetos solares em uma casa.
Eles são uma opção para quem deseja economizar água e luz elétrica.
Isso porque o sistema de aquecimento solar é preservado em um reservatório térmico.
Esse reservatório é todo de cobre por dentro e dessa forma, aquece a água com o calor do sol.
Dessa forma, o sistema funciona da seguinte forma: O teto solar auxilia a água a ficar quente e o seu reservatório de cobre térmico, preserva o calor até que ele seja utilizado.
7. Sistema térmico
O uso de ar-condicionado em dias de verão pode ser reduzido com um sistema de implementação térmica.
Sendo assim, é possível que você invista no uso do telhado verde. Esse, nada mais é do que um material vegetal muito parecido com um jardim normal.
Esse jardim, consegue absorver 90% mais calor do que os telhados convencionais e evita que o ambiente da parte de dentro da casa fique quente.
Conclusão

Existem muitas maneiras de começar a ter um imóvel sustentável. Como dissemos, a primeira iniciativa é começar a mudar o seu comportamento para isso acontecer.
Através então das suas atitudes e conscientizações, vale a pena começar a investir em pequenos e grandes pontos de sustentabilidade.
Sendo assim, agora que você já sabe por onde começar e no que é possível investir uma mudança, não espere para fazer acontecer.
Vá em busca de profissionais que possam te informar melhor sobre alguns recursos, como teto solar e teto verde.
Dessa forma, você não ajudará somente a si mesma mas também o planeta.
Nos diga o que achou dessas dicas e compartilhe este artigo.





