Com o avanço tecnológico e o acesso cada vez mais intenso da população aos meios de comunicação virtuais, a presença digital médica tem se tornado muito mais do que um luxo, mas uma necessidade para a construção da marca e para o alcance de novos pacientes.
Isso porque, por meio da criação de um site da clínica, um blog institucional, páginas em redes sociais e o uso de plataformas de busca, como o Google, os dentistas podem realizar uma estratégia de marketing mais efetiva e melhorar o desempenho do consultório.
Além disso, o uso de ferramentas digitais melhora o fluxo de trabalho no consultório, permitindo a automatização de tarefas, a redução de erros humanos e a otimização do atendimento ao paciente.
Mas além de adotar essas medidas, é fundamental que os gestores do consultório saibam as melhores formas de gerir a presença digital e de formular as estratégias mais efetivas de Inbound Marketing.
Vantagens de digitalizar a comunicação
O Marketing digital – também conhecido como Inbound Marketing – é um conjunto de ações publicitárias e de comunicação, que visam atrair novos clientes por meio da criação de conteúdos de qualidade e o uso das ferramentas disponíveis pela internet.
Essas técnicas apresentam diversas vantagens para os dentistas e para as clínicas médicas, sendo ideal como:
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Meio para realizar o marketing digital
Ao contrário das estratégias convencionais, o marketing digital visa encontrar formas acessíveis para que a empresa seja encontrada nas redes, em vez de ir atrás dos consumidores por meio de telemarketing, por exemplo.
Assim, o consultório precisa desenvolver uma forma de construir uma presença online que sirva como promoção e meio de atração de novos prospects, que possam se tornar novos pacientes.
Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdos acerca dos tipos de plano odontologico para mei e as vantagens que esses serviços trazem ao paciente, campanhas publicitárias por plataformas de busca – como o Google Ads – ou posts patrocinados no Facebook e Instagram.
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Facilidade para aumentar o número de pacientes
Como a cada ano que passa, um número ainda maior de brasileiros utilizam as redes sociais e a internet como meio de interação social, pesquisa de produtos ou como forma de realizar compras.
Por conta disso, criar esses canais de comunicação digital facilita o alcance de um público mais nichado.
Assim, é possível personalizar o atendimento tanto para os pacientes que utilizam um plano odontologico empresarial, quanto para os que estão procurando um atendimento particular de qualidade.
Com a internet é possível segmentar essa audiência, atendendo precisamente as suas necessidades individuais.
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Fidelização e aproximação com os clientes
Um atendimento customizado para as necessidades e interesses de cada tipo de público, requer uma coleta constante de informações sobre as preferências e sobre quais tipos de tratamento essas pessoas têm procurado.
Deste modo, a internet e as ferramentas digitais permitem essa troca de informações e aproximação constante com os pacientes e com as pessoas interessadas no serviço odontológico.
Isso faz com que os dentistas consigam desenvolver promoções e conteúdos que atraiam essa clientela, bem como, auxilia no processo de fidelização e construção de uma base de pacientes fiéis à marca que utilizam plano odontologico para empresas.
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Construção da imagem da marca
Ultimamente as pessoas têm optado por serviços que combinem com os seus valores individuais e que sejam mais pessoais.
Utilizando os canais on-line adequados, os consultórios podem promover um atendimento mais humanizado e pessoal, criando uma imagem mais positiva para a marca.
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É mais econômico
As campanhas do marketing tradicional podem ser bastante caras para as empresas, fazendo com que nem todos os consultórios tenham a oportunidade de investir neste tipo de negócio.
No entanto, as ferramentas digitais tornaram o Inbound Marketing mais acessível e democrático.
Assim, em conjunto com o preço baixo cobrado pelas publicidades e o aumento do alcance do público ideal – aquele que tem mais chances de se converter em clientes –, o custo benefício dessas táticas se torna ainda mais atraente para as empresas de todos os tamanhos.
Como gerir as ferramentas que irão facilitar todo o processo
Considerando que grande parte dos consultórios concorrentes já estão presentes nas redes sociais e na internet como um todo, utilizar a tecnologia da informação e a digitalização dos meios de comunicação, se tornou fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica.
Mas para isso, mais do que compreender sua real importância, é saber como gerenciar essas plataformas, de forma que apresente os melhores resultados possíveis para os negócios e para os atendimentos.
Por isso, para começar um bom projeto de marketing digital:
- Crie um site para o consultório/clínica;
- Invista na produção de conteúdos;
- Organize perfis empresariais nas redes sociais e engaje o público;
- Disponibilize a realização do agendamento de consultas online;
- Ofereça conteúdos gratuitos de qualidade para o público.
Além disso, é muito importante investir em métodos de otimização de conteúdos por meio das técnicas de SEO.
Assim, ao escrever sobre como funciona o plano odontologico da empresa, por exemplo, você pode acrescentar alterações na formatação que deixem o seu conteúdo mais atraente para os sites de busca.
Isso facilita que as pessoas encontrem o conteúdo e engajem com o serviço prestado, melhorando as probabilidades de conversão de venda e o aumento no número de clientes fidelizados.